MacBook Air (Early 2015) não carrega o iPhone

Amigos,
Quando conecto o meu iPhone 6Plus no MacBook Air 13" (Early 2015), ele fica conectando e desconectando seguidas vezes. Desta forma, não consigo efetivamente carregar e nem sincroniza-lo via cabo com o iTunes.
Informações importantes: 1) o cabo é original e funciona com todos os carregadores; 2) Foi tentada nas duas portas USB do MB; 3) As entradas USB funcionam perfeitamente com qualquer dispositivo conectado nelas.

Alguém tem alguma idéia?

MacBook Air, OS X El Capitan (10.11.5)

Publicado em 28/05/2016 18:05

Responder
6 respostas

28/05/2016 18:25 em resposta a gutoferrari

Boa noite gutoferrari,

Vou lhe fazer algumas perguntas, que servem para isolar o problema:

1. Já tentou com outro cabo?
  2. Já tentou com outro iPhone?
  3. Isso acontece quando seu MacBook Air está conectado a energia, somente na bateria, ou em ambos?
  4. Usando seu cabo e seu iPhone o problema acontece em outro computador?

São perguntas pra tentar isolar o problema e possivelmente chegar a uma conclusão de onde está o problema.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

28/05/2016 18:55 em resposta a FelipeLapolli

Felipe,
Obrigado pelo pronto retorno e por sua disponibilidade em ajudar.

Então, vamos às respostas:

1. Já tentei outros cabos, mesmo problema. Na verdade, o problema me parece intermitente. O mesmo cabo já apresentou o problema, bem como já funcionou perfeitamente, como também já funcionou perfeitamente e de uma hora para outra, durante a recarga, começou a apresentar o problema novamente.
  2. Já tentei. O iPhone 5C da minha esposa, com o mesmo cabo, funciona perfeitamente, sem intermitência.
  3. Tanto na bateria quanto na corrente elétrica.
  4. Não testei em outro computador.

Tudo indica que seja o cabo, mas porque funcionar com qualquer carregador, mas apresentar problemas somente no Mac?

Atenciosamente,

José Augusto Ferrari do Outeiro

28/05/2016 22:02 em resposta a gutoferrari

gutoferrari,

Obrigado pelas respostas.

Se o problema não ocorre com o iPhone 5c, podemos entender que possa ser um problema no seu iPhone, não? Uma vez que usando o mesmo cabo o problema não ocorre e de forma intermitente ocorre com o seu iPhone 6. Mesmo trocando o cabo o problema ocorre, isso nos faz eliminar que o problema é no cabo, não concorda?

A transmissão de energia de uma porta USB é diferente de um carregador. Provavelmente o módulo de carregamento ou o gerenciador de energia que faz essa função deve funcionar de maneira diferente, quando se usa um carregador ou quando se usa o USB. Na realidade não sou engenheiro de hardware pra te responder isso com mais clareza. Mas é apenas uma opinião em uma teoria de funcionamento do hardware do iPhone. O ideal era que tivéssemos engenheiros eletrônicos nessa discussão, ou melhor ainda, os engenheiros responsáveis pelo projeto de gerenciamento de energia do iPhone. De qualquer forma acho que é válida nossa discussão.

Diante disso eu recomendaria levar seu aparelho iPhone e seu cabo USB para análise em uma assistência técnica e explicar os testes que você já realizou. Procure uma loja própria ou um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP)para que eles efetuem as verificações necessárias.

Sinta-se a vontade pra continuarmos a discussão e se possível nos posicionar caso você descubra qual realmente é o problema e se de alguma maneira ajudei a encontrar as respostas.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

28/05/2016 22:16 em resposta a FelipeLapolli

Mais uma vez, obrigado Felipe.

Tive há pouco a sacada de tentar limpar o conector do Lightning do meu telefone com uma escovinha e parece ter surtido efeito.

AInda assim, a situação parece esquisita. Se o conector estava sujo, por que funcionava com outros carregadores?

Minha suspeita é de que a potência de saída dos USB do MB Air seja bem mais fraca que a de carregadores comuns deixando mais suscetível a qualquer oscilação de corrente.

Bom, pelo menos agora, caso alguém passe pelo mesmo problema, já há uma solução a se tentar e boas informações para se averiguar.

Um grande abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda!

16/10/2016 13:07 em resposta a gutoferrari

Olá, tenho um macbook pro 13" retina, e a situação é mais estranha que a sua. Quando ligo o meu iPhone (é o 5S) no USB do lado esquerdo do macbook, carrega bateria perfeitamente, quando ligo no USB do lado direito ele fica a conectar e desconectar vezes sem conta. Alguma sugestão? Será a entrada USB do lado direito mais fraca? O cabo é original.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

MacBook Air (Early 2015) não carrega o iPhone

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.