Olá novamente, JorgeCorreia!
Obrigado pelo retorno e pela explicação mais detalhada.
📌 Pelo que descreve agora, parece que os ficheiros do iCloud Drive em si estão acessíveis pelo Finder e pela web, mas existe algum bloco de dados encriptados que não conclui a sincronização por falta de uma palavra-passe ou código antigo.
Nesse cenário, se a proteção estiver ligada a dados encriptados ponto a ponto, pode não haver uma forma simples de “ultrapassar” a palavra-passe anterior apenas com as credenciais novas. Isso faz parte do modelo de segurança: nem a Apple deve conseguir desencriptar esses dados sem a informação usada para os proteger.
⚠️ Antes de tentar qualquer opção de repor, apagar ou remover dados encriptados, eu faria primeiro uma cópia manual de tudo o que está acessível:
- copie os ficheiros importantes do iCloud Drive pelo Finder para uma pasta local
- confirme também pelo iCloud.com se os ficheiros principais estão acessíveis
- se possível, faça uma cópia para um disco externo
- confirme se Fotos, Notas, Contactos, Calendários e outros dados importantes estão sincronizados ou exportados
📌 Depois disso, eu procuraria com atenção na própria janela do aviso se aparece alguma opção como:
- “Não sabe a palavra-passe?”
- “Repor dados encriptados”
- “Usar outro dispositivo”
- “Continuar sem estes dados”
- “Repor sincronização”
⚠️ Se aparecer uma opção para repor dados encriptados, leia o aviso completo antes de avançar. Dependendo do caso, pode resolver o bloqueio da sincronização, mas também pode remover dados protegidos por encriptação, como palavras-passe guardadas, dados do Safari, Mensagens no iCloud ou outros dados protegidos.
Concordo consigo que seria útil existir uma forma mais clara de “desbloquear” ou “descartar” apenas o bloco indisponível, principalmente quando os ficheiros do iCloud Drive aparentemente estão acessíveis. Mas, por segurança, esse tipo de decisão costuma depender das opções oficiais mostradas pelo próprio sistema.
📌 Se não aparecer nenhuma opção clara para continuar, repor ou remover apenas os dados encriptados bloqueados, aí sim eu abriria um caso com o Suporte Apple antes de avançar.
Neste caso, o objetivo não seria pedir recuperação da palavra-passe antiga, mas confirmar qual opção é segura para não afetar dados que ainda estão acessíveis no iCloud Drive.
Ao contactar o suporte, informe:
- que os ficheiros aparecem no Finder
- que os ficheiros aparecem em iCloud.com
que a sincronização não termina por pedir uma palavra-passe antiga
- que já testou palavras-passe anteriores
- que pretende saber se há forma segura de repor apenas os dados encriptados bloqueados sem afetar o iCloud Drive acessível
🔗 Links oficiais de suporte:
Aceda ao site para iniciar um pedido de suporte.
Resumindo: se os ficheiros estão acessíveis, eu faria primeiro uma cópia manual de segurança antes de qualquer reposição. Se o bloqueio for mesmo de dados encriptados sem a palavra-passe antiga, talvez não seja possível recuperar esse bloco específico, mas o Suporte Apple pode orientar qual opção é segura antes de repor ou remover dados protegidos.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan