Olá, otavio_shimodo!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.
🚩 Pelo seu relato, o iPhone antigo ainda contém todas as conversas e mídias do WhatsApp, com mais de 200 GB, enquanto a primeira restauração no novo iPhone trouxe aproximadamente 170 GB e deixou algumas mídias para trás. Como o aparelho antigo ainda possui os dados completos, eu teria bastante cautela antes de fazer qualquer nova tentativa.
📌 Antes de tentar novamente pelo iCloud ou utilizar “Transferir conversas para o iPhone”, eu faria primeiro uma cópia independente do iPhone antigo. Como esses dados são importantes para você, eu não confiaria exclusivamente no backup do WhatsApp no iCloud.
✔️ Minha recomendação seria:
- Faça um backup completo e criptografado do iPhone antigo em um Mac, preferencialmente. Se não tiver um Mac, também pode utilizar um PC com Windows.
- No Mac, utilize o Finder. No Windows, utilize o app Dispositivos Apple.
- Selecione a opção para fazer o backup de todos os dados do iPhone neste computador.
- Ative “Criptografar backup local” e defina uma senha segura. Guarde essa senha, pois sem ela o backup criptografado não poderá ser utilizado.
- Aguarde o backup terminar completamente e confirme que ele foi realizado.
- Se decidir fazer uma nova tentativa no iPhone novo, faça também um backup completo e criptografado dele antes de restaurar ou apagar qualquer coisa.
📌 Essa última etapa é especialmente importante. Se você já está utilizando o novo iPhone desde a primeira restauração, pode haver dados nele que não estavam naquele backup original. Uma nova restauração para um estado anterior poderá substituir ou fazer você perder o que foi adicionado ao aparelho desde então. Quanto maior essa janela de tempo, maior a quantidade de dados que pode estar em risco.
📌 Sobre escolher entre o backup do iCloud e “Transferir conversas para o iPhone”, você pode tentar a transferência direta, principalmente porque o iPhone antigo ainda contém o conteúdo completo. Porém, eu não trataria nenhum dos dois métodos como garantia de que todos os mais de 200 GB serão transferidos corretamente.
📌 Um backup dessa dimensão também torna uma nova restauração pelo iCloud uma tentativa que merece cautela. Como você já presenciou uma restauração incompleta, existe o risco de uma nova tentativa apresentar novamente algum problema durante o processamento e você acabar em uma situação pior do que a atual.
📌 Pela minha experiência como usuário e técnico, problemas envolvendo backup e restauração do WhatsApp são um tema recorrente aqui na Comunidade. Já tive diferentes problemas com esse aplicativo e, infelizmente, quando precisei de suporte para situações mais complexas, minha experiência foi que o atendimento é bastante limitado e frequentemente a interação fica restrita a respostas automatizadas de uma IA, sem chegar a um suporte humano que efetivamente consiga analisar o caso.
📌 Mesmo assim, se você quiser, também pode procurar o suporte oficial do WhatsApp e relatar o problema, principalmente por se tratar de uma quantidade muito grande de dados. Eu apenas não contaria com esse atendimento como sua única alternativa para recuperar o conteúdo.
⚠️ Eu não apagaria o WhatsApp do iPhone antigo, não apagaria o aparelho e não consideraria o novo iPhone como substituto do antigo até verificar que todo o conteúdo importante foi realmente transferido.
⚠️ Se você ainda não possui um backup completo e criptografado do iPhone antigo em um computador, qualquer nova tentativa de restauração ou transferência será por sua conta e risco. E, antes de restaurar novamente o novo iPhone, preserve também o estado atual dele para não perder dados criados desde a primeira restauração.
❓ Antes de iniciar uma nova transferência:
- O novo backup do WhatsApp com “Incluir vídeos” já terminou?
- Qual é o tamanho informado para esse novo backup?
- Você possui um Mac ou PC disponível para fazer os backups criptografados?
- Há quanto tempo foi realizada a primeira restauração no novo iPhone?
- O que já foi criado, recebido ou alterado no novo iPhone desde aquela restauração?
- O novo iPhone já possui dados importantes que não podem ser apagados?
- As conversas e mídias mais importantes continuam acessíveis normalmente no iPhone antigo?
- Você pretende tentar primeiro a transferência direta entre os iPhones ou uma nova restauração pelo iCloud?
🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan