MacBook Air, M2, 2022 com problemas de tela e retenção de imagem fantasma

o meu macbook está com retenção de imagem e com linhas finas na tela (verticais e horizontais, lado esquerdo da tela), criando uma sensação de repetição da imagem e fragmentação dos textos. O que devo fazer para estabilizar minha tela?

MacBook Air, macOS 26.3

Publicado em 27/08/2026 07:49

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 27/08/2026 08:01

Olá, Bruno_Montalvão!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.

🚩 Pelo seu relato, você está percebendo retenção de imagem e linhas finas verticais e horizontais no lado esquerdo da tela, causando repetição da imagem e fragmentação dos textos.

📌 A captura de tela que você enviou não mostra a anomalia descrita. Isso é uma informação importante: se o defeito não aparece na captura, mas é visível fisicamente na tela, aumenta a suspeita de que o problema esteja no próprio conjunto da tela e não na imagem gerada pelo macOS.

✔️ Antes de concluir que é hardware, eu faria alguns testes simples:

• Tire uma foto da tela do Mac com outro celular enquanto o problema estiver acontecendo. Tente fotografar de frente e com boa iluminação.
  • Verifique se as linhas aparecem também na tela de início de sessão e durante a inicialização do Mac, antes de entrar no macOS.
  • Faça um teste conectando uma tela externa, se tiver acesso a uma. Se a tela externa funcionar normalmente enquanto a tela integrada apresenta o defeito, isso reforça a suspeita de problema no conjunto da tela do MacBook.
  • Reinicie o Mac e observe se o comportamento permanece.
  • Se o problema continuar, você pode executar o Diagnóstico da Apple para verificar se existe alguma indicação de falha de hardware.

📌 A retenção de imagem, isoladamente, pode ter causas diferentes. Porém, quando ela aparece acompanhada de linhas horizontais e verticais e fragmentação dos textos, eu teria bastante cautela antes de tratar isso apenas como um ajuste do macOS.

⚠️ Não pressione a tela, não tente massagear a região afetada e não utilize calor ou outros métodos encontrados na internet para tentar eliminar a retenção. Isso pode agravar um eventual problema físico do painel.

❓ Para conseguirmos identificar melhor:

• As linhas aparecem desde o momento em que o Mac é ligado ou somente depois que o macOS inicia?
  • Elas aparecem na tela de login?
  • A retenção desaparece depois de algum tempo ou permanece?
  • O defeito muda quando você altera o ângulo de abertura da tampa?
  • Você consegue testar uma tela externa?
  • O Mac sofreu alguma queda, pressão na tampa, contato com líquido ou outro acontecimento antes do problema começar?
  • A foto tirada com outro celular mostra as linhas e a retenção?

📌 Se o problema aparecer também durante a inicialização ou não aparecer em uma captura de tela, eu consideraria bastante provável que seja necessário avaliar fisicamente a tela. A Comunidade consegue ajudar a separar algumas possibilidades, mas não consegue determinar remotamente qual componente físico está com defeito.

🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:

Resumindo: como a captura não registra o defeito descrito, eu começaria fotografando a tela fisicamente e verificando se o problema aparece também antes do macOS iniciar. Se persistir e especialmente se a tela externa funcionar normalmente, uma avaliação presencial será o caminho mais adequado para determinar se há falha no conjunto da tela.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

27/08/2026 08:01 em resposta a Bruno_Montalvão

Olá, Bruno_Montalvão!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.

🚩 Pelo seu relato, você está percebendo retenção de imagem e linhas finas verticais e horizontais no lado esquerdo da tela, causando repetição da imagem e fragmentação dos textos.

📌 A captura de tela que você enviou não mostra a anomalia descrita. Isso é uma informação importante: se o defeito não aparece na captura, mas é visível fisicamente na tela, aumenta a suspeita de que o problema esteja no próprio conjunto da tela e não na imagem gerada pelo macOS.

✔️ Antes de concluir que é hardware, eu faria alguns testes simples:

• Tire uma foto da tela do Mac com outro celular enquanto o problema estiver acontecendo. Tente fotografar de frente e com boa iluminação.
  • Verifique se as linhas aparecem também na tela de início de sessão e durante a inicialização do Mac, antes de entrar no macOS.
  • Faça um teste conectando uma tela externa, se tiver acesso a uma. Se a tela externa funcionar normalmente enquanto a tela integrada apresenta o defeito, isso reforça a suspeita de problema no conjunto da tela do MacBook.
  • Reinicie o Mac e observe se o comportamento permanece.
  • Se o problema continuar, você pode executar o Diagnóstico da Apple para verificar se existe alguma indicação de falha de hardware.

📌 A retenção de imagem, isoladamente, pode ter causas diferentes. Porém, quando ela aparece acompanhada de linhas horizontais e verticais e fragmentação dos textos, eu teria bastante cautela antes de tratar isso apenas como um ajuste do macOS.

⚠️ Não pressione a tela, não tente massagear a região afetada e não utilize calor ou outros métodos encontrados na internet para tentar eliminar a retenção. Isso pode agravar um eventual problema físico do painel.

❓ Para conseguirmos identificar melhor:

• As linhas aparecem desde o momento em que o Mac é ligado ou somente depois que o macOS inicia?
  • Elas aparecem na tela de login?
  • A retenção desaparece depois de algum tempo ou permanece?
  • O defeito muda quando você altera o ângulo de abertura da tampa?
  • Você consegue testar uma tela externa?
  • O Mac sofreu alguma queda, pressão na tampa, contato com líquido ou outro acontecimento antes do problema começar?
  • A foto tirada com outro celular mostra as linhas e a retenção?

📌 Se o problema aparecer também durante a inicialização ou não aparecer em uma captura de tela, eu consideraria bastante provável que seja necessário avaliar fisicamente a tela. A Comunidade consegue ajudar a separar algumas possibilidades, mas não consegue determinar remotamente qual componente físico está com defeito.

Resumindo: como a captura não registra o defeito descrito, eu começaria fotografando a tela fisicamente e verificando se o problema aparece também antes do macOS iniciar. Se persistir e especialmente se a tela externa funcionar normalmente, uma avaliação presencial será o caminho mais adequado para determinar se há falha no conjunto da tela.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

27/08/2026 08:59 em resposta a Bruno_Montalvão

Olá, Bruno_Montalvão!

Obrigado pelas fotos. Agora o problema fica bem mais evidente.

📌 Pelas imagens, as linhas verticais concentradas no lado esquerdo, as linhas horizontais finas por toda a tela e a retenção de imagem caracterizam uma falha física no display. Não é um comportamento normal do macOS nem algo que uma configuração do sistema consiga corrigir.

🚩 Não é possível afirmar pelas fotos quando ou como esse dano aconteceu. Porém, esse tipo de alteração física no painel não surge espontaneamente por uma configuração ou atualização do macOS. A causa exata do dano não precisa ser conhecida para reconhecer que o problema apresentado é físico.

✔️ Neste ponto, eu faria somente o necessário:

• Faça um backup dos seus dados importantes enquanto o Mac ainda está funcionando.
  • Evite pressionar, torcer ou manipular a tela na região afetada.
  • Procure um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) para avaliação e reparo do display.
  • Como você informou que o Mac é de 2022, leve também o comprovante de compra caso ainda o possua, para que possam verificar as condições de cobertura aplicáveis.

📌 Eu não perderia tempo reinstalando o macOS ou fazendo redefinições. Isso não vai eliminar linhas físicas nem corrigir a retenção causada pelo próprio painel.

⚠️ Também não recomendo tentar pressionar, aquecer, massagear ou desmontar a tela. Além de não solucionar o problema, isso pode aumentar o dano existente.

Resumindo: pelas fotos, trata-se de uma falha física do display. Não é necessário ficar testando configurações ou reinstalando o sistema. Faça o backup e procure um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) para realizar o reparo adequado.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

MacBook Air, M2, 2022 com problemas de tela e retenção de imagem fantasma

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.