Meu celular fica dando armazenamento cheio toda hora e não sei mais o que fazer

gente, boa noite!

Então, eu tenho o iPhone 15 128g, e toda hora está dando armazenamento cheio e não sei mais oq fazer! não pago o iCloud, tenho no total 10 mil coisas na galeria (tanto vídeos,fotos, captura de tela) e estou desesperada. Quando fui para o iPhone usei o meu e-mail que usava na outra conta mas não passei as fotos do Google fotos, e quando fui para o Fotos meio que já seu armazenamento cheio mesmo não passando essas fotos para o Fotos. Queria saber se isso pode estar interferindo e oq posso fazer!

iPhone 15, iOS 18

Publicado em 9/07/2026 02:21

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 9/07/2026 05:37

Olá, larabarcelos22_!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Pelo que você descreveu e pela imagem enviada, o iPhone 15 de 128GB está com 127,56 GB usados, restando menos de 500 MB livres. O app Fotos sozinho ocupa 60,58 GB. A situação é crítica e precisa de atenção imediata.

⚠️ Com menos de 500 MB livres, o iPhone pode travar a qualquer momento. Se o sistema ficar sem espaço para operar, pode ser necessário formatar o aparelho. Sem backup, você perderia tudo permanentemente.

📌 Passo 1: veja o que mais está consumindo espaço além das fotos

Acesse Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Você verá a lista completa de apps ordenada por tamanho. Identifique o WhatsApp e veja quanto espaço ele ocupa.

📌 Passo 2: libere espaço no WhatsApp

✔ Se o WhatsApp estiver ocupando muito espaço, faça isso primeiro:

• Abra o WhatsApp > Ajustes > Armazenamento e Dados > Gerenciar Armazenamento
  • Veja quais conversas ocupam mais espaço, especialmente por vídeos recebidos
  • Selecione os arquivos que não precisa e apague

✔️ Depois, desative o download automático de mídias para evitar que o problema volte:

• WhatsApp > Ajustes > Armazenamento e Dados
  • Em "Download Automático de Mídia", desative todas as opções para Wi-Fi e Dados Móveis

📌 Passo 3: apague vídeos e fotos que não quer guardar

Vídeos ocupam muito mais espaço que fotos. No app Fotos, acesse Álbuns > Vídeos para localizar os maiores arquivos e apague o que não precisa.

⚠️ Sem iCloud pago, depois de apagar não há como recuperar. Apague apenas o que tem certeza absoluta. Após apagar, acesse Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente e apague definitivamente: esses itens ficam 30 dias na lixeira ainda ocupando espaço.

📌 Passo 4: com pelo menos 5 GB livres, faça um backup no computador

✔️ Conecte o iPhone ao computador pelo cabo:

• No Mac: abra o Finder, selecione o iPhone na barra lateral e clique em "Fazer Backup Agora"
  • No Windows: abra o iTunes, clique no ícone do iPhone e clique em "Fazer Backup Agora"

Isso não libera espaço, mas protege seus dados antes de qualquer decisão mais drástica.

(continua no próximo post)

2 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

9/07/2026 05:37 em resposta a larabarcelos22_

Olá, larabarcelos22_!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Pelo que você descreveu e pela imagem enviada, o iPhone 15 de 128GB está com 127,56 GB usados, restando menos de 500 MB livres. O app Fotos sozinho ocupa 60,58 GB. A situação é crítica e precisa de atenção imediata.

⚠️ Com menos de 500 MB livres, o iPhone pode travar a qualquer momento. Se o sistema ficar sem espaço para operar, pode ser necessário formatar o aparelho. Sem backup, você perderia tudo permanentemente.

📌 Passo 1: veja o que mais está consumindo espaço além das fotos

Acesse Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Você verá a lista completa de apps ordenada por tamanho. Identifique o WhatsApp e veja quanto espaço ele ocupa.

