Iphone 13 com 7 meses de uso e ja esta com 90% de saúde da bateria

Sempre carreguei de 20% a 80% e nao entendo como desceu tão rapidamente (eu desconfio que seja pq eu tinha uso continuo de modo economia de bateria)

iPhone 13

Publicado em 14/06/2026 21:18

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 14/06/2026 23:01

Olá, saaraujo!

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Entendo sua preocupação. Um iPhone 13 com 7 meses de uso aparecendo com 90% de saúde da bateria realmente chama atenção, principalmente se você sempre tentou carregar entre 20% e 80%.

Mas eu não colocaria a culpa no Modo Pouca Energia. Esse modo reduz algumas atividades para economizar bateria, como atualizações em segundo plano e alguns efeitos, mas não costuma ser o vilão da queda da saúde da bateria.

O que mais pesa para a saúde da bateria normalmente é a idade química, ciclos de carga, calor, uso intenso, carregamento em ambiente quente, uso pesado enquanto carrega, carregamento sem fio com muito aquecimento, sinal fraco de rede e muitos ciclos parciais acumulados ao longo do tempo.

📌 Também tem um detalhe importante: o iPhone 13 é um modelo lançado há alguns anos. Então, se você comprou há 7 meses, vale confirmar se ele foi comprado realmente novo, lacrado, com bateria original e garantia válida, ou se era aparelho de vitrine, recondicionado, usado, importado ou estoque antigo.

✔️ Eu verificaria nesta ordem:

1. Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e Carregamento
  2. veja a Capacidade Máxima
  3. veja se aparece alguma mensagem de serviço
  4. confira se aparece aviso sobre desempenho ou bateria
  5. depois vá em Ajustes > Bateria e veja quais apps mais consomem

⚠️ No iPhone 13, a contagem de ciclos não aparece da mesma forma que nos modelos mais recentes. Então eu focaria na Capacidade Máxima, mensagens de serviço e comportamento real da bateria.

📌 Sobre carregar de 20% a 80%: isso pode ajudar, mas não garante sozinho que a saúde da bateria ficará alta. Se o iPhone esquenta muito, é usado carregando, carrega várias vezes ao dia, fica em local quente ou usa muito dados móveis com sinal fraco, a bateria pode degradar mesmo com esse cuidado.

✔️ Eu observaria principalmente:

• se o iPhone esquenta durante o uso
  • se esquenta enquanto carrega
  • se usa carregamento sem fio/MagSafe/Qi com frequência
  • se usa capa grossa durante a carga
  • se usa jogos, câmera, GPS ou redes sociais enquanto carrega
  • se fica muito tempo em local quente ou no sol
  • se a bateria cai rápido em locais com sinal fraco

Se usa carregamento sem fio e percebe muito calor, eu testaria alguns dias carregando com cabo e fonte confiáveis, em local ventilado, sem usar o iPhone pesado durante a carga.

✔️ Também vale testar:

• 🔄 atualizar o iOS, se houver atualização disponível
  • 🔄 atualizar todos os apps pela App Store
  • usar Wi-Fi quando possível
  • testar alguns dias evitando usar o iPhone enquanto carrega
  • observar se algum app aparece com consumo muito alto em Ajustes > Bateria

📌 Se o aparelho foi vendido como novo e está dentro da garantia, eu guardaria prints da Saúde da Bateria, do consumo em Ajustes > Bateria e do comprovante de compra. Se a queda continuar rápida ou aparecer mensagem de serviço, vale procurar o Suporte da Apple ou uma assistência autorizada para diagnóstico.

🔗 Links oficiais de suporte:

🔗 Dica de Usuário da Comunidade:

Resumindo: o Modo Pouca Energia provavelmente não é o causador da queda para 90%. Eu olharia com mais atenção para calor, uso intenso, carregamento, sinal fraco, apps consumindo muito e também para a origem do aparelho, já que o iPhone 13 é um modelo mais antigo e foi comprado há apenas 7 meses. Se foi vendido como novo e a saúde continuar caindo rápido, procure avaliação com a Apple ou autorizada.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

14/06/2026 23:01 em resposta a saaraujo

Olá, saaraujo!

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Entendo sua preocupação. Um iPhone 13 com 7 meses de uso aparecendo com 90% de saúde da bateria realmente chama atenção, principalmente se você sempre tentou carregar entre 20% e 80%.

Mas eu não colocaria a culpa no Modo Pouca Energia. Esse modo reduz algumas atividades para economizar bateria, como atualizações em segundo plano e alguns efeitos, mas não costuma ser o vilão da queda da saúde da bateria.

O que mais pesa para a saúde da bateria normalmente é a idade química, ciclos de carga, calor, uso intenso, carregamento em ambiente quente, uso pesado enquanto carrega, carregamento sem fio com muito aquecimento, sinal fraco de rede e muitos ciclos parciais acumulados ao longo do tempo.

📌 Também tem um detalhe importante: o iPhone 13 é um modelo lançado há alguns anos. Então, se você comprou há 7 meses, vale confirmar se ele foi comprado realmente novo, lacrado, com bateria original e garantia válida, ou se era aparelho de vitrine, recondicionado, usado, importado ou estoque antigo.

✔️ Eu verificaria nesta ordem:

1. Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e Carregamento
  2. veja a Capacidade Máxima
  3. veja se aparece alguma mensagem de serviço
  4. confira se aparece aviso sobre desempenho ou bateria
  5. depois vá em Ajustes > Bateria e veja quais apps mais consomem

⚠️ No iPhone 13, a contagem de ciclos não aparece da mesma forma que nos modelos mais recentes. Então eu focaria na Capacidade Máxima, mensagens de serviço e comportamento real da bateria.

📌 Sobre carregar de 20% a 80%: isso pode ajudar, mas não garante sozinho que a saúde da bateria ficará alta. Se o iPhone esquenta muito, é usado carregando, carrega várias vezes ao dia, fica em local quente ou usa muito dados móveis com sinal fraco, a bateria pode degradar mesmo com esse cuidado.

✔️ Eu observaria principalmente:

• se o iPhone esquenta durante o uso
  • se esquenta enquanto carrega
  • se usa carregamento sem fio/MagSafe/Qi com frequência
  • se usa capa grossa durante a carga
  • se usa jogos, câmera, GPS ou redes sociais enquanto carrega
  • se fica muito tempo em local quente ou no sol
  • se a bateria cai rápido em locais com sinal fraco

Se usa carregamento sem fio e percebe muito calor, eu testaria alguns dias carregando com cabo e fonte confiáveis, em local ventilado, sem usar o iPhone pesado durante a carga.

✔️ Também vale testar:

• 🔄 atualizar o iOS, se houver atualização disponível
  • 🔄 atualizar todos os apps pela App Store
  • usar Wi-Fi quando possível
  • testar alguns dias evitando usar o iPhone enquanto carrega
  • observar se algum app aparece com consumo muito alto em Ajustes > Bateria

📌 Se o aparelho foi vendido como novo e está dentro da garantia, eu guardaria prints da Saúde da Bateria, do consumo em Ajustes > Bateria e do comprovante de compra. Se a queda continuar rápida ou aparecer mensagem de serviço, vale procurar o Suporte da Apple ou uma assistência autorizada para diagnóstico.

🔗 Links oficiais de suporte:

🔗 Dica de Usuário da Comunidade:

Resumindo: o Modo Pouca Energia provavelmente não é o causador da queda para 90%. Eu olharia com mais atenção para calor, uso intenso, carregamento, sinal fraco, apps consumindo muito e também para a origem do aparelho, já que o iPhone 13 é um modelo mais antigo e foi comprado há apenas 7 meses. Se foi vendido como novo e a saúde continuar caindo rápido, procure avaliação com a Apple ou autorizada.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

Iphone 13 com 7 meses de uso e ja esta com 90% de saúde da bateria

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.