Transferi os meus dados do Whatsapp com mais de 200GB do meu iphone para o novo iphone, mas veio apenas 170GB

Troquei de iPhone e meu WhatsApp ocupa mais de 200 GB no aparelho antigo. Na primeira tentativa, restaurei pelo backup do iCloud, mas no novo iPhone apareceram somente cerca de 170 GB e percebi que algumas mídias não vieram.

Sim, tenho espaço no icloud e sim o backup foi feito completo no whatsapp.

Voltei a usar o iPhone antigo, onde todas as conversas e mídias continuam normalmente, ativei a opção “Incluir vídeos” e estou fazendo um novo backup completo do WhatsApp no iCloud.

Minha dúvida é: para garantir que todas as conversas, fotos, vídeos, áudios e documentos sejam levados para o novo iPhone, é melhor restaurar novamente pelo backup do iCloud ou usar a opção do WhatsApp “Transferir conversas para o iPhone”, diretamente de um aparelho para o outro?

Eu devo apagar o app do meu celular novo e instalar para reiniciar o processo?

Publicado em 31/08/2026 09:58

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 31/08/2026 10:13

Olá, otavio_shimodo!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.

🚩 Pelo seu relato, o iPhone antigo ainda contém todas as conversas e mídias do WhatsApp, com mais de 200 GB, enquanto a primeira restauração no novo iPhone trouxe aproximadamente 170 GB e deixou algumas mídias para trás. Como o aparelho antigo ainda possui os dados completos, eu teria bastante cautela antes de fazer qualquer nova tentativa.

📌 Antes de tentar novamente pelo iCloud ou utilizar “Transferir conversas para o iPhone”, eu faria primeiro uma cópia independente do iPhone antigo. Como esses dados são importantes para você, eu não confiaria exclusivamente no backup do WhatsApp no iCloud.

✔️ Minha recomendação seria:

• Faça um backup completo e criptografado do iPhone antigo em um Mac, preferencialmente. Se não tiver um Mac, também pode utilizar um PC com Windows.
  • No Mac, utilize o Finder. No Windows, utilize o app Dispositivos Apple.
  • Selecione a opção para fazer o backup de todos os dados do iPhone neste computador.
  • Ative “Criptografar backup local” e defina uma senha segura. Guarde essa senha, pois sem ela o backup criptografado não poderá ser utilizado.
  • Aguarde o backup terminar completamente e confirme que ele foi realizado.
  • Se decidir fazer uma nova tentativa no iPhone novo, faça também um backup completo e criptografado dele antes de restaurar ou apagar qualquer coisa.

📌 Essa última etapa é especialmente importante. Se você já está utilizando o novo iPhone desde a primeira restauração, pode haver dados nele que não estavam naquele backup original. Uma nova restauração para um estado anterior poderá substituir ou fazer você perder o que foi adicionado ao aparelho desde então. Quanto maior essa janela de tempo, maior a quantidade de dados que pode estar em risco.

📌 Sobre escolher entre o backup do iCloud e “Transferir conversas para o iPhone”, você pode tentar a transferência direta, principalmente porque o iPhone antigo ainda contém o conteúdo completo. Porém, eu não trataria nenhum dos dois métodos como garantia de que todos os mais de 200 GB serão transferidos corretamente.

📌 Um backup dessa dimensão também torna uma nova restauração pelo iCloud uma tentativa que merece cautela. Como você já presenciou uma restauração incompleta, existe o risco de uma nova tentativa apresentar novamente algum problema durante o processamento e você acabar em uma situação pior do que a atual.

📌 Pela minha experiência como usuário e técnico, problemas envolvendo backup e restauração do WhatsApp são um tema recorrente aqui na Comunidade. Já tive diferentes problemas com esse aplicativo e, infelizmente, quando precisei de suporte para situações mais complexas, minha experiência foi que o atendimento é bastante limitado e frequentemente a interação fica restrita a respostas automatizadas de uma IA, sem chegar a um suporte humano que efetivamente consiga analisar o caso.

📌 Mesmo assim, se você quiser, também pode procurar o suporte oficial do WhatsApp e relatar o problema, principalmente por se tratar de uma quantidade muito grande de dados. Eu apenas não contaria com esse atendimento como sua única alternativa para recuperar o conteúdo.

⚠️ Eu não apagaria o WhatsApp do iPhone antigo, não apagaria o aparelho e não consideraria o novo iPhone como substituto do antigo até verificar que todo o conteúdo importante foi realmente transferido.

⚠️ Se você ainda não possui um backup completo e criptografado do iPhone antigo em um computador, qualquer nova tentativa de restauração ou transferência será por sua conta e risco. E, antes de restaurar novamente o novo iPhone, preserve também o estado atual dele para não perder dados criados desde a primeira restauração.

❓ Antes de iniciar uma nova transferência:

• O novo backup do WhatsApp com “Incluir vídeos” já terminou?
  • Qual é o tamanho informado para esse novo backup?
  • Você possui um Mac ou PC disponível para fazer os backups criptografados?
  • Há quanto tempo foi realizada a primeira restauração no novo iPhone?
  • O que já foi criado, recebido ou alterado no novo iPhone desde aquela restauração?
  • O novo iPhone já possui dados importantes que não podem ser apagados?
  • As conversas e mídias mais importantes continuam acessíveis normalmente no iPhone antigo?
  • Você pretende tentar primeiro a transferência direta entre os iPhones ou uma nova restauração pelo iCloud?

🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

31/08/2026 10:13 em resposta a otavio_shimodo

Olá, otavio_shimodo!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.

🚩 Pelo seu relato, o iPhone antigo ainda contém todas as conversas e mídias do WhatsApp, com mais de 200 GB, enquanto a primeira restauração no novo iPhone trouxe aproximadamente 170 GB e deixou algumas mídias para trás. Como o aparelho antigo ainda possui os dados completos, eu teria bastante cautela antes de fazer qualquer nova tentativa.

📌 Antes de tentar novamente pelo iCloud ou utilizar “Transferir conversas para o iPhone”, eu faria primeiro uma cópia independente do iPhone antigo. Como esses dados são importantes para você, eu não confiaria exclusivamente no backup do WhatsApp no iCloud.

✔️ Minha recomendação seria:

• Faça um backup completo e criptografado do iPhone antigo em um Mac, preferencialmente. Se não tiver um Mac, também pode utilizar um PC com Windows.
  • No Mac, utilize o Finder. No Windows, utilize o app Dispositivos Apple.
  • Selecione a opção para fazer o backup de todos os dados do iPhone neste computador.
  • Ative “Criptografar backup local” e defina uma senha segura. Guarde essa senha, pois sem ela o backup criptografado não poderá ser utilizado.
  • Aguarde o backup terminar completamente e confirme que ele foi realizado.
  • Se decidir fazer uma nova tentativa no iPhone novo, faça também um backup completo e criptografado dele antes de restaurar ou apagar qualquer coisa.

📌 Essa última etapa é especialmente importante. Se você já está utilizando o novo iPhone desde a primeira restauração, pode haver dados nele que não estavam naquele backup original. Uma nova restauração para um estado anterior poderá substituir ou fazer você perder o que foi adicionado ao aparelho desde então. Quanto maior essa janela de tempo, maior a quantidade de dados que pode estar em risco.

📌 Sobre escolher entre o backup do iCloud e “Transferir conversas para o iPhone”, você pode tentar a transferência direta, principalmente porque o iPhone antigo ainda contém o conteúdo completo. Porém, eu não trataria nenhum dos dois métodos como garantia de que todos os mais de 200 GB serão transferidos corretamente.

📌 Um backup dessa dimensão também torna uma nova restauração pelo iCloud uma tentativa que merece cautela. Como você já presenciou uma restauração incompleta, existe o risco de uma nova tentativa apresentar novamente algum problema durante o processamento e você acabar em uma situação pior do que a atual.

📌 Pela minha experiência como usuário e técnico, problemas envolvendo backup e restauração do WhatsApp são um tema recorrente aqui na Comunidade. Já tive diferentes problemas com esse aplicativo e, infelizmente, quando precisei de suporte para situações mais complexas, minha experiência foi que o atendimento é bastante limitado e frequentemente a interação fica restrita a respostas automatizadas de uma IA, sem chegar a um suporte humano que efetivamente consiga analisar o caso.

📌 Mesmo assim, se você quiser, também pode procurar o suporte oficial do WhatsApp e relatar o problema, principalmente por se tratar de uma quantidade muito grande de dados. Eu apenas não contaria com esse atendimento como sua única alternativa para recuperar o conteúdo.

⚠️ Eu não apagaria o WhatsApp do iPhone antigo, não apagaria o aparelho e não consideraria o novo iPhone como substituto do antigo até verificar que todo o conteúdo importante foi realmente transferido.

⚠️ Se você ainda não possui um backup completo e criptografado do iPhone antigo em um computador, qualquer nova tentativa de restauração ou transferência será por sua conta e risco. E, antes de restaurar novamente o novo iPhone, preserve também o estado atual dele para não perder dados criados desde a primeira restauração.

❓ Antes de iniciar uma nova transferência:

• O novo backup do WhatsApp com “Incluir vídeos” já terminou?
  • Qual é o tamanho informado para esse novo backup?
  • Você possui um Mac ou PC disponível para fazer os backups criptografados?
  • Há quanto tempo foi realizada a primeira restauração no novo iPhone?
  • O que já foi criado, recebido ou alterado no novo iPhone desde aquela restauração?
  • O novo iPhone já possui dados importantes que não podem ser apagados?
  • As conversas e mídias mais importantes continuam acessíveis normalmente no iPhone antigo?
  • Você pretende tentar primeiro a transferência direta entre os iPhones ou uma nova restauração pelo iCloud?

🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

31/08/2026 11:30 em resposta a otavio_shimodo

Olá, otavio_shimodo!

Obrigado pelos esclarecimentos. Com essas informações, eu mudaria a estratégia e não tentaria simplesmente apagar e reinstalar o WhatsApp no novo iPhone.

📌 Como o iPhone antigo ainda contém os mais de 200 GB completos, eu voltaria a utilizá-lo primeiro e confirmaria que todos os dados continuam realmente disponíveis, principalmente as conversas, fotos, vídeos, áudios e documentos do WhatsApp.

✔️ Eu faria o seguinte:

• Volte a utilizar o iPhone antigo e confira cuidadosamente se todo o conteúdo importante continua nele.
  • Verifique algumas conversas antigas e mídias específicas que você sabe que não foram restauradas no novo iPhone.
  • Somente depois de confirmar que tudo está realmente disponível, deixe o novo backup do WhatsApp terminar.
  • Em seguida, faça um backup completo e criptografado do iPhone antigo em um Mac, preferencialmente, ou em um PC com Windows.
  • Faça também uma cópia do estado atual do novo iPhone antes de apagá-lo.
  • Depois, apague o novo iPhone e restaure-o a partir do backup criptografado do aparelho antigo.
  • Com o novo iPhone configurado, confira novamente o WhatsApp e todas as mídias importantes.
  • Só depois de confirmar que tudo está correto eu consideraria apagar ou deixar de utilizar o iPhone antigo.

📌 Eu prefiro esse caminho porque primeiro confirmamos que a fonte original continua íntegra e depois criamos uma cópia local dela. Assim, você não fica dependendo exclusivamente de uma nova restauração do WhatsApp pelo iCloud.

⚠️ Não apague o iPhone antigo até conferir todo o conteúdo no novo. E, antes de restaurar o novo aparelho, preserve também o estado atual dele, pois uma nova restauração substituirá o conteúdo atual.

📌 Pensando também no futuro, eu reconsideraria manter mais de 200 GB dentro do WhatsApp. Se grande parte desse conteúdo não for realmente necessária, vale fazer uma limpeza e manter no WhatsApp somente o que for importante.

⚠️ Para um volume tão grande de dados, eu não dependeria de uma única cópia do WhatsApp no iCloud. O backup do histórico é criado e gerenciado pelo próprio WhatsApp; o iCloud fornece o espaço de armazenamento, mas a forma como esse conteúdo é preparado e restaurado depende do WhatsApp.

📌 Se essas conversas e mídias forem importantes, mantenha cópias independentes em outros meios de armazenamento. Quanto mais importante for o conteúdo, menos recomendável é depender de uma única cópia ou de um único mecanismo de restauração.

📌 Pela minha experiência como usuário e técnico, problemas de backup e restauração do WhatsApp são recorrentes. Já tive diferentes problemas com esse aplicativo e, infelizmente, quando precisei de suporte para situações mais complexas, minha experiência foi que o atendimento é bastante limitado, muitas vezes ficando restrito a respostas automatizadas de uma IA. Ainda assim, você pode procurar o suporte oficial do WhatsApp e registrar o problema.

❓ Antes de começar:

• Você já voltou a usar o iPhone antigo e confirmou que todas as conversas e mídias importantes continuam disponíveis?
  • O backup de 200 GB já terminou?
  • Você já conseguiu fazer o backup criptografado do iPhone antigo?
  • O novo iPhone possui algum dado criado depois da primeira restauração que não esteja no aparelho antigo?

Resumindo: primeiro confirme no iPhone antigo que todos os dados continuam lá. Depois faça os backups criptografados, restaure o novo iPhone a partir da cópia do antigo e só apague o aparelho antigo depois de conferir tudo. Para o futuro, eu reduziria esse acervo e manteria cópias independentes, sem depender apenas do backup do WhatsApp no iCloud.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

31/08/2026 10:55 em resposta a SilverMan

Boa tarde!! Primeiramente agradeço imensamente pela ajuda e tempo disponibilizado para solucionar o meu problema. Agradeço também pela didática e paciencia.

• O novo backup, no caso do celular antigo está terminando.
  • Tamanho de 200 GB exatos.
  • A restauração no novo iphone foi a alguns dias atrás, mas não estava utilizando o whatsapp no celular novo.
  • No celular novo fiz a restauração de todo iCloud, veio tudo certo, só o whatsapp que faltou alguns GB mesmo.
  • O novo iPhone possui tudo igual do antigo praticamente.

Ai no caso perguntei sobre apagar o app, mas seria do celular novo mesmo, e tentar novamente o processo para transferir todos os dados do iPhone. Esse seria o único método certo? Apagar o app e começar novamente.

Transferi os meus dados do Whatsapp com mais de 200GB do meu iphone para o novo iphone, mas veio apenas 170GB

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.