Migrar Whatsapp do iOS para Android

Estou com um grande problema para migrar os meus dados do WhatsApp do iOS pra o Android.

Atualmente eu tenho um iPhone 11 e o comprei na época do lançamento e na época eu comprei o de 64GB, nem preciso dizer que hoje em dia isso não é nada e aprendi que iOS não é pra mim. Por alguns motivos eu escolhi voltar para o Android e comprei um S24 ultra de 256GB e transferi todos os app com exceção do WhatsApp. É simplesmente IMPOSSÍVEL.

Por não ter memória o suficiente (só o WhatsApp consome 18GB), eu não consigo fazer o backup e o máximo que consigo é exportar algumas conversas com mídias. Entretanto descobri que essas conversas não são funcionais para um novo WhatsApp (pensei que eu poderia colocar em uma pasta e iria migrar no novo).

Já tentei transferência de mover pelo Smart Swich, mas sempre dá erro de conexão por wireless ou com cabo. Inclusive pensei que o problema era o cabo fraco e comprei um por 40€ e nada resolvei. Ele começa a transferir e desconecta. Já assinei 3 sites diferentes que prometem transferir os dados e todos eles não funcionam. Da ultima tentativa conectei no PC e passou cerca de 14 horas para no final dizer que houve sucesso e quando olhei no WhatsApp no android só foi os grupos vazios. Nenhuma conversa pessoal, nenhuma mídia.

atualmente eu to com dois celulares, sendo que um é exclusivamente para usar o WhatsApp. Preciso de ajuda. Como diabos posso copiar meu whatapp? Todas as midias e todas as conversas. É bem pessoal pra mim pois tenho conversas salvas de um amigo que faleceu e nele tem muitos áudios e conversas que quero manter, e só exportar os arquivos não é o suficiente, quero poder entrar na conversa e tocar os audios.

tem como fazer essa transferência?

iPhone 11, iOS 18

Publicado em 16/07/2026 23:23

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 17/07/2026 00:44

Olá, Yurisga!

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Entendi toda a situação e lamento muito pela dificuldade. Guardar as conversas de alguém que já não está mais aqui é algo muito especial, e faz todo sentido querer manter isso com cuidado.

📌 Uma informação importante antes de tudo: o Smart Switch não é o caminho correto para migrar o WhatsApp do iOS para o Android. O WhatsApp tem um método oficial próprio, acessível em WhatsApp > Configurações > Conversas > Transferir histórico de conversas > Transferir para Android. Esse caminho usa cabo ou conexão direta entre os dois aparelhos e é o que tem maior chance de funcionar. Antes de avançar, preciso entender melhor o estado atual, pois isso muda completamente o diagnóstico.

❓ Algumas perguntas importantes:

• Os dados ainda estão visíveis no WhatsApp do iPhone 11? Você consegue abrir o app e ver as conversas normalmente?
  • Você já tentou o método oficial do WhatsApp descrito acima?
  • O S24 Ultra já foi totalmente configurado ou ainda seria possível fazer uma redefinição de fábrica?
  • Você já tentou liberar espaço no iPhone apagando mídias desnecessárias diretamente pelo WhatsApp em Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento?

📌 O motivo dessas perguntas: para a transferência funcionar, o processo precisa de espaço disponível proporcional ao tamanho do WhatsApp. Com 18GB de dados no app, o ideal é ter pelo menos uns 20GB livres no iPhone para o processo rodar sem travar. Liberar espaço antes de tentar pode ser o que faltou nas tentativas anteriores.

⚠️ Se nenhuma alternativa funcionar e os dados ainda estiverem no iPhone, existe um caminho alternativo: fazer o backup completo do iPhone 11 no computador e restaurar em um iPhone com maior capacidade de armazenamento para depois usar o método oficial de migração. É um processo mais longo, mas pode ser a solução de último recurso para preservar essas conversas.

🔗 Suporte Oficial do WhatsApp:

Resumindo: o método oficial do WhatsApp é diferente do Smart Switch e é o caminho correto para essa migração. Mas antes de avançar, precisamos saber se os dados ainda estão acessíveis no iPhone, se já tentou o método oficial e se há espaço suficiente para o processo rodar.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

17/07/2026 00:44 em resposta a Yurisga

Olá, Yurisga!

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Entendi toda a situação e lamento muito pela dificuldade. Guardar as conversas de alguém que já não está mais aqui é algo muito especial, e faz todo sentido querer manter isso com cuidado.

