Processo kernel_task está consumindo 400% CPU e nada resolve

Tenho um MacBook Pro 9,2 mas ultimamente ele vem me dando uma dor de cabeça. Isso porque um processo com nome de kernel_task está consumindo toda a CPU. Li em algum local que poderia ser incompatibilidade com algum programa, então desinstalei 1 por 1 (limpando todos os rastros) e fui reiniciando para ver se algum deles era a fonte do problema. Nada feito. Depois vi que era algo do OS mesmo e que tirando uns arquivos da pasta raiz com o nome de vários tipos de Mac iria normalizar. Nada feito. Também já tentei fazer instalação limpa. Nada feito, e também não sei mais o que fazer.

Publicado em 10/07/2017 12:00

Responder
4 respostas

11/07/2017 19:28 em resposta a robslustosa

Olá robslustosa,

Obrigada por escolher as Comunidades de suporte da Apple para fazer a sua pergunta. Vejo que o seu MacBook Pro está com o kernel_task usando uma grande porcentagem da CPU. Você veio ao lugar certo para encontrar uma solução.

O artigo Se o kernel_task estiver usando uma grande porcentagem da CPU do Mac trás as seguintes informações sobre o kernel_task:

Uma das funções do processo do kernel task é ajudar a gerenciar a temperatura da CPU.

O Monitor de Atividade pode indicar que um processo de sistema chamado kernel_task está usando uma grande porcentagem da CPU e, durante esse período, é possível notar mais atividade da ventoinha.

Uma das funções do kernel_task é diminuir a disponibilidade da CPU para os processos que estão fazendo uso intenso dela, ajudando assim a gerenciar a temperatura da CPU. Em outras palavras, o kernel_task responde às condições que fazem com que a CPU fique superaquecida, mesmo que você não perceba o aquecimento do Mac. Ele não é a causa disso. Quando a temperatura da CPU diminui, o kernel_task reduz sua atividade automaticamente.

Tente Redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC) no Mac para ver se há uma melhora. Você também pode usar o Apple Diagnostics para ver se existe algum problema de hardware com o seu Mac que esteja desregulando a temperatura. Consulte o artigo Como usar o Apple Diagnostics no Mac .

Atenciosamente,

11/07/2017 14:32 em resposta a Christiana

Obrigado por responder!

Não consegui redefinir o SMC, pois ele sempre trava no meio do processo. Então parti para o Apple Hardware Test, que me deu o seguinte erro:

4SNS/1/C0000008: TAOP - 124

Fui buscar informações e parece que é algo com o sensor de temperatura do computador. Como eu resolvo isso? Alguns sites falam que a solução seria exatamente a redefinição do SMC, então devo continuar tentando?

No momento estou fazendo o teste ampliado para ver se ele me dá mais detalhes, mas deve ser isso mesmo...

11/07/2017 19:33 em resposta a Christiana

Um update aqui sobre o problema... FOI RESOLVIDO!!

Glória senhor amém aleluia. Continuei fazendo umas 20x seguidas aquela redefinição do SMC até ela ir de verdade, e funcionou. Quando liguei o computador estava tudo normal. O kernel_task agora só utiliza 0,4% da CPU. E outra, fiz o Hardware Test novamente e ele não detectou nenhum problema. Tudo de volta ao normal agora.

Muito obrigado Christiana!! Estou lhe devendo essa.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Processo kernel_task está consumindo 400% CPU e nada resolve

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.