Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Processo kernel_task está consumindo 400% CPU e nada resolve

Tenho um MacBook Pro 9,2 mas ultimamente ele vem me dando uma dor de cabeça. Isso porque um processo com nome de kernel_task está consumindo toda a CPU. Li em algum local que poderia ser incompatibilidade com algum programa, então desinstalei 1 por 1 (limpando todos os rastros) e fui reiniciando para ver se algum deles era a fonte do problema. Nada feito. Depois vi que era algo do OS mesmo e que tirando uns arquivos da pasta raiz com o nome de vários tipos de Mac iria normalizar. Nada feito. Também já tentei fazer instalação limpa. Nada feito, e também não sei mais o que fazer.

Publicado em 10/07/2017 16:00

Responder
Pergunta marcada como Melhor resposta

Publicado em 11/07/2017 23:28

Olá robslustosa,

Obrigada por escolher as Comunidades de suporte da Apple para fazer a sua pergunta. Vejo que o seu MacBook Pro está com o kernel_task usando uma grande porcentagem da CPU. Você veio ao lugar certo para encontrar uma solução.

O artigo Se o kernel_task estiver usando uma grande porcentagem da CPU do Mac trás as seguintes informações sobre o kernel_task:

Uma das funções do processo do kernel task é ajudar a gerenciar a temperatura da CPU.

O Monitor de Atividade pode indicar que um processo de sistema chamado kernel_task está usando uma grande porcentagem da CPU e, durante esse período, é possível notar mais atividade da ventoinha.

Uma das funções do kernel_task é diminuir a disponibilidade da CPU para os processos que estão fazendo uso intenso dela, ajudando assim a gerenciar a temperatura da CPU. Em outras palavras, o kernel_task responde às condições que fazem com que a CPU fique superaquecida, mesmo que você não perceba o aquecimento do Mac. Ele não é a causa disso. Quando a temperatura da CPU diminui, o kernel_task reduz sua atividade automaticamente.


Tente Redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC) no Mac para ver se há uma melhora. Você também pode usar o Apple Diagnostics para ver se existe algum problema de hardware com o seu Mac que esteja desregulando a temperatura. Consulte o artigo Como usar o Apple Diagnostics no Mac .

Atenciosamente,
4 respostas
Pergunta marcada como Melhor resposta

11/07/2017 23:28 em resposta a robslustosa

Olá robslustosa,

Obrigada por escolher as Comunidades de suporte da Apple para fazer a sua pergunta. Vejo que o seu MacBook Pro está com o kernel_task usando uma grande porcentagem da CPU. Você veio ao lugar certo para encontrar uma solução.

O artigo Se o kernel_task estiver usando uma grande porcentagem da CPU do Mac trás as seguintes informações sobre o kernel_task:

Uma das funções do processo do kernel task é ajudar a gerenciar a temperatura da CPU.

O Monitor de Atividade pode indicar que um processo de sistema chamado kernel_task está usando uma grande porcentagem da CPU e, durante esse período, é possível notar mais atividade da ventoinha.

Uma das funções do kernel_task é diminuir a disponibilidade da CPU para os processos que estão fazendo uso intenso dela, ajudando assim a gerenciar a temperatura da CPU. Em outras palavras, o kernel_task responde às condições que fazem com que a CPU fique superaquecida, mesmo que você não perceba o aquecimento do Mac. Ele não é a causa disso. Quando a temperatura da CPU diminui, o kernel_task reduz sua atividade automaticamente.


Tente Redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC) no Mac para ver se há uma melhora. Você também pode usar o Apple Diagnostics para ver se existe algum problema de hardware com o seu Mac que esteja desregulando a temperatura. Consulte o artigo Como usar o Apple Diagnostics no Mac .

Atenciosamente,

11/07/2017 18:32 em resposta a Christiana

Obrigado por responder!

Não consegui redefinir o SMC, pois ele sempre trava no meio do processo. Então parti para o Apple Hardware Test, que me deu o seguinte erro:

4SNS/1/C0000008: TAOP - 124

Fui buscar informações e parece que é algo com o sensor de temperatura do computador. Como eu resolvo isso? Alguns sites falam que a solução seria exatamente a redefinição do SMC, então devo continuar tentando?

No momento estou fazendo o teste ampliado para ver se ele me dá mais detalhes, mas deve ser isso mesmo...

11/07/2017 23:33 em resposta a Christiana

Um update aqui sobre o problema... FOI RESOLVIDO!!


Glória senhor amém aleluia. Continuei fazendo umas 20x seguidas aquela redefinição do SMC até ela ir de verdade, e funcionou. Quando liguei o computador estava tudo normal. O kernel_task agora só utiliza 0,4% da CPU. E outra, fiz o Hardware Test novamente e ele não detectou nenhum problema. Tudo de volta ao normal agora.


Muito obrigado Christiana!! Estou lhe devendo essa.

Processo kernel_task está consumindo 400% CPU e nada resolve

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.