Olá, laercio145!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando experiências e soluções.
🚩 Você está negociando um MacBook Air M1 usado, com 8 GB de memória e 256 GB de armazenamento. O vendedor afirma que comprou o aparelho de um amigo, mas, ao consultar o número de série no site da Apple, aparece uma informação de compra/ativação de aproximadamente 20 dias. Ao mesmo tempo, o Mac apresenta 121 ciclos de bateria e 98% de capacidade máxima.
📌 Esses dados merecem uma investigação antes da compra, mas não permitem concluir sozinhos que exista algum problema ou que o vendedor esteja mentindo.
📌 A contagem de ciclos da bateria é acumulativa. Ela representa o uso equivalente a 100% da capacidade da bateria, e não simplesmente a quantidade de dias que o aparelho foi utilizado. Portanto, 121 ciclos podem ser perfeitamente possíveis em um Mac que tenha sido usado por bastante tempo.
📌 O ponto mais curioso é a combinação entre os 121 ciclos e a informação de compra recente. Se o aparelho realmente tivesse sido comprado novo há apenas cerca de 20 dias, 121 ciclos nesse intervalo representariam um uso extremamente intenso. Por isso, eu não fecharia a compra sem investigar a origem dessa informação.
✔️ Antes de pagar, eu verificaria:
- No Mac, acesse menu Apple > Sobre Este Mac e confirme exatamente o modelo, chip, memória e armazenamento.
- Em Informações do Sistema > Hardware > Energia, confira a contagem de ciclos e a capacidade máxima da bateria.
- Confira o número de série diretamente no aparelho e compare com a caixa e com a documentação da compra, se o vendedor possuir.
Peça ao vendedor a nota fiscal ou comprovante original de compra. Esse documento é muito mais importante para confirmar a origem e a data de aquisição do que apenas uma consulta online.
- Confirme se o aparelho está desvinculado da Conta Apple do proprietário anterior e se o Buscar Mac está desativado.
- Faça uma ativação/configuração do aparelho durante a negociação, se possível, para verificar se não existe Bloqueio de Ativação.
- Teste bateria, tela, teclado, trackpad, portas, Wi-Fi, Bluetooth, câmera, alto-falantes e carregador.
- Confira também se o número de série do Mac corresponde ao equipamento que está sendo apresentado.
📌 Sobre a informação de “comprado/ativado” no site da Apple: eu não trataria essa data isoladamente como prova da data real em que o aparelho começou a ser usado. Ela pode estar relacionada ao registro de cobertura/compra no sistema da Apple e pode precisar de confirmação documental.
⚠️ Se o vendedor não conseguir explicar satisfatoriamente por que um Mac supostamente adquirido recentemente já possui 121 ciclos, eu teria bastante cautela antes de entregar o dinheiro. Principalmente em uma compra de usado, é melhor esclarecer essa divergência antes da negociação do que tentar resolver depois.
❓ Se quiser aprofundar a análise, informe:
- A data exata que aparece no site da Apple.
- O que aparece exatamente nessa consulta: “Data de compra válida”, cobertura, garantia ou outra informação?
- Se o vendedor possui nota fiscal e qual é a data dela.
- A data de fabricação aproximada do Mac, se disponível.
- Se a compra será feita pessoalmente ou por uma plataforma de venda.
Com essas informações dá para cruzar a data informada pela Apple, a documentação, os ciclos e o estado do aparelho e entender melhor se os dados são coerentes.
🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:
Resumindo: 98% de saúde e 121 ciclos, isoladamente, não indicam necessariamente um problema. O que merece atenção é a aparente diferença entre a data recente apresentada pela Apple e o histórico de uso indicado pelos 121 ciclos. Antes de concluir a compra, eu confirmaria a nota fiscal, a origem do aparelho, o número de série e o status da Conta Apple/Buscar.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan