Olá, thayres16!
Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple!
Pelo seu relato, há um detalhe que merece bastante atenção: a câmera começou a apresentar o problema logo depois da troca da bateria, funciona às vezes e depois volta a ficar com a tela preta. Além disso, o problema acontece no app Câmera e também no WhatsApp e Instagram.
Isso torna importante investigar não apenas o iOS, mas também o que aconteceu durante o reparo.
Primeiro, faça estes testes
Abra o app Câmera e:
- alterne entre a câmera traseira e a frontal;
- veja se uma delas funciona enquanto a outra fica preta;
- teste a lanterna pela Central de Controle;
- retire capa, película ou qualquer acessório que possa estar próximo das câmeras e faça um novo teste.
Esses são alguns dos procedimentos recomendados pela Apple quando a tela da câmera fica preta:
Se a câmera ou o flash do iPhone não estiverem funcionando — Suporte da Apple
Verifique o Histórico de Peças e Serviço
Como o iPhone foi aberto para a troca da bateria, eu verificaria:
Ajustes > Geral > Sobre > Histórico de Peças e Serviço
Como o seu aparelho é um iPhone 11, ele é compatível com esse histórico.
Se houver alguma informação sobre a câmera, diga aqui exatamente o que aparece.
A Apple explica que problemas com câmeras substituídas ou reparadas de maneira inadequada podem causar, entre outras coisas, pré-visualização preta ou travada em aplicativos de terceiros. (Suporte Apple)
Você também pode consultar:
Histórico de peças e serviço do iPhone — Suporte da Apple
No seu caso, eu não restauraria o iPhone neste momento
Como o defeito começou imediatamente após a troca da bateria, eu não partiria para restauração de fábrica ou outros procedimentos que apaguem seus dados antes de verificar o hardware.
O fato de a câmera ter voltado a funcionar temporariamente e depois apresentar novamente a tela preta também é uma informação importante para o diagnóstico.
Eu recomendaria retornar ao estabelecimento que fez a troca da bateria e informar exatamente isso: a câmera funcionava antes do serviço, apresentou defeito após a troca e o funcionamento ficou intermitente.
Se possível, procure uma Apple Store, um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) ou um fornecedor de reparo que utilize peças originais e tenha treinamento adequado. A Apple ressalta que reparos realizados por pessoas não treinadas ou com peças não originais podem afetar o funcionamento e a segurança do dispositivo. (Suporte Apple)
Você pode verificar um fornecedor de reparo aqui:
Verificar fornecedor de reparo — Apple
Inclusive, existe uma discussão na própria Comunidade sobre câmera apresentando tela preta, que pode ajudar a comparar os sintomas:
Câmera parou de funcionar e apresenta tela preta — Comunidade Apple
Se puder, responda estas três coisas:
- A câmera frontal funciona?
- A câmera traseira funciona?
- A lanterna funciona normalmente?
Com essas informações dá para entender melhor se o problema está relacionado a uma câmera específica ou ao conjunto da câmera.