Vício Oculto Crônico e Incidente de Segurança Recorrente – iPhone 13 com Bateria Expandida
Venho por meio deste registrar uma falha grave de segurança e um vício oculto crônico e reincidente no modelo iPhone 13.
Há aproximadamente dois anos, o meu primeiro iPhone 13 apresentou um estufamento severo de bateria. Na ocasião, levei o aparelho até a assistência técnica autorizada (iPlace), onde foi detectado e laudado um defeito de fabricação. Como solução, a Apple realizou a substituição do aparelho por um novo dispositivo do mesmo modelo.
Coincidentemente, agora, após exatos dois anos de uso deste segundo aparelho substituto, o mesmo problema idêntico aconteceu: a bateria estufou de forma severa, a ponto de pressionar e descolar a tela no meio, gerando frestas físicas no corpo do celular.
Ressalto que o aparelho nunca foi aberto por terceiros, não possui marcas de mau uso e é carregado exclusivamente com acessórios originais da Apple, descartando qualquer hipótese de mau uso ou desgaste por componentes genéricos. Trata-se, evidentemente, de um vício oculto crônico e sistêmico (conforme o Art. 26, § 3º do Código de Defesa do Consumidor), onde o projeto ou o hardware deste modelo apresenta falha elétrica destrutiva após determinado tempo de ciclo.
Por se tratar de um incidente de segurança (bateria expandida com risco iminente de perfuração, emissão de gases tóxicos e princípio de incêndio dentro de minha residência), solicito que a Apple analise o histórico do meu caso e adote uma tratativa ex-garantia. Exijo a substituição do dispositivo por um modelo equivalente e seguro, sem custos, visto que a simples troca de bateria não sana a causa raiz do problema que já se repetiu duas vezes sob as mesmas condições."
iPhone 13, iOS 26