Problema na câmera

Minha mãe trocou a bateria do meu celular ela tava inchando e logo quando veio percebi que a câmera nn funcionava fica preta(tanto do WhatsApp,Instagram ou até mesmo do próprio app da camera) aí eu pesquisei muito pra conseguir consertar isso ée não consegui aí no Dia dos países a câmera voltou a funcionar e ontem (sábado) ficou preta dnv, já reiniciei o celular por 5-10 minutos e nada mas agr quando eu clico na câmera aparece os números do zoom e isso nn aparecia da última vez que ficou assim como se tivesse funcionando a câmera só que fica tudo preto.ALGUÉM ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS

Publicado em 29/08/2026 14:16

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 29/08/2026 14:28

Olá, thayres16!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple!

Pelo seu relato, há um detalhe que merece bastante atenção: a câmera começou a apresentar o problema logo depois da troca da bateria, funciona às vezes e depois volta a ficar com a tela preta. Além disso, o problema acontece no app Câmera e também no WhatsApp e Instagram.

Isso torna importante investigar não apenas o iOS, mas também o que aconteceu durante o reparo.

Primeiro, faça estes testes

Abra o app Câmera e:

• alterne entre a câmera traseira e a frontal;
  • veja se uma delas funciona enquanto a outra fica preta;
  • teste a lanterna pela Central de Controle;
  • retire capa, película ou qualquer acessório que possa estar próximo das câmeras e faça um novo teste.

Esses são alguns dos procedimentos recomendados pela Apple quando a tela da câmera fica preta:

Se a câmera ou o flash do iPhone não estiverem funcionando — Suporte da Apple

Verifique o Histórico de Peças e Serviço

Como o iPhone foi aberto para a troca da bateria, eu verificaria:

Ajustes > Geral > Sobre > Histórico de Peças e Serviço

Como o seu aparelho é um iPhone 11, ele é compatível com esse histórico.

Se houver alguma informação sobre a câmera, diga aqui exatamente o que aparece.

A Apple explica que problemas com câmeras substituídas ou reparadas de maneira inadequada podem causar, entre outras coisas, pré-visualização preta ou travada em aplicativos de terceiros. (Suporte Apple)

Você também pode consultar:

Histórico de peças e serviço do iPhone — Suporte da Apple

No seu caso, eu não restauraria o iPhone neste momento

Como o defeito começou imediatamente após a troca da bateria, eu não partiria para restauração de fábrica ou outros procedimentos que apaguem seus dados antes de verificar o hardware.

O fato de a câmera ter voltado a funcionar temporariamente e depois apresentar novamente a tela preta também é uma informação importante para o diagnóstico.

Eu recomendaria retornar ao estabelecimento que fez a troca da bateria e informar exatamente isso: a câmera funcionava antes do serviço, apresentou defeito após a troca e o funcionamento ficou intermitente.

Se possível, procure uma Apple Store, um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) ou um fornecedor de reparo que utilize peças originais e tenha treinamento adequado. A Apple ressalta que reparos realizados por pessoas não treinadas ou com peças não originais podem afetar o funcionamento e a segurança do dispositivo. (Suporte Apple)

Você pode verificar um fornecedor de reparo aqui:

Verificar fornecedor de reparo — Apple

Inclusive, existe uma discussão na própria Comunidade sobre câmera apresentando tela preta, que pode ajudar a comparar os sintomas:

Câmera parou de funcionar e apresenta tela preta — Comunidade Apple

Se puder, responda estas três coisas:

1. A câmera frontal funciona?
  2. A câmera traseira funciona?
  3. A lanterna funciona normalmente?

Com essas informações dá para entender melhor se o problema está relacionado a uma câmera específica ou ao conjunto da câmera.

2 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

29/08/2026 14:28 em resposta a thayres16

Olá, thayres16!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple!

Pelo seu relato, há um detalhe que merece bastante atenção: a câmera começou a apresentar o problema logo depois da troca da bateria, funciona às vezes e depois volta a ficar com a tela preta. Além disso, o problema acontece no app Câmera e também no WhatsApp e Instagram.

Isso torna importante investigar não apenas o iOS, mas também o que aconteceu durante o reparo.

Primeiro, faça estes testes

Abra o app Câmera e:

• alterne entre a câmera traseira e a frontal;
  • veja se uma delas funciona enquanto a outra fica preta;
  • teste a lanterna pela Central de Controle;
  • retire capa, película ou qualquer acessório que possa estar próximo das câmeras e faça um novo teste.

Esses são alguns dos procedimentos recomendados pela Apple quando a tela da câmera fica preta:

Se a câmera ou o flash do iPhone não estiverem funcionando — Suporte da Apple

Verifique o Histórico de Peças e Serviço

Como o iPhone foi aberto para a troca da bateria, eu verificaria:

Ajustes > Geral > Sobre > Histórico de Peças e Serviço

Como o seu aparelho é um iPhone 11, ele é compatível com esse histórico.

Se houver alguma informação sobre a câmera, diga aqui exatamente o que aparece.

A Apple explica que problemas com câmeras substituídas ou reparadas de maneira inadequada podem causar, entre outras coisas, pré-visualização preta ou travada em aplicativos de terceiros. (Suporte Apple)

Você também pode consultar:

Histórico de peças e serviço do iPhone — Suporte da Apple

No seu caso, eu não restauraria o iPhone neste momento

Como o defeito começou imediatamente após a troca da bateria, eu não partiria para restauração de fábrica ou outros procedimentos que apaguem seus dados antes de verificar o hardware.

O fato de a câmera ter voltado a funcionar temporariamente e depois apresentar novamente a tela preta também é uma informação importante para o diagnóstico.

Eu recomendaria retornar ao estabelecimento que fez a troca da bateria e informar exatamente isso: a câmera funcionava antes do serviço, apresentou defeito após a troca e o funcionamento ficou intermitente.

Se possível, procure uma Apple Store, um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) ou um fornecedor de reparo que utilize peças originais e tenha treinamento adequado. A Apple ressalta que reparos realizados por pessoas não treinadas ou com peças não originais podem afetar o funcionamento e a segurança do dispositivo. (Suporte Apple)

Você pode verificar um fornecedor de reparo aqui:

Verificar fornecedor de reparo — Apple

Inclusive, existe uma discussão na própria Comunidade sobre câmera apresentando tela preta, que pode ajudar a comparar os sintomas:

Câmera parou de funcionar e apresenta tela preta — Comunidade Apple

Se puder, responda estas três coisas:

1. A câmera frontal funciona?
  2. A câmera traseira funciona?
  3. A lanterna funciona normalmente?

Com essas informações dá para entender melhor se o problema está relacionado a uma câmera específica ou ao conjunto da câmera.

Problema na câmera

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.