E-mails direto para o lixo - Apple Mail, macOS Sierra, MacBook Pro 13"

Prezados, boa tarde.

Estou enfrentando um problema com o Mail do macOS. Alguns e-mails são direcionados para o lixo automaticamente, e não há o que eu faça que os tire e mantenha fora de lá. Movo as mensagens para a caixa de entrada, tanto na interface web do gmail, quanto no próprio Mail para macOS, instantaneamente retornam para o lixo. Não há absolutamente nenhuma regra ativa, nem na web interface do gmail, nem no próprio Mail do macOS.

Ao desativar a conta de e-mail no Mail do macOS, o problema cessa, sendo que o Mail para iOS continua ativo no iPhone e um outro cliente de e-mail que instalei no Mac para teste também não causa o loop. Me parece que o problema está realmente restrito ao Mail para macOS. Ao reativar a conta no Mail, as mensagens retornam para o lixo, automaticamente.

Estou em contato também com o suporte do gmail mas, como chegamos à conclusão, não se trata de um problema no servidor do serviço, já que com o cliente local desabilitado, a situação não ocorre.

Resumindo:

Interface web do gmail: ok

Mail para iOS: ok

Cliente alternativo no macOS: ok

Apple Mail: e-mails para o lixo automaticamente

Realmente não consigo entender o que possa estar overruling (não estou bem certo do termo em português - sobrepondo?) minha ação de ativamente mover as mensagens para a caixa de entrada, sendo que - friso - não há absolutamente nenhum filtro habilitado, quer seja no gmail, quer no Apple Mail.

Acontecia no El Capitan, persiste no Sierra.

Agradeço qualquer tentativa de ajuda.

MacBook Pro (13-inch Early 2011), Other OS

Publicado em 15/07/2016 11:03

Responder
8 respostas

15/07/2016 11:29 em resposta a pnaressi

Boa tarde pnaressi,

Me parece que tem outro usuário que o mesmo problema que você. Eu também estou usando o macOS Sierra e não estou tendo esse problema mencionado. Você já tentou remover as contas do Mail, criar um novo usuário administrador no sistema, entrar nele e configurar os e-mails para verificar se o problema ocorre?

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

15/07/2016 11:46 em resposta a FelipeLapolli

Boa tarde, Felipe, muito obrigado pela resposta.

Eu li o tópico em que outro usuário relata o problema, todavia preferi criar um novo para poder dar todos os detalhes do problema, porque ele é realmente bizarro.

Ressalto que o não vejo esse caso como um bug do Sierra, visto que já ocorria no El Capitan. O que me fez atentar para o problema na realidade foi o iPhone, porque seguidas vezes eu ouvia o alerta push de email novo do app do gmail, e quando abria o app, ou mesmo o mail para iOS, nada do e-mail. Encafifei, como se diz no interior, e fui buscar o que estava acontecendo, quando me deparei com dezenas de emails no lixo. Como não uso a caixa lixo do gmail, somente a de spam - e veja, os emails sequer passam pela caixa de spam, vão para a lixeira automaticamente - jamais me atentei a ela, até que descobri vários dos meus emails parados lá. Fui desativando aplicativo por aplicativo, por assim dizer, até conseguir isolar o problema no Mail para macOS. Ele, e somente ele, causa o loop.

Preferi pedir ajuda primeiro antes de executar toda essa manobra, que já havia me ocorrido. Mas pensei "caramba, preciso entender o que está acontecendo primeiro". Se não há nenhuma regra ativa, como pode um e-mail ir para a lixeira automaticamente? E pior, como posso não conseguir mantê-lo fora de lá? Se for filtrado como spam, perfeito, mas não é o caso. É daquelas coisas que disparam a curiosidade nerd, entende? É Preciso entender. Pra se ter uma dimensão, inclui o remetente aos meus contatos, e nem assim o problema cessou. Criei uma regra positiva, determinando que os emails do remetente fossem marcados como importantes e jamais fossem ignorados, nada. Direto pra lixeira. É realmente incrível, se não fosse uma aporrinhação tremenda.

Será que conseguimos ir dissecando o problema para tentarmos, conjuntamente, encontrar um porquê e uma solução, Felipe? Realmente me agradaria muitíssimo mais do que simplesmente criar outra conta de administrador. Mesmo porque, no final das contas, preciso que as coisas funcionem no meu login.

Mais uma vez, muito grato pelo seu tempo.

15/07/2016 12:38 em resposta a pnaressi

pnaressi,

Os procedimentos que passei são apenas para isolar o problema, ou seja, é um processo investigativo, são tentativas. Entendo perfeitamente que você esteja buscando uma solução em específico, eu também tenho o mesmo perfil que você com informática, quando algo me incomoda eu não descanso até entender o por quê. Lhe passei o procedimento para tentar isolar o problema e tentar identificar se é problema de usuário, ou de sistema. Outra maneira de isolar o problema seria utilizar um boot externo com sistema em boas condições. Realmente entendo que o problema é estranho, mas muitas vezes os problemas são de nível sistêmico, e para a correção necessitaria muito conhecimento de desenvolvimento de software e mesmo assim de difícil correção se tratando de um sistema de código fechado, apesar de ter componentes em código aberto, que são herdados do Unix. Reitero a importância de se tratar o problema e fazer as tentativas de isolamento para tentar chegar na solução, o que muitas vezes poderá não ser a solução que idealizamos.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

15/07/2016 12:53 em resposta a FelipeLapolli

Felipe,

Você acha que pode ser alguma coisa mais profunda do que aparenta ser? Eu realmente não consigo ter essa dimensão, tudo isso pra mim está mais para um bug bizarro do que qualquer outra coisa. Não vejo como isso poderia passar para um problema de usuário ou até sistêmico, entende? Principalmente porque se trata - até onde consegui rastrear, creio que 99% - de um único remetente, com várias contas atreladas, todas elas salvas nos meus contatos. Por se tratar de um e-commerce, é compreensível que haja uma possibilidade de ser catalogado como spam, mas repito que não é o caso. O que mais me causa estranheza é comandar pela interface web e o cliente local "overrular", sem que haja regra ativa para tal.

Acredita então que o próximo passo seja a criação de novo adm e configuração da conta no Mail do usuário novo? Se me reafirmar, assim o farei.

Também não te ocorre o que possa ser?

15/07/2016 13:53 em resposta a pnaressi

pnaressi,

Aparentemente parece ser um bug de sistema. Primeiro por ter acontecido com outro usuário, segundo por você ter realizado várias verificações juntamente com as configurações do seu e-mail juntamente com filtros e mecanismos anti-spam como você mesmo mencionou.

Temos que ter em foco que pode ser um erro de software e seguir passos para tentar isolar o problema. Criar um usuário, inicializar sistema em modo de segurança, fazer boot com sistema em boas condições num HD externo, todos esses procedimentos são tomados em casos de erros de sistema (bug). Se for um bug de sistema, tem vezes que a correção é uma atualização lançada pelo próprio desenvolvedor, se for algo em massa. Se for algo pontual, a solução muitas vezes é a reinstalação. Um sistema tem variáveis praticamente infinitas, muitas vezes é difícil prever certas rotinas com uma imensidão de ferramentas e variáveis afetando o comportamento do sistema. É por isso que não existe sistema perfeito. Com a inovação de ferramentas, cada vez a bola se torna maior, e o trabalho dos desenvolvedores é sempre tentar diminuir o tamanho dessa bola para que ela não se fique descontrolada e enorme.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

19/07/2016 06:50 em resposta a FelipeLapolli

Felipe, bom dia.

Conforme sua sugestão, criei um novo usuário administrador no MacBook e iniciei o Mail com minha conta do gmail. (Não sei se a informação é relevante, mas optei por não fazer login no meu iCloud, ignorei o passo na criação do novo usuário, bem como só sincronizei o email na conta do google.)

Estou testando já há um tempo, mantendo a conta alternativa ativa e enviando e recebendo emails. Realmente o problema parece não ocorrer, venho monitorando via interface web do gmail e os emails não estão sendo movidos para a lixeira, como acontece no meu usuário administrador original.

Demos mais um passo no sentido de solucionarmos o problema? Me ocorreu que talvez pudesse "zerar" o Mail na minha conta admin padrão e recomeçá-lo do zero, acha isso é viável?

Mais uma vez, grato por todo o auxílio.

19/07/2016 09:09 em resposta a pnaressi

Bom dia pnaressi,

Muito bom! Acho totalmente viável você deletar as pastas de biblioteca do seu Mail. Se você não tem informação relevante localmente nele, ou seja, toda informação importante está nos servidores do Google (Gmail). Apague as pastas do Mail dentro de Bibliotecas e configure novamente e faça o teste.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

E-mails direto para o lixo - Apple Mail, macOS Sierra, MacBook Pro 13"

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.