📌 Uma informação importante antes de tudo: o Smart Switch não é o caminho correto para migrar o WhatsApp do iOS para o Android. O WhatsApp tem um método oficial próprio, acessível em WhatsApp > Configurações > Conversas > Transferir histórico de conversas > Transferir para Android. Esse caminho usa cabo ou conexão direta entre os dois aparelhos e é o que tem maior chance de funcionar. Antes de avançar, preciso entender melhor o estado atual, pois isso muda completamente o diagnóstico.

❓ Algumas perguntas importantes:

• Os dados ainda estão visíveis no WhatsApp do iPhone 11? Você consegue abrir o app e ver as conversas normalmente?
  • Você já tentou o método oficial do WhatsApp descrito acima?
  • O S24 Ultra já foi totalmente configurado ou ainda seria possível fazer uma redefinição de fábrica?
  • Você já tentou liberar espaço no iPhone apagando mídias desnecessárias diretamente pelo WhatsApp em Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento?

📌 O motivo dessas perguntas: para a transferência funcionar, o processo precisa de espaço disponível proporcional ao tamanho do WhatsApp. Com 18GB de dados no app, o ideal é ter pelo menos uns 20GB livres no iPhone para o processo rodar sem travar. Liberar espaço antes de tentar pode ser o que faltou nas tentativas anteriores.

⚠️ Se nenhuma alternativa funcionar e os dados ainda estiverem no iPhone, existe um caminho alternativo: fazer o backup completo do iPhone 11 no computador e restaurar em um iPhone com maior capacidade de armazenamento para depois usar o método oficial de migração. É um processo mais longo, mas pode ser a solução de último recurso para preservar essas conversas.

🔗 Suporte Oficial do WhatsApp:

Resumindo: o método oficial do WhatsApp é diferente do Smart Switch e é o caminho correto para essa migração. Mas antes de avançar, precisamos saber se os dados ainda estão acessíveis no iPhone, se já tentou o método oficial e se há espaço suficiente para o processo rodar.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

17/07/2026 01:46 em resposta a Yurisga

Olá, Yurisga!

Obrigado por trazer esses detalhes, eles ajudam muito a entender o que está acontecendo.

📌 O cenário ficou mais claro: o WhatsApp está indicando que precisa de 13GB livres para processar a transferência, mas com 18GB ocupados pelo app em um iPhone de 64GB, o espaço disponível está em torno de 6GB. Nem o método com cabo nem o sem cabo conseguem rodar com esse espaço disponível, o que explica os erros que você está tendo.

⚠️ Infelizmente, sem espaço suficiente no iPhone, os métodos oficiais do WhatsApp não vão funcionar. Apagar mídias do WhatsApp pode ajudar a liberar alguns GB, mas para chegar nos 13GB que o app pede seria necessário reduzir bastante o conteúdo, o que pode incluir exatamente o que você quer preservar.

📌 A alternativa com mais chance de funcionar é transferir o iPhone 11 para um dispositivo com maior capacidade primeiro:

• Faça um backup completo do iPhone 11 no computador (Finder no Mac ou Dispositivos Apple no Windows)
  • Restaure esse backup em um iPhone com mais armazenamento, seja emprestado ou com a ajuda de um técnico de confiança
  • Com espaço suficiente disponível nesse iPhone temporário, use o método oficial do WhatsApp para transferir para o S24 Ultra

⚠️ Eu evitaria softwares de terceiros que prometem fazer essa transferência. Além de não serem confiáveis, há risco real de comprometer os dados que você quer preservar.

Resumindo: o caminho mais seguro passa por um iPhone com mais capacidade como etapa intermediária. Se não tem um disponível, vale tentar emprestado ou contar com um técnico de confiança para executar esse processo.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

17/07/2026 01:20 em resposta a SilverMan

Oi, obrigado por responder. Sim, já tentei isso. Mas não vai. Acontece duas coisas: o mesmo do Switch, ou seja, diz que foi um sucesso e quando abro so tem as conversas de grupo vazias ou para no meio do caminho, fica fechando o WhatsApp sozinho e diz que está cheio. O problema é que o WhatsApp não tem backup faz alguns anos por conta do armazenamento e diz que precisa de mais 13GB livres no dispositivo. O problema é que somente o Whatsapp ja consome 18gb e nao tem mais o que eu apagar. E infelizmente não tenho nenhum outro iphone :/

Migrar Whatsapp do iOS para Android

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.