Olá, Jefrivus!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários e compartilhando experiências e soluções.
🚩 Pelo que você descreve, o iMac ficou vários meses sem ser utilizado e, depois de voltar a ligá-lo, as opções de saída de áudio disponíveis mudaram. A saída 4CH (green/black) ainda funciona, mas com volume muito baixo, enquanto os alto-falantes internos não aparecem como deveriam.
📌 Como o problema apareceu depois de um longo período sem uso, eu consideraria inicialmente tanto uma possibilidade de software quanto uma possível falha de hardware. Como o seu iMac é de 2011, também existe uma possibilidade razoável de algum componente ter apresentado problema nesse período.
✔️ Eu começaria pelos testes menos invasivos:
- Reinicie o iMac e verifique novamente as opções em Preferências do Sistema > Som > Saída.
- Confirme qual dispositivo está selecionado como saída de áudio e teste novamente os alto-falantes.
- Inicie o iMac no Modo de Segurança e teste o áudio nessa condição. Como esse iMac possui processador Intel, mantenha a tecla Shift pressionada imediatamente depois de ligar ou reiniciar o Mac, até aparecer a janela de início de sessão.
- Se o áudio continuar exatamente igual no Modo de Segurança, faça um backup completo dos seus arquivos importantes.
- Como último teste para eliminar a possibilidade de software, você pode apagar e reinstalar o macOS e configurar o iMac como novo, sem restaurar imediatamente seus dados.
⚠️ A restauração completa é um procedimento bem mais invasivo e apaga os dados do Mac. Não faça isso sem antes garantir que seus arquivos importantes estejam devidamente protegidos. Se você não tiver experiência com esse procedimento, eu não faria a formatação apenas para testar.
📌 Se mesmo depois de uma instalação limpa do sistema os alto-falantes internos continuarem sem funcionar corretamente ou apresentando volume muito baixo, a hipótese de uma falha de hardware fica bastante forte. Nesse ponto, eu deixaria de fazer novos testes de software.
🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:
❓ Antes de partir para uma formatação, me diga:
- Em Preferências do Sistema > Som > Saída, aparece alguma opção chamada “Alto-falantes internos”?
- O áudio fica baixo também quando você conecta um fone de ouvido?
- Você já testou o iMac no Modo de Segurança?
- O problema acontece somente nos alto-falantes internos ou também em outras saídas?
Resumindo: eu começaria pelo Modo de Segurança para tentar separar software de hardware. Se o comportamento continuar, faça um backup completo antes de considerar uma instalação limpa do macOS. Se, mesmo com o sistema recém-instalado, os alto-falantes internos continuarem sem funcionar corretamente, eu consideraria bastante provável uma falha de hardware, especialmente considerando a idade do iMac e o período em que ele ficou parado.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan