Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Problema SSD Macbook Pro início 2011

Olá amigos


Estou enfrentando um problema muito curioso e, ao mesmo tempo, estranho. Tenho um Macbook Pro modelo inicio de 2011. Recentemente fiz a compra de um SSD Samsung 850 evo de 250 GB. A instalação do SSD é simples, ou pelo menos têm que ser. No entanto, estou enfrentando diversos imprevistos.


Bom, logo quando fui instalar o SSD o meu macbook não reconheceu. De qualquer forma, fui em "Utilitários de disco" realizar a formatação para o formato permitido (Mac OS Extended (Journaled)) e depois criei a partição naquele formato GUID e etc. Então a partir disso meu macbook já reconheceu o SDD. Instalei o SSD na máquina e fui realizar o processo de instalação do OS X. A partir disso, tive vários imprevistos -- O MACBOOK NÃO RECONHECE O SSD. E quando fui tentar formatar aparece isso, como descrito na imagem.Arquivo carregado pelo usuário


O engraçado é que consigo formatar o SSD em outro macbook modelo 2010 sem problemas 😟
Tentei de tudo, até mesmo formatar o SSD via case USB e algumas vezes até funciona, mas depois deixa de funcionar.


Alguns podiam pensar que é problema no SSD, mas fui testa-lo em um macbook pro modelo 2010 e ele funcionou perfeitamente. Até realizar a instalação do OS X sem problemas, como na imagem abaixo.


Arquivo carregado pelo usuário

Ai eu achando que podia simplesmente pegar o SSD com o OS X já instalado e colocar no meu Macbook Pro que funcionaria, mas nada. Olha o que aparece, o macbook pro nem identifica 😟


Arquivo carregado pelo usuário



Me desculpam colocar esse tanto de imagens, eu só queria ser claro para o problema ficar evidente. Por favor, quem poderia me ajudar a encontrar o problema?


Desde já agradeço

MacBook Pro, OS X El Capitan (10.11.5), SSD Samsung 850 evo

Publicado em 15/06/2016 21:42

Responder
25 respostas

5/12/2017 15:41 em resposta a misaeljr

SOLUÇÃO:


Atenção!

As imagens são meramente ilustrativas.

Não se oriente por elas, siga o texto, pois os discos mostrados nas imagens são diferentes, possuem nomes diferentes e podem causar confusão.


1. Em um case USB SATA, plugue um HD que você sabe que funciona e conecte ao Mac via USB;

Arquivo carregado pelo usuário

2. Instale o OS X neste HD e não coloque nenhum arquivo pessoal (vai ocupar no máximo 15GB de espaço no HD);

Arquivo carregado pelo usuário

3. Após a instalação, inicie o sistema, abra o utilitário de discos, selecione o SSD, clique em "apagar", dê um nome, selecione o formato "Mac OS Expandido (journaling) e clique em "apagar";

Arquivo carregado pelo usuário

4. Após concluir (mesmo se der erro), selecione o SSD e clique em "restaurar";

Arquivo carregado pelo usuário

5. Em "restaurar de", selecione o HD em que foi instalado o OS X e clique em "restaurar";

Arquivo carregado pelo usuário

6. Após concluir, desligue o Mac, desconecte o HD plugado via USB e ligue novamente.


Pronto! Seu Mac vai iniciar pelo SSD normalmente igual ao HD utilizado no passo 1.

31/03/2017 16:42 em resposta a misaeljr

Tenho um problema semelhante a este!


No meu caso, há um histórico de troca de 3 hd´s, dois na garantia e um fora da garantia. Quando o terceiro queimou encaixotei o note e fique 2 anos sem utilizá-lo.


Resolvi ressuscitá-lo, e levei na assistência técnica e trocaram o cabo flat e a maquina voltou a funcionar.


No quarto trimestre do ano passado, troquei o HD por um SSD da Samsung 850 evo 500gb, que reconheceu normalmente e vinha trabalhando normalmente com ele. Até que um belo dia, ao ligar a maquina, a logo da apple aparecia na tela cinza padrão (Moutain Lion) depois mudava de cor a logo sumia e um simbolo de processando aparecia no meio na parte inferior da tela.


Ao formatar, restaurar o backup via Time-machinne, o processo era interrompido.


Retirei o HD SSD da maquina e instalei em um case, e consegui formatar o HD. Retornei o HD para o notebook e o problema continuava. Retornei novamente o HD para o case e instalei o Mountain Lion normalmente.


Porem quando retornei o HD SSD com o sistema operacional, o notebook continua a apresentar o problema.


Levei a maquina na assistência especializada, e o diagnostico foi HD mais uma vez.


Para mim a máquina veio com algum problema de fábrica, pois é injustificável a quantidade de problemas recorrentes em HD´s.

30/06/2017 00:30 em resposta a misaeljr

Senhores, tenho um mac pro mid 2012 e tive o mesmo problema.

Meu hd SSd NEUTROR CORSAIR 240 veio instalado normal na maquina, depois de 2 anos e meio de uso parou de funcionar do nada, o sistema ios esta instalado funciona como boot via usb mais não funciona como boot via cabo sata.
O hd funciona em outro mac mais outro hd ssd não funciona nele, so sata mesmo...
Creio que este e um *** da apple não solucionado, pois não somos o primeiro, nem sei se vale a pena compra outro mac para ter a mesma dor de cabeça.

😠

7/07/2017 00:54 em resposta a misaeljr

Olá Misaeljr

eu tive o mesmo problema há alguns anos, acabei não conseguindo resolver e optei por um hd normal, hoje eu gostaria de voltar a ideia inicial que seria usar um Hd ssd, e cheguei nesse post, li todas as questões e acho que são todas válidas, mas gostaria de saber se você conseguiu solucionar a compatibilidade do seu macbook pro.

att.,

Lari

6/08/2017 09:01 em resposta a misaeljr

Olá,


Estou enfrentando o mesmo problema (Macbook Pro 13" 2012). Antes de comprar a SSD, fiz contato com a própria Apple, que informou que não haveria complicaões se eu mesmo realizasse a troca. Também conferi com o atendente as marcas possíveis. Entretanto, fiz a troca e não funcionou. O ssd funcionou em outra máquina Apple, e o HD antigo funciona normalmente na minha máquina.


Agora a Apple me instruiu a ir até Campinas (apx. 130 km) em uma assistência. Deixarei vocês a par do resultado. Enfim, muito decepcionado com a marca por este episódio.


Não sei se arriscaria em comprar outra máquina da Apple, pois buscava justamente uma maior durabilidade e manutenabilidade da máquina visto o custo dela aqui no Brasil. Se isso realmente for uma excessão, creio que será ajustado na assistência sem custos. Se houver custos, creio que foi meu último produto da marca, melhor comprar algo mais em conta e trocar periodicamente.


Espero ter contribuido para a discussão.

24/10/2017 01:27 em resposta a misaeljr

Li seu tópico agora e pensei entra passando pelo mesmo problema. Tenho um MacBook Pro late 2011 e acabei de trocar meu hd para um ssd. Ao ligar o Mac e iniciar a recuperação, o utilitário de disco não encontrou o SSD, porém após uns 30 minutos ele reconheceu e tudo floriu. Acredito que se tu tentasse aguardar um tempo até ele reconhecer, pode ser que dê certo...

Abraço

4/12/2017 11:22 em resposta a misaeljr

Bom dia!


Uma forma que consegui e acidental foi efetuar a instalação do Mac OS em meu Mackbook no HD SSD , foi retirando o HD e colocando em um computador de outra marca , instalando o Windows, após a instalação do sistema operacional, coloquei novamente o HD em meu Mac, no qual, consegui fazer a instalação do Mac OS sem problema algum.
Existem outras formas no qual verifiquei para que seja reconhecido o HD SSD em alguns Macbook's , mas esta foi uma das formas que descobri acidentalmente para utilizar o SSD em meu Macbook.

4/12/2017 11:30 em resposta a AlvesFausto

Digo acidental, pois como estava sem tempo de verificar algumas soluções, decidi instalar o HD em um computador que tenho no qual utilizo Windows nesta máquina. Quando terminei a instalação que vi que a diferença de desempenho era gritante, ( kkkkk) decidi tentar novamente instalar o HD no Macbook, o resultado , foi um sucesso!

15/06/2016 22:18 em resposta a FelipeLapolli

Verdade, pode ser uma das possibilidades. É muito curioso o SSD funcionar em uma versão mais antiga do mac (Macbook 2010) e não funcionar no meu (Macbook 2011). De qualquer forma, irei entrar em contato com a Samsung e verificar isso.


O modelo do meu SSD é: 850 EVO SATA III 2.5 POLEGADAS
N° do modelo: MZ-75E250


Obrigado
Ainda aceitando novas dicas 🙂

16/06/2016 14:10 em resposta a FelipeLapolli

Amigo, o curioso é que vi pela internet outras pessoas instalando esse mesmo SSD 850 evo no mesmo Macbook que o meu 😟


Algumas pessoas me aconselharam a atualizar a versão do meu firmware. O problema é que o firmware disponível no site da Apple para o modelo do meu Macbook é uma versão compatível com o OS X 10.8.5 ou 10.9.5 (Mac EFI Security Update 2015-001) e eu uso o OS X El Capitan 10.11.5 😟 olha a imagem com a tentativa de instalação.


Arquivo carregado pelo usuário


Como devo proceder?




Problema SSD Macbook Pro início 2011

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.