📌 Passo 2: libere espaço no WhatsApp

✔ Se o WhatsApp estiver ocupando muito espaço, faça isso primeiro:

• Abra o WhatsApp > Ajustes > Armazenamento e Dados > Gerenciar Armazenamento
  • Veja quais conversas ocupam mais espaço, especialmente por vídeos recebidos
  • Selecione os arquivos que não precisa e apague

✔️ Depois, desative o download automático de mídias para evitar que o problema volte:

• WhatsApp > Ajustes > Armazenamento e Dados
  • Em "Download Automático de Mídia", desative todas as opções para Wi-Fi e Dados Móveis

📌 Passo 3: apague vídeos e fotos que não quer guardar

Vídeos ocupam muito mais espaço que fotos. No app Fotos, acesse Álbuns > Vídeos para localizar os maiores arquivos e apague o que não precisa.

⚠️ Sem iCloud pago, depois de apagar não há como recuperar. Apague apenas o que tem certeza absoluta. Após apagar, acesse Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente e apague definitivamente: esses itens ficam 30 dias na lixeira ainda ocupando espaço.

📌 Passo 4: com pelo menos 5 GB livres, faça um backup no computador

✔️ Conecte o iPhone ao computador pelo cabo:

• No Mac: abra o Finder, selecione o iPhone na barra lateral e clique em "Fazer Backup Agora"
  • No Windows: abra o iTunes, clique no ícone do iPhone e clique em "Fazer Backup Agora"

Isso não libera espaço, mas protege seus dados antes de qualquer decisão mais drástica.

(continua no próximo post)

9/07/2026 05:36 em resposta a larabarcelos22_

📌 Passo 5: decida o que fazer com as fotos a longo prazo

Com 60 GB só em fotos e 10 mil itens na galeria, você vai continuar chegando nesse limite. Aqui você precisa tomar uma decisão entre três caminhos:

✔️ Opção A: transferir as fotos para o computador e removê-las do iPhone

Essa é a opção gratuita. Com o iPhone conectado pelo cabo, abra o Finder (Mac) ou o Windows Explorer (PC), localize o iPhone e copie as pastas de fotos para o computador. Depois de confirmar que estão salvas, apague-as do iPhone.

• No Mac: abra o app Fotos ou o Finder > iPhone > Armazenamento Interno > DCIM
  • No Windows: abra o Explorador de Arquivos > Este Computador > iPhone > Armazenamento Interno > DCIM
  • Selecione as fotos e vídeos, copie para uma pasta no computador e confirme antes de apagar do iPhone

Essa opção resolve o espaço agora, mas exige disciplina para repetir o processo periodicamente enquanto você continuar fotografando.

✔️ Opção B: assinar o iCloud+ e ativar a otimização de armazenamento

Se você não quer transferir para o computador e quer manter tudo acessível pelo iPhone, o iCloud+ é o caminho. Com 60 GB só em fotos, o plano de 200GB (R$ 10,90/mês) é o mais adequado.

Com o plano ativo, acesse Ajustes > seu nome > iCloud > Fotos e ative "Otimizar Armazenamento do iPhone". O iPhone passará a guardar versões menores localmente e os originais ficam no iCloud, liberando espaço interno progressivamente. Quando precisar abrir uma foto, o iPhone baixa o original automaticamente com internet.

Importante: esse processo pode demorar horas ou dias dependendo da sua internet, precisa de Wi-Fi estável e bateria, e usa espaço interno temporariamente ao processar os arquivos. Por isso é importante ter alguns GB livres antes de ativar.

✔️ Opção C: adquirir um iPhone com mais capacidade

Se não quiser transferir para o computador nem assinar o iCloud, a única saída definitiva é um iPhone com mais armazenamento interno. Essa é a opção mais cara, mas resolve sem custo mensal recorrente.

Resumindo: libere espaço agora começando pelo WhatsApp e pelos vídeos e faça backup no computador assim que tiver espaço suficiente. Depois disso, você precisará decidir entre transferir as fotos para o computador, assinar o iCloud+ no plano de 200GB ou adquirir um iPhone com mais capacidade. Com 60 GB só em fotos, alguma dessas três decisões é inevitável.

🔗 Links oficiais de suporte:

🔗 Dica de usuário da Comunidade de Suporte da Apple:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

Meu celular fica dando armazenamento cheio toda hora e não sei mais o que fazer

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.