Olá, andreimunhoz!
Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
Pelos prints e pelo que você descreveu, consigo ver os dois problemas com clareza: o vazamento de luz nos cantos inferiores e o amassado na dobradiça.
📌 Vou responder às suas três perguntas com honestidade, mas sem afirmações que vão além do que posso confirmar:
- Esse nível de vazamento é comum ou é Flexgate?
Telas IPS têm algum nível de vazamento de luz por design, e isso varia de unidade para unidade. Vazamento de luz e o problema conhecido como Flexgate são situações distintas e não é possível determinar a causa exata sem uma avaliação presencial. O que posso dizer é que o MacBook Pro 2017 tem histórico conhecido de problemas com o cabo flexível da retroiluminação, e ficar com esse modelo é assumir o risco de que esse problema pode se manifestar ou se agravar ao longo do tempo, independentemente do estado atual da tela.
- O dano na dobradiça representa risco?
Na minha opinião, sim. O amassado visível na quarta imagem é o ponto que mais me preocupa nesse conjunto. Uma dobradiça deformada pode exercer pressão irregular sobre os cabos e componentes internos da tela a cada vez que você abre e fecha o Mac. Isso pode agravar o vazamento de luz ao longo do tempo ou, em um cenário mais grave, causar a falha completa da retroiluminação. O problema pode estar acontecendo lentamente e se tornar irreversível sem aviso.
- Vale usar o aparelho assim ou devolver?
Minha opinião sincera: considerando que o aparelho foi comprado usado, já apresenta dois problemas visíveis, um deles com dano físico na dobradiça, e que o MacBook Pro 2017 é um modelo com quase 10 anos de idade, eu devolveria ou negociaria um desconto significativo antes de aceitar. Vale considerar também que a Apple pode classificar esse modelo como obsoleto em breve, o que significa que Autorizadas poderão deixar de oferecer reparo oficial e peças podem ficar cada vez mais difíceis de encontrar. O custo de reparo de tela e dobradiça fora de garantia pode ser alto e, dependendo do valor pago, pode não compensar.
⚠️ A Apple chegou a ter um programa de reparo oficial para o problema de retroiluminação nesse modelo, mas ele foi encerrado. O link abaixo lista os programas de reparo ativos atualmente, e o programa específico para esse problema não consta mais.
Se a devolução não for mais uma opção, uma avaliação presencial em uma Apple Store ou Autorizada seria o próximo passo para ter um orçamento real. Porém, é importante ter em mente que a Apple normalmente oferece suporte e reparo por até 5 anos após o último ano de venda oficial do modelo. Com quase 10 anos de existência, o MacBook Pro 2017 pode já estar fora dessa janela, o que significa que uma Apple Store ou Autorizada pode simplesmente não ter mais condição de realizar o reparo oficialmente. Usar o aparelho por muito tempo nesse estado, especialmente abrindo e fechando a tampa com frequência, aumenta o risco de agravar o problema da dobradiça sem que haja uma solução oficial disponível.
Resumindo: o vazamento de luz isoladamente poderia ser tolerável, mas combinado com o dano físico na dobradiça, o histórico conhecido do modelo e a proximidade da obsolescência, o cenário é de risco real. Se ainda houver possibilidade de devolução, essa seria a recomendação mais segura.
🔗 Link oficial de suporte:
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan