Olá novamente, Diegovisiso!
Hahaha, pode voltar quantas vezes quiser. 😄 E essa nova informação é bastante importante, porque a troca da pasta térmica e do cooler realmente mudou o cenário: você conseguiu reduzir a temperatura de aproximadamente 100 °C para cerca de 80 °C, mas o desligamento inesperado continuou acontecendo durante o League of Legends.
📌 Eu não partiria diretamente para a conclusão de que o código “-128” significa defeito na memória RAM. Esse código, isoladamente, não é suficiente para diagnosticar que a RAM está com problema. O log registra o motivo associado ao desligamento, mas não permite concluir sozinho qual componente físico provocou o evento.
📌 Além disso, existe uma informação do seu histórico que continua sendo muito relevante: você conseguiu reproduzir o desligamento jogando League of Legends tanto no macOS quanto no Windows pelo Boot Camp. Isso praticamente elimina a possibilidade de ser simplesmente uma instalação específica do macOS.
Agora que a temperatura caiu bastante e o problema continua, eu observaria justamente o que acontece durante a carga do jogo. Se o Mac permanece estável em outras atividades, mas desliga depois de algum tempo especificamente durante o LoL, pode existir alguma combinação entre a carga de CPU/GPU gerada pelo jogo, os drivers, a versão do jogo ou algum componente de gerenciamento de energia que só manifesta o problema quando o hardware é exigido dessa maneira.
✔️ Eu faria mais alguns testes antes de pensar em substituir a placa-lógica:
- Teste o Mac por algumas horas em atividades pesadas que não envolvam o League of Legends e veja se ocorre algum desligamento.
- Se possível, teste outro jogo ou aplicação que exija bastante CPU/GPU e compare o comportamento.
- Teste o League of Legends com configurações gráficas mais baixas e limite a taxa de quadros. Se o desligamento deixar de ocorrer, teremos uma informação importante sobre a relação entre a carga gráfica e o problema.
- Faça o mesmo teste no macOS e no Windows, se você ainda tiver as duas instalações disponíveis.
- Continue acompanhando as temperaturas, mas agora observe também a temperatura da GPU e o comportamento das ventoinhas, e não somente a temperatura da CPU.
📌 Sobre a RAM: sim, nesse modelo a memória é integrada à placa-lógica, portanto não é um componente que normalmente possa ser simplesmente removido e substituído como um módulo de notebook convencional. Porém, eu não partiria para uma substituição da placa por suspeita de RAM apenas por causa do código -128.
⚠️ Se fosse realmente um problema físico na memória, eu esperaria investigar também outros sintomas e padrões de falha, principalmente se o Mac apresentasse instabilidades em outras atividades além do LoL. O fato de você conseguir utilizar o equipamento normalmente por longos períodos e o desligamento aparecer associado a uma carga específica torna importante continuar isolando o que exatamente dispara o problema.
📌 Também vale lembrar que o League of Legends para Mac depende de uma cadeia diferente de software e otimizações em relação ao Windows. Mesmo sendo oficialmente compatível, isso não significa que o comportamento de desempenho e estabilidade será necessariamente idêntico ao de um PC Windows desenvolvido especificamente para jogos.
📌 Se o objetivo principal desse MacBook continua sendo jogar, eu também consideraria isso na decisão de longo prazo. O seu MacBook Pro 2015 é um equipamento antigo para esse tipo de carga, e um PC dedicado para jogos tende a oferecer uma plataforma muito mais adequada e previsível.
❓ Só quero confirmar uma coisa antes de direcionar o próximo teste: o desligamento que aconteceu agora, depois da troca da pasta térmica e do cooler, ocorreu novamente jogando o League of Legends no macOS, no Windows pelo Boot Camp ou nos dois?
Resumindo: a redução de aproximadamente 100 °C para 80 °C foi uma excelente notícia e mostra que o sistema térmico realmente precisava de atenção, mas o fato de o desligamento continuar mesmo com a temperatura muito menor muda bastante a investigação. Eu não condenaria a RAM nem a placa-lógica pelo código -128. Primeiro tentaria descobrir se o desligamento continua exclusivamente associado à carga gerada pelo League of Legends e se ocorre da mesma maneira nos dois sistemas.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan