Substituições de texto no WhatsApp

Boa tarde, sempre tenho utilizado o aplicativo do WhatsApp no meu MacBook com todos os recursos 100% funcionais, porém há uma duas semanas o aplicativo simplesmente parou de reconhecer as substituições de texto (ex.: qndo substitui para quando) que tenho configurados no meu MacBook. Alguém sabe me dizer se em alguma atualização recente mudou essa função?

MacBook Air 13″, macOS 26.6

Publicado em 28/08/2026 15:28

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 28/08/2026 15:34

Olá, bdalben!

🚩 Pelo seu relato, as substituições de texto que você utiliza no MacBook Air, como “qndo” para “quando”, deixaram de funcionar no aplicativo do WhatsApp para Mac há cerca de duas semanas, embora funcionassem normalmente antes.

📌 Não dá para afirmar apenas pelo período em que começou que alguma atualização tenha removido esse recurso. Primeiro vale descobrir se a falha está nas substituições do macOS ou especificamente no WhatsApp.

✔️ Faça estes testes, nesta ordem:

• Abra outro aplicativo do Mac, como Notas ou Safari, e digite uma das abreviações cadastradas. Verifique se ela é substituída normalmente.
  • Se funcionar em outros aplicativos, feche completamente o WhatsApp e abra-o novamente.
  • Reinicie o MacBook e teste novamente no WhatsApp.
  • Acesse Ajustes do Sistema > Teclado > Entrada de Texto e confirme se as substituições continuam cadastradas.
  • Teste também pelo WhatsApp Web no navegador. Se funcionar no WhatsApp Web, mas não no aplicativo instalado, teremos uma indicação mais forte de que o problema está relacionado ao aplicativo.
  • 🔄 Verifique se há atualização disponível para o WhatsApp.
  • 🔄 Verifique também se existe atualização do macOS disponível para o seu Mac.
  • Se a substituição funcionar normalmente em outros aplicativos e continuar falhando somente no WhatsApp, considere reinstalar o aplicativo depois de confirmar que suas conversas e demais dados estão devidamente sincronizados.

📌 Eu não começaria reinstalando o WhatsApp. O teste em outro aplicativo é mais importante neste momento, porque mostra rapidamente se o recurso de substituição do macOS está funcionando ou se a falha está restrita ao WhatsApp.

❓ Depois dos testes, me diga:

• A substituição funciona normalmente no Notas ou Safari?
  • Você já reiniciou o Mac depois que percebeu o problema?
  • Ela funciona no WhatsApp Web?
  • Qual é o modelo/processador do seu MacBook Air, Apple Silicon ou Intel?
  • Qual é a versão exata do WhatsApp instalada?
  • As substituições continuam aparecendo normalmente em Ajustes do Sistema > Teclado > Entrada de Texto?

📌 Com esses resultados conseguimos separar um problema do macOS de um problema específico do aplicativo, sem ficar repetindo procedimentos desnecessariamente.

🔗 Link oficial de Suporte da Apple:

Resumindo: primeiro precisamos descobrir se as substituições também falham fora do WhatsApp. Se funcionarem normalmente em outros aplicativos, o foco passa a ser o WhatsApp para Mac. Se também falharem no sistema, investigamos a configuração do macOS.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

28/08/2026 15:34 em resposta a bdalben

Olá, bdalben!

🚩 Pelo seu relato, as substituições de texto que você utiliza no MacBook Air, como “qndo” para “quando”, deixaram de funcionar no aplicativo do WhatsApp para Mac há cerca de duas semanas, embora funcionassem normalmente antes.

📌 Não dá para afirmar apenas pelo período em que começou que alguma atualização tenha removido esse recurso. Primeiro vale descobrir se a falha está nas substituições do macOS ou especificamente no WhatsApp.

✔️ Faça estes testes, nesta ordem:

• Abra outro aplicativo do Mac, como Notas ou Safari, e digite uma das abreviações cadastradas. Verifique se ela é substituída normalmente.
  • Se funcionar em outros aplicativos, feche completamente o WhatsApp e abra-o novamente.
  • Reinicie o MacBook e teste novamente no WhatsApp.
  • Acesse Ajustes do Sistema > Teclado > Entrada de Texto e confirme se as substituições continuam cadastradas.
  • Teste também pelo WhatsApp Web no navegador. Se funcionar no WhatsApp Web, mas não no aplicativo instalado, teremos uma indicação mais forte de que o problema está relacionado ao aplicativo.
  • 🔄 Verifique se há atualização disponível para o WhatsApp.
  • 🔄 Verifique também se existe atualização do macOS disponível para o seu Mac.
  • Se a substituição funcionar normalmente em outros aplicativos e continuar falhando somente no WhatsApp, considere reinstalar o aplicativo depois de confirmar que suas conversas e demais dados estão devidamente sincronizados.

📌 Eu não começaria reinstalando o WhatsApp. O teste em outro aplicativo é mais importante neste momento, porque mostra rapidamente se o recurso de substituição do macOS está funcionando ou se a falha está restrita ao WhatsApp.

❓ Depois dos testes, me diga:

• A substituição funciona normalmente no Notas ou Safari?
  • Você já reiniciou o Mac depois que percebeu o problema?
  • Ela funciona no WhatsApp Web?
  • Qual é o modelo/processador do seu MacBook Air, Apple Silicon ou Intel?
  • Qual é a versão exata do WhatsApp instalada?
  • As substituições continuam aparecendo normalmente em Ajustes do Sistema > Teclado > Entrada de Texto?

📌 Com esses resultados conseguimos separar um problema do macOS de um problema específico do aplicativo, sem ficar repetindo procedimentos desnecessariamente.

🔗 Link oficial de Suporte da Apple:

Resumindo: primeiro precisamos descobrir se as substituições também falham fora do WhatsApp. Se funcionarem normalmente em outros aplicativos, o foco passa a ser o WhatsApp para Mac. Se também falharem no sistema, investigamos a configuração do macOS.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

Substituições de texto no WhatsApp

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.