Pq o meu Face ID não está funcionando?

O meu Face ID não está funcionando, não consigo entrar no WhatsApp, não consigo entrar no Instagram, não consigo redefinir a senha e nem redefinir a Face ID

iPhone 12, iOS 26

Publicado em 16/06/2026 08:08

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 16/06/2026 08:17

Olá, Nat-sousa!

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Para conseguir orientar melhor, seria importante você informar qual mensagem aparece quando tenta usar ou redefinir o Face ID.

Por exemplo:

• aparece algum aviso sobre câmera TrueDepth?
  • o Face ID parou depois de atualização, queda, contato com água ou troca de tela?
  • o problema acontece só no WhatsApp/Instagram ou também para desbloquear o iPhone?
  • você ainda consegue desbloquear o iPhone com o código de acesso?
  • em Ajustes > Face ID e Código, a opção de redefinir Face ID aparece apagada ou dá erro?

📌 Primeiro, eu separaria duas coisas:

• Face ID do sistema, usado para desbloquear o iPhone
  • Face ID dentro de apps, como WhatsApp e Instagram

Se o Face ID parou no sistema, os apps que usam Face ID também podem falhar.

✔️ Eu tentaria nesta ordem:

1. reiniciar o iPhone
  2. limpar a área da câmera frontal e sensores na parte superior da tela
  3. remover película, capa ou qualquer acessório que possa estar cobrindo a área do Face ID
  4. testar em um local bem iluminado
  5. verificar se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
  6. entrar em Ajustes > Face ID e Código e tentar redefinir o Face ID

⚠️ Se aparecer mensagem dizendo que há problema com o Face ID ou com a câmera TrueDepth, ou se a opção de redefinir o Face ID não funcionar mesmo após esses testes, pode ser necessário uma avaliação técnica. A Comunidade não consegue confirmar defeito ou reparo por aqui.

📌 Sobre WhatsApp e Instagram: se eles estão bloqueados por Face ID, tente entrar usando o código do iPhone ou as opções de recuperação do próprio app. Se você também esqueceu senha/código do app ou da conta, aí o caminho passa a ser a recuperação dentro do WhatsApp/Instagram, não apenas o Face ID.

⚠️ Não publique aqui senha, código, e-mail, telefone, IMEI, número de série ou prints com dados pessoais.

🔗 Links oficiais de suporte:

Resumindo: primeiro confirme se o Face ID falha também para desbloquear o iPhone ou apenas dentro dos apps. Depois reinicie, limpe a área dos sensores, remova película/capa, atualize o iOS e tente redefinir o Face ID em Ajustes. Se aparecer erro de TrueDepth ou não for possível redefinir, pode ser caso de avaliação técnica.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

16/06/2026 08:17 em resposta a Nat-sousa

Olá, Nat-sousa!

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Para conseguir orientar melhor, seria importante você informar qual mensagem aparece quando tenta usar ou redefinir o Face ID.

Por exemplo:

• aparece algum aviso sobre câmera TrueDepth?
  • o Face ID parou depois de atualização, queda, contato com água ou troca de tela?
  • o problema acontece só no WhatsApp/Instagram ou também para desbloquear o iPhone?
  • você ainda consegue desbloquear o iPhone com o código de acesso?
  • em Ajustes > Face ID e Código, a opção de redefinir Face ID aparece apagada ou dá erro?

📌 Primeiro, eu separaria duas coisas:

• Face ID do sistema, usado para desbloquear o iPhone
  • Face ID dentro de apps, como WhatsApp e Instagram

Se o Face ID parou no sistema, os apps que usam Face ID também podem falhar.

✔️ Eu tentaria nesta ordem:

1. reiniciar o iPhone
  2. limpar a área da câmera frontal e sensores na parte superior da tela
  3. remover película, capa ou qualquer acessório que possa estar cobrindo a área do Face ID
  4. testar em um local bem iluminado
  5. verificar se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
  6. entrar em Ajustes > Face ID e Código e tentar redefinir o Face ID

⚠️ Se aparecer mensagem dizendo que há problema com o Face ID ou com a câmera TrueDepth, ou se a opção de redefinir o Face ID não funcionar mesmo após esses testes, pode ser necessário uma avaliação técnica. A Comunidade não consegue confirmar defeito ou reparo por aqui.

📌 Sobre WhatsApp e Instagram: se eles estão bloqueados por Face ID, tente entrar usando o código do iPhone ou as opções de recuperação do próprio app. Se você também esqueceu senha/código do app ou da conta, aí o caminho passa a ser a recuperação dentro do WhatsApp/Instagram, não apenas o Face ID.

⚠️ Não publique aqui senha, código, e-mail, telefone, IMEI, número de série ou prints com dados pessoais.

🔗 Links oficiais de suporte:

Resumindo: primeiro confirme se o Face ID falha também para desbloquear o iPhone ou apenas dentro dos apps. Depois reinicie, limpe a área dos sensores, remova película/capa, atualize o iOS e tente redefinir o Face ID em Ajustes. Se aparecer erro de TrueDepth ou não for possível redefinir, pode ser caso de avaliação técnica.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

Pq o meu Face ID não está funcionando?

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.