Olá, JuFinamore!
Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários e compartilhando experiências e soluções.
🚩 Pelo seu relato, as notificações de arquivos recebidos pelo AirDrop no MacBook Air M4 permanecem na tela depois que a transferência termina, enquanto outras notificações desaparecem normalmente. Você precisa fechá-las manualmente e quer saber se existe alguma configuração para alterar esse comportamento.
📌 Pelo comportamento descrito, não parece haver uma configuração específica do AirDrop para determinar que essa notificação desapareça automaticamente. Eu já passei por um comportamento parecido e, na minha experiência, isso pode estar relacionado ao próprio macOS, e não a alguma configuração que você tenha feito incorretamente.
✔️ Antes de partir para procedimentos mais trabalhosos, eu tentaria:
- Quando a notificação ficar presa, reinicie o Mac e observe se o comportamento volta a acontecer.
- 🔄 Verifique em Ajustes do Sistema > Geral > Atualização de Software se existe alguma atualização disponível para o macOS.
- Se o problema continuar, crie temporariamente um novo usuário no Mac e teste o AirDrop nessa conta. Isso ajuda a descobrir se o comportamento está relacionado especificamente ao seu usuário ou ao sistema.
- Se no novo usuário o problema também ocorrer, teremos uma indicação mais forte de que não se trata de alguma configuração específica da sua conta.
- Como último recurso, se o problema persistir inclusive em um usuário novo, pode ser considerado restaurar o Mac e configurá-lo como novo, sem restaurar imediatamente um backup. Eu deixaria esse procedimento para o final, pois é muito mais invasivo.
📌 Existe também a possibilidade de encerrar a notificação/processo pelo Terminal quando ela ficar presa. Como isso é apenas uma forma de contornar o comportamento e não corrige necessariamente a causa, eu não começaria por aí.
📌 Se o problema continuar mesmo após testar com um usuário novo e com o sistema atualizado, especialmente em uma instalação limpa, aí teremos elementos muito mais fortes para considerar que se trata de um problema do próprio macOS e não de algo que você esteja configurando errado.
⚠️ Eu não partiria diretamente para restauração do Mac. Primeiro vale testar atualização, reinicialização e um usuário novo. Se for realmente um comportamento do sistema, pode ser necessário aguardar uma atualização do macOS que corrija o problema.
❓ Para conseguirmos entender melhor:
- Qual é exatamente a versão do macOS instalada no MacBook Air M4?
- A notificação fica presa somente quando os arquivos são recebidos pelo AirDrop ou acontece também com outros tipos de notificação?
- Isso começou recentemente ou acontece desde que você configurou o Mac?
- A notificação desaparece sozinha depois de algum tempo ou permanece indefinidamente?
- Quando isso acontece, o AirDrop continua funcionando normalmente para outros envios e recebimentos?
Resumindo: pelo seu relato, não parece que exista uma configuração simples para desativar esse comportamento. Eu começaria atualizando o macOS, reiniciando o Mac e, se continuar, testando o AirDrop em um novo usuário. Se o comportamento ocorrer também ali, fica mais provável que seja um problema do próprio sistema, e não uma configuração sua.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan