Olá novamente, matheus_neto!
📌 Pelo que você confirmou até agora, sabemos que outro eSIM consegue funcionar no seu iPhone 15, que a tentativa de transferir a sua linha da Claro continua apresentando “Não foi possível ativar o eSIM” e que o IMEI não possui restrição na consulta da Anatel.
Como a Claro já está acompanhando o caso e ficou de realizar um novo teste, eu aguardaria primeiro esse retorno. Se o problema continuar, ainda existe um teste comparativo que pode ajudar bastante a separar a origem da falha.
✔️ Se você conseguir acesso a outros eSIMs, eu faria nesta ordem:
- Primeiro, teste uma outra linha da Claro no seu iPhone 15. O ideal é que seja uma linha diferente da sua, pois isso permite verificar se o problema ocorre com qualquer linha da Claro ou somente com a sua.
- Se outra linha da Claro também não conseguir ser ativada, teste então um eSIM de outra operadora no mesmo iPhone.
- Se outra linha Claro falhar, mas uma linha de outra operadora funcionar, teremos um forte indício de que o problema está relacionado especificamente à ativação, ao provisionamento ou à compatibilidade entre a Claro e esse iPhone.
- Se outra linha Claro e uma linha de outra operadora funcionarem normalmente, mas somente a sua linha continuar apresentando o erro, a investigação fica muito mais direcionada à sua linha e ao provisionamento realizado pela Claro.
- Se nenhuma linha conseguir ser ativada, independentemente da operadora, aí eu partiria para o último teste de software: faça um backup, apague o iPhone e configure-o temporariamente como um novo iPhone, sem restaurar o backup.
- Com o iPhone configurado como novo, teste novamente a ativação de um eSIM.
- Se mesmo configurado como novo nenhum eSIM puder ser ativado, aí teremos elementos mais fortes para considerar uma possível falha no aparelho e buscar uma avaliação técnica.
📌 Sei que conseguir outro eSIM apenas para fazer um teste é inconveniente. Se você não tiver acesso a outra linha, uma linha pré-paga pode ser uma alternativa de custo mais baixo para realizar esse diagnóstico. Mas eu aguardaria primeiro o novo teste que a Claro ficou de fazer.
⚠️ Eu não restauraria o iPhone enquanto a Claro ainda estiver realizando esse novo teste. Se eles conseguirem ativar a sua linha com um novo eSIM, você evita uma restauração desnecessária.
❓ Se o novo teste da Claro também falhar, seria importante nos dizer:
- Se a Claro emitiu um novo eSIM ou apenas repetiu a tentativa de transferência.
- Se você conseguiu testar outra linha da Claro no seu iPhone 15.
- Se chegou a testar uma linha de outra operadora no aparelho.
- Qual foi exatamente o resultado desses testes.
Quando a Claro concluir o novo teste e você tiver um desfecho, volte aqui e nos conte o resultado. Com essas informações, podemos entender melhor se a falha está na linha, na operadora ou no próprio iPhone.
Resumindo: o próximo teste mais útil, caso a tentativa da Claro falhe novamente, é usar outra linha Claro e, se ela também falhar, uma linha de outra operadora. Só depois disso eu partiria para configurar o iPhone como novo e testar novamente o eSIM.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan