iCloud Drive: sincronização bloqueada por senha anterior

Olá, o meu drive ICloud não está a fazer a conciliação na totalidade dos ficheiros, alguns ficaram indisponiveis e pede a pass anterior de entrada para fazer a sincronização total do icloud. já não a tenho a pass anterior por não estar em utilização. Como é que desbloqueio esta situação ?

[Título alterado pelo Moderador] Título Original: Icloud isn't syncing ...

Publicado em 16/06/2026 08:32

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 16/06/2026 10:37

Olá novamente, JorgeCorreia!

Obrigado pelo retorno e pela explicação mais detalhada.

📌 Pelo que descreve agora, parece que os ficheiros do iCloud Drive em si estão acessíveis pelo Finder e pela web, mas existe algum bloco de dados encriptados que não conclui a sincronização por falta de uma palavra-passe ou código antigo.

Nesse cenário, se a proteção estiver ligada a dados encriptados ponto a ponto, pode não haver uma forma simples de “ultrapassar” a palavra-passe anterior apenas com as credenciais novas. Isso faz parte do modelo de segurança: nem a Apple deve conseguir desencriptar esses dados sem a informação usada para os proteger.

⚠️ Antes de tentar qualquer opção de repor, apagar ou remover dados encriptados, eu faria primeiro uma cópia manual de tudo o que está acessível:

• copie os ficheiros importantes do iCloud Drive pelo Finder para uma pasta local
  • confirme também pelo iCloud.com se os ficheiros principais estão acessíveis
  • se possível, faça uma cópia para um disco externo
  • confirme se Fotos, Notas, Contactos, Calendários e outros dados importantes estão sincronizados ou exportados

📌 Depois disso, eu procuraria com atenção na própria janela do aviso se aparece alguma opção como:

• “Não sabe a palavra-passe?”
  • “Repor dados encriptados”
  • “Usar outro dispositivo”
  • “Continuar sem estes dados”
  • “Repor sincronização”

⚠️ Se aparecer uma opção para repor dados encriptados, leia o aviso completo antes de avançar. Dependendo do caso, pode resolver o bloqueio da sincronização, mas também pode remover dados protegidos por encriptação, como palavras-passe guardadas, dados do Safari, Mensagens no iCloud ou outros dados protegidos.

Concordo consigo que seria útil existir uma forma mais clara de “desbloquear” ou “descartar” apenas o bloco indisponível, principalmente quando os ficheiros do iCloud Drive aparentemente estão acessíveis. Mas, por segurança, esse tipo de decisão costuma depender das opções oficiais mostradas pelo próprio sistema.

📌 Se não aparecer nenhuma opção clara para continuar, repor ou remover apenas os dados encriptados bloqueados, aí sim eu abriria um caso com o Suporte Apple antes de avançar.

Neste caso, o objetivo não seria pedir recuperação da palavra-passe antiga, mas confirmar qual opção é segura para não afetar dados que ainda estão acessíveis no iCloud Drive.

Ao contactar o suporte, informe:

• que os ficheiros aparecem no Finder
  • que os ficheiros aparecem em iCloud.com

que a sincronização não termina por pedir uma palavra-passe antiga

• que já testou palavras-passe anteriores
  • que pretende saber se há forma segura de repor apenas os dados encriptados bloqueados sem afetar o iCloud Drive acessível

🔗 Links oficiais de suporte:

Aceda ao site para iniciar um pedido de suporte.

Resumindo: se os ficheiros estão acessíveis, eu faria primeiro uma cópia manual de segurança antes de qualquer reposição. Se o bloqueio for mesmo de dados encriptados sem a palavra-passe antiga, talvez não seja possível recuperar esse bloco específico, mas o Suporte Apple pode orientar qual opção é segura antes de repor ou remover dados protegidos.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

16/06/2026 10:37 em resposta a JorgeCorreia

Olá novamente, JorgeCorreia!

Obrigado pelo retorno e pela explicação mais detalhada.

📌 Pelo que descreve agora, parece que os ficheiros do iCloud Drive em si estão acessíveis pelo Finder e pela web, mas existe algum bloco de dados encriptados que não conclui a sincronização por falta de uma palavra-passe ou código antigo.

Nesse cenário, se a proteção estiver ligada a dados encriptados ponto a ponto, pode não haver uma forma simples de “ultrapassar” a palavra-passe anterior apenas com as credenciais novas. Isso faz parte do modelo de segurança: nem a Apple deve conseguir desencriptar esses dados sem a informação usada para os proteger.

⚠️ Antes de tentar qualquer opção de repor, apagar ou remover dados encriptados, eu faria primeiro uma cópia manual de tudo o que está acessível:

• copie os ficheiros importantes do iCloud Drive pelo Finder para uma pasta local
  • confirme também pelo iCloud.com se os ficheiros principais estão acessíveis
  • se possível, faça uma cópia para um disco externo
  • confirme se Fotos, Notas, Contactos, Calendários e outros dados importantes estão sincronizados ou exportados

📌 Depois disso, eu procuraria com atenção na própria janela do aviso se aparece alguma opção como:

• “Não sabe a palavra-passe?”
  • “Repor dados encriptados”
  • “Usar outro dispositivo”
  • “Continuar sem estes dados”
  • “Repor sincronização”

⚠️ Se aparecer uma opção para repor dados encriptados, leia o aviso completo antes de avançar. Dependendo do caso, pode resolver o bloqueio da sincronização, mas também pode remover dados protegidos por encriptação, como palavras-passe guardadas, dados do Safari, Mensagens no iCloud ou outros dados protegidos.

Concordo consigo que seria útil existir uma forma mais clara de “desbloquear” ou “descartar” apenas o bloco indisponível, principalmente quando os ficheiros do iCloud Drive aparentemente estão acessíveis. Mas, por segurança, esse tipo de decisão costuma depender das opções oficiais mostradas pelo próprio sistema.

📌 Se não aparecer nenhuma opção clara para continuar, repor ou remover apenas os dados encriptados bloqueados, aí sim eu abriria um caso com o Suporte Apple antes de avançar.

Neste caso, o objetivo não seria pedir recuperação da palavra-passe antiga, mas confirmar qual opção é segura para não afetar dados que ainda estão acessíveis no iCloud Drive.

Ao contactar o suporte, informe:

• que os ficheiros aparecem no Finder
  • que os ficheiros aparecem em iCloud.com

que a sincronização não termina por pedir uma palavra-passe antiga

• que já testou palavras-passe anteriores
  • que pretende saber se há forma segura de repor apenas os dados encriptados bloqueados sem afetar o iCloud Drive acessível

Aceda ao site para iniciar um pedido de suporte.

Resumindo: se os ficheiros estão acessíveis, eu faria primeiro uma cópia manual de segurança antes de qualquer reposição. Se o bloqueio for mesmo de dados encriptados sem a palavra-passe antiga, talvez não seja possível recuperar esse bloco específico, mas o Suporte Apple pode orientar qual opção é segura antes de repor ou remover dados protegidos.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

16/06/2026 08:49 em resposta a JorgeCorreia

Olá, JorgeCorreia!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que descreve, parece que o iCloud está a pedir uma palavra-passe ou código antigo para concluir a sincronização de alguns dados protegidos.

Isso pode acontecer quando existem dados encriptados associados a um dispositivo anterior, palavra-passe antiga do Mac/iPhone/iPad ou código antigo usado para proteger dados do iCloud.

📌 Antes de escolher qualquer opção para apagar ou repor dados, eu verificaria:

• se está com sessão iniciada na Conta Apple correta
  • se o iCloud Drive está ativo
  • se o dispositivo está ligado a uma rede Wi-Fi estável
  • se há espaço livre suficiente no dispositivo
  • se os ficheiros aparecem em https://www.icloud.com/iclouddrive
  • se aparece algum aviso em Definições > o seu nome > iCloud
  • se tem outro iPhone, iPad ou Mac antigo ainda ligado à mesma Conta Apple

📌 Se o sistema pedir a palavra-passe ou código de um dispositivo anterior, tente lembrar:

• código antigo do iPhone/iPad
  • palavra-passe antiga de início de sessão do Mac
  • código de outro dispositivo que já esteve na mesma Conta Apple
  • palavra-passe usada antes da alteração da Conta Apple

Em alguns casos, pode aparecer uma opção como “Não sabe o código?” ou permitir escolher outro dispositivo antigo. Se aparecer, tente usar o código de outro dispositivo fidedigno que ainda pertença à sua conta.

⚠️ Tenha cuidado com opções como apagar, repor ou remover dados encriptados do iCloud. Dependendo da mensagem apresentada, isso pode afetar dados protegidos por encriptação ponto a ponto, como palavras-passe guardadas, histórico do Safari, Mensagens no iCloud e outros dados protegidos. Não avance sem ler exatamente o aviso mostrado no ecrã.

📌 Para o iCloud Drive em si, também confirme:

• no iPhone/iPad: Definições > o seu nome > iCloud > Drive > Sincronizar este dispositivo
  • no Mac: Definições do Sistema > o seu nome > iCloud > Drive > Sincronizar este Mac

Se os ficheiros aparecem em iCloud.com, mas não no dispositivo, o problema pode ser de sincronização local. Se também não aparecem em iCloud.com, pode ser outra situação, como ficheiros removidos, conta diferente ou sincronização incompleta.

Resumindo: tente primeiro confirmar se os ficheiros aparecem em iCloud.com e se o iCloud Drive está ativo. Se o pedido for mesmo da palavra-passe/código antigo de um dispositivo, tente usar o código de outro dispositivo fidedigno da sua Conta Apple. Evite apagar ou repor dados encriptados sem ler bem o aviso, porque alguns dados protegidos podem não ser recuperáveis depois.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

16/06/2026 09:11 em resposta a JorgeCorreia

Obrigado SilverMan, resposta rápida, na verdade eu neste momento tenho acesso quer a partir do finder quer a partir da web como referiu aos ficheiros em geral, no entanto o sincronismo não termina por ausência de uma pass antiga, eu sei que não é do meu pc anterior, e já experimentei várias pass anteriores á atual mas nenhuma delas funciona para desbloquear a situação e está encriptada por isso o acesso perdeu-se, não é possivel recuperá-la. Eu acho que a apple deveria ter uma forma de fazer reset a esta situação ou então ultrapassá-la a partir das novas credenciais, fazer override sobre a pass anterior e terminar a sincronização ou então, (de forma segura assegurada pelo suporte apple) truncar o bloco indisponível visto que 'aparentemente' toda a informação que tenho no disco está acessível a partir do finder e os ficheiros que estão em drive cloud também.

iCloud Drive: sincronização bloqueada por senha anterior

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.