Problemas com o Sinal da Operadora “Nenhum SIM”
Olá, pessoal.
Estou com um problema persistente no meu iPhone 15 Pro Max (modelo dos EUA, somente ESIM) utilizando uma linha da TIM.
O problema não parece ser simplesmente falta de cobertura, pois o comportamento é o seguinte:
- Direto desaparecendo o sinal da operadora e aparece “Nenhum SIM”.
- Em Ajustes > Celular, a linha TIM aparece, mas o campo “Meu Número” fica vazio.
- O ICCID não aparece. O SEID aparece normalmente.
- A opção seleção de rede não aparece quando o sinal cai.
- Às vezes, a própria opção “Celular” fica indisponível/cinza nos Ajustes.
- Em determinadas ocasiões, ao reiniciar o iPhone, o sinal da TIM volta normalmente.
- Porém, depois de desbloquear e começar a utilizar o aparelho, a rede desaparece. Esse fato da rede desaparecer, pode ocorrer em minutos após o reinício, em horas, ou até dias.
- Em algumas situações, a área volta apenas após vários reinício.
- Atualmente, há momentos em que nem vários reinício fazem a rede voltar.
- Há momentos em que o sinal funciona normalmente por algum tempo e depois cai novamente. Sendo um problema intermitente.
Já fiz alguns procedimentos:
● Atualizei o iOS.
● Redefini os ajustes de rede.
● Solicitei/instalei um novo eSIM da TIM.
● Verifiquei o aparelho pelo diagnóstico da Apple, que não apontou falha.
● O IMEI está normal.
● O firmware do modem aparece normalmente a numeração.
O que chama minha atenção é que o problema não é apenas o sinal ficar fraco. Em determinados momentos o próprio iPhone parece deixar de reconhecer corretamente a linha/eSIM, apresentando “Nenhum SIM”, ICCID ausente e, às vezes, deixando a opção Celular indisponível.
Gostaria de saber se alguém já teve um comportamento semelhante em um iPhone 15 Pro Max americano/eSIM e conseguiu identificar a causa.
Minha dúvida principal é:
Esse comportamento pode indicar uma falha no sistema de gerenciamento do eSIM/modem ou algum problema de hardware do aparelho, mesmo que o diagnóstico da Apple não tenha apontado uma falha?
Também gostaria de saber se existe algum procedimento adicional recomendado pela Apple antes de partir para uma restauração completa do iPhone, ou tentar uma mudança de operadora. Será que se restaurar pode corrigir o erro ?
Obrigada!
iPhone 15 Pro Max, iOS 26