Manchas no mac

Acho um absurdo que, com apenas uma semana de uso, o Mac já tenha ficado com essas manchas. Fomos até a Apple para reclamar e disseram que seria devido ao ácido úrico do meu corpo. Acho estranho, pois eu tinha outro notebook anteriormente e nunca aconteceu algo parecido.

MacBook Air 13″, macOS 26.6

Publicado em 7/09/2026 22:04

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 7/09/2026 22:51

Olá, NewJRB!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.

🚩 Pelo seu relato, o MacBook Air apresentou manchas no acabamento externo com apenas uma semana de uso. Você já levou o aparelho para avaliação e recebeu a informação de que essas marcas estariam relacionadas ao contato do acabamento com ácido úrico presente no suor. Pela fotografia, é possível observar alterações de tonalidade em diferentes regiões do apoio para as mãos e ao redor do trackpad.

📌 Primeiro, sinto muito pelo que você está passando. Entendo a frustração de adquirir um MacBook Air novo e perceber uma alteração desse tipo depois de tão pouco tempo de uso, principalmente quando você já procurou atendimento para tentar entender o que aconteceu.

📌 A explicação que você recebeu sobre o contato com ácido úrico é plausível. O suor contém diferentes substâncias e a interação delas com determinados materiais e acabamentos pode provocar alterações visuais. A cor e o tipo de material utilizado no acabamento também podem influenciar diretamente a forma como essa alteração aparece.

❓ Por isso, gostaria de entender uma comparação que pode ser bastante útil: qual era o modelo e a cor do MacBook que você utilizava anteriormente? E por quanto tempo você usou esse aparelho? Se o modelo anterior tinha outra cor ou outro tipo de acabamento, essa diferença é uma variável importante antes de concluir que os dois equipamentos deveriam reagir da mesma maneira ao uso.

📌 Também existe pelo menos outro relato na Comunidade com manchas semelhantes no acabamento de um MacBook. Isso não comprova que os dois casos tenham exatamente a mesma causa e nem permite afirmar que exista um defeito generalizado, mas mostra que sua experiência não é necessariamente isolada.

📌 Gostaria também de confirmar uma informação importante sobre o atendimento que você recebeu: você foi a uma Apple Store ou a um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP)? Essa informação faz diferença porque, caso a avaliação tenha ocorrido em um AASP, você pode buscar uma segunda opinião diretamente com o Suporte da Apple e registrar formalmente o caso.

✔️ Se ainda não fez isso, eu entraria em contato com o Suporte da Apple pelo telefone e explicaria:

• Que o MacBook Air tem aproximadamente uma semana de uso.
  • Que surgiram alterações visíveis no acabamento.
  • Que você já procurou atendimento presencial.
  • Que recebeu a explicação de que o contato com ácido úrico seria a causa.
  • Que gostaria de registrar o caso e saber se existe alguma orientação adicional ou possibilidade de uma segunda avaliação.

⚠️ Não posso garantir que uma segunda avaliação resultará em uma conclusão diferente, troca ou qualquer outra solução. A decisão cabe à Apple após analisar o aparelho e o histórico do atendimento. A ideia é apenas garantir que o caso seja formalmente registrado e que você tenha a oportunidade de obter uma segunda orientação.

✔️ Enquanto isso, para não agravar o acabamento:

• Desligue o MacBook e desconecte o adaptador antes da limpeza.
  • Utilize um pano macio, limpo e sem fiapos, levemente umedecido conforme as orientações da Apple.
  • Não borrife líquidos diretamente no computador.
  • Não utilize aerossóis, solventes ou produtos abrasivos.
  • Evite esfregar repetidamente as áreas manchadas tentando recuperar o acabamento.

⚠️ Eu também não tentaria remover as manchas com produtos por conta própria. Se a alteração realmente estiver relacionada ao acabamento, uma limpeza agressiva pode produzir uma segunda alteração e dificultar ainda mais a avaliação.

📌 Como nós, usuários da Comunidade, não temos acesso aos critérios internos da Apple nem podemos modificar uma avaliação já realizada, existe ainda uma alternativa importante: registrar diretamente sua insatisfação sobre o produto. Isso não substitui o atendimento nem garante uma resposta, mas permite que a Apple receba formalmente seu relato sobre a experiência com o acabamento e a durabilidade percebida.

🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:

🔗 Relato semelhante na Comunidade de Suporte da Apple:

Resumindo: sinto muito por essa situação, principalmente considerando que o MacBook tinha apenas uma semana de uso. A explicação recebida sobre o contato com ácido úrico é plausível, e a cor e o tipo de acabamento podem influenciar esse comportamento. Eu confirmaria se a primeira avaliação foi feita em uma Apple Store ou em um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) e, se necessário, buscaria uma segunda opinião pelo Suporte da Apple, registrando formalmente o caso. Também vale comparar com seu MacBook anterior, principalmente modelo, cor, acabamento e tempo de uso, e registrar sua insatisfação no canal oficial de feedback do MacBook Air.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

7/09/2026 22:51 em resposta a NewJRB

Olá, NewJRB!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.

🚩 Pelo seu relato, o MacBook Air apresentou manchas no acabamento externo com apenas uma semana de uso. Você já levou o aparelho para avaliação e recebeu a informação de que essas marcas estariam relacionadas ao contato do acabamento com ácido úrico presente no suor. Pela fotografia, é possível observar alterações de tonalidade em diferentes regiões do apoio para as mãos e ao redor do trackpad.

📌 Primeiro, sinto muito pelo que você está passando. Entendo a frustração de adquirir um MacBook Air novo e perceber uma alteração desse tipo depois de tão pouco tempo de uso, principalmente quando você já procurou atendimento para tentar entender o que aconteceu.

📌 A explicação que você recebeu sobre o contato com ácido úrico é plausível. O suor contém diferentes substâncias e a interação delas com determinados materiais e acabamentos pode provocar alterações visuais. A cor e o tipo de material utilizado no acabamento também podem influenciar diretamente a forma como essa alteração aparece.

❓ Por isso, gostaria de entender uma comparação que pode ser bastante útil: qual era o modelo e a cor do MacBook que você utilizava anteriormente? E por quanto tempo você usou esse aparelho? Se o modelo anterior tinha outra cor ou outro tipo de acabamento, essa diferença é uma variável importante antes de concluir que os dois equipamentos deveriam reagir da mesma maneira ao uso.

📌 Também existe pelo menos outro relato na Comunidade com manchas semelhantes no acabamento de um MacBook. Isso não comprova que os dois casos tenham exatamente a mesma causa e nem permite afirmar que exista um defeito generalizado, mas mostra que sua experiência não é necessariamente isolada.

📌 Gostaria também de confirmar uma informação importante sobre o atendimento que você recebeu: você foi a uma Apple Store ou a um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP)? Essa informação faz diferença porque, caso a avaliação tenha ocorrido em um AASP, você pode buscar uma segunda opinião diretamente com o Suporte da Apple e registrar formalmente o caso.

✔️ Se ainda não fez isso, eu entraria em contato com o Suporte da Apple pelo telefone e explicaria:

• Que o MacBook Air tem aproximadamente uma semana de uso.
  • Que surgiram alterações visíveis no acabamento.
  • Que você já procurou atendimento presencial.
  • Que recebeu a explicação de que o contato com ácido úrico seria a causa.
  • Que gostaria de registrar o caso e saber se existe alguma orientação adicional ou possibilidade de uma segunda avaliação.

⚠️ Não posso garantir que uma segunda avaliação resultará em uma conclusão diferente, troca ou qualquer outra solução. A decisão cabe à Apple após analisar o aparelho e o histórico do atendimento. A ideia é apenas garantir que o caso seja formalmente registrado e que você tenha a oportunidade de obter uma segunda orientação.

✔️ Enquanto isso, para não agravar o acabamento:

• Desligue o MacBook e desconecte o adaptador antes da limpeza.
  • Utilize um pano macio, limpo e sem fiapos, levemente umedecido conforme as orientações da Apple.
  • Não borrife líquidos diretamente no computador.
  • Não utilize aerossóis, solventes ou produtos abrasivos.
  • Evite esfregar repetidamente as áreas manchadas tentando recuperar o acabamento.

⚠️ Eu também não tentaria remover as manchas com produtos por conta própria. Se a alteração realmente estiver relacionada ao acabamento, uma limpeza agressiva pode produzir uma segunda alteração e dificultar ainda mais a avaliação.

📌 Como nós, usuários da Comunidade, não temos acesso aos critérios internos da Apple nem podemos modificar uma avaliação já realizada, existe ainda uma alternativa importante: registrar diretamente sua insatisfação sobre o produto. Isso não substitui o atendimento nem garante uma resposta, mas permite que a Apple receba formalmente seu relato sobre a experiência com o acabamento e a durabilidade percebida.

🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:

🔗 Relato semelhante na Comunidade de Suporte da Apple:

Resumindo: sinto muito por essa situação, principalmente considerando que o MacBook tinha apenas uma semana de uso. A explicação recebida sobre o contato com ácido úrico é plausível, e a cor e o tipo de acabamento podem influenciar esse comportamento. Eu confirmaria se a primeira avaliação foi feita em uma Apple Store ou em um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) e, se necessário, buscaria uma segunda opinião pelo Suporte da Apple, registrando formalmente o caso. Também vale comparar com seu MacBook anterior, principalmente modelo, cor, acabamento e tempo de uso, e registrar sua insatisfação no canal oficial de feedback do MacBook Air.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

8/09/2026 09:12 em resposta a NewJRB

Olá novamente, NewJRB!

🚩 Pelo que você explicou, o MacBook Air apresentou as manchas já na primeira semana de uso, você afirma que utilizou os cuidados recomendados, procurou a AppleCare do Morumbi para avaliação e recebeu a informação de que o aparelho não apresentava problema, sendo as manchas atribuídas ao contato com ácido úrico presente no suor.

📌 Obrigado por esclarecer. E peço desculpas se minha resposta anterior deu a entender que eu estava questionando se você havia feito algo errado. Não foi essa a intenção em nenhum momento. Pelo contrário, entendo sua frustração, principalmente por se tratar de um equipamento praticamente novo e por você já ter procurado a Apple pessoalmente.

📌 A explicação relacionada ao suor é plausível, e a cor e o tipo de acabamento podem influenciar diretamente a forma como esse tipo de alteração se manifesta. Você comentou anteriormente que seu MacBook anterior não apresentou esse comportamento, então ainda fiquei curioso sobre qual era o modelo e a cor dele. Se puder informar, seria uma comparação interessante.

📌 Também existe pelo menos outro relato na Comunidade com manchas semelhantes no acabamento de um MacBook. Isso não comprova que exista um problema generalizado, mas é uma experiência semelhante que vale registrar para comparação.

❓ No outro caso que você mencionou, era um modelo ou uma cor diferente? Essa informação pode ajudar a entender se existe alguma diferença de acabamento entre os aparelhos.

📌 Como você já procurou atendimento presencial e nós, usuários da Comunidade, não temos como alterar uma avaliação feita pela Apple, acredito que você já fez praticamente tudo o que estava ao nosso alcance por aqui.

✔️ O que ainda considero válido:

• Entrar em contato com o Suporte da Apple pelo 0800 761 0880 para registrar formalmente o caso e relatar todo o histórico da avaliação presencial.
  • Registrar também sua experiência no canal oficial de feedback do MacBook Air, principalmente quanto ao acabamento e à durabilidade percebida.

⚠️ Não há como garantir que uma segunda análise resulte em uma conclusão diferente ou em alguma solução específica. A decisão pertence à Apple. O objetivo é apenas deixar o caso formalmente registrado e permitir uma eventual orientação adicional.

📌 Da minha parte, posso apenas tentar ajudar como usuário, analisando as informações que você trouxer e compartilhando procedimentos e experiências que possam contribuir. Não tenho acesso ao aparelho nem aos sistemas internos da Apple para realizar uma avaliação.

Resumindo: peço desculpas novamente pela interpretação causada pela minha resposta anterior. Não estou dizendo que você fez algo errado. Seu relato é importante, especialmente porque as manchas apareceram muito cedo e você já procurou a Apple para avaliá-las. Como praticamente esgotamos o que podemos fazer pela Comunidade, eu registraria o caso pelo Suporte da Apple e deixaria também o feedback sobre o MacBook Air.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

8/09/2026 08:11 em resposta a SilverMan

Olá, bom dia!!!

Obrigado pelas informações, mas acredito que tenha feito o protocolo correto.

Sou do interior do Paraná e faço tratamento cardíaco em São Paulo, mais especificamente no Instituto Dante Pazzanese. Em uma das minhas consultas, após alguns meses de uso do Mac, resolvi agendar um atendimento na Apple Care.

As manchas começaram a aparecer já na primeira semana de uso. Sempre fiz a limpeza somente com um pano levemente umedecido, conforme manual do equipamento.

Também percebi que, em alguns momentos, a tela apresentava umas pequenas tremidas, principalmente ao mudar de tela ou de aplicativo. Fiquei preocupado que pudesse ser algum problema mais grave no MacBook.

Então aproveitei uma viagem para São Paulo e agendei o atendimento na Apple Care do Morumbi. Para chegar até lá, paguei um Uber muito caro, ainda mais por ser dia de jogo da seleção, mas fui acreditando que conseguiria esclarecer o problema.

Chegando lá, fui atendido por um rapaz que realizou os scanners e testes no equipamento e me informou que não havia nada de errado com o meu MacBook. Relatei novamente sobre as manchas e também sobre as tremidas na tela, explicando minha preocupação.

A resposta foi basicamente: "Seu Mac não tem nenhum problema". Naquele momento, tive a sensação de que não seria feito mais nada em relação ao meu caso.

Foi uma das maiores frustrações que já tive como consumidor. Depois de todo o deslocamento, do valor gasto com Uber e da expectativa de ter uma solução ou, pelo menos, uma explicação mais detalhada, simplesmente peguei minha mochila, chamei outro Uber para a Barra Funda e voltei para o interior do Paraná sem nenhuma solução.

Manchas no mac

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.