Então galera, gostaria de expor aqui minhas últimas observações e testes em relação a TC.
Baixei dois aplicativos, por sinal ambos pagos (U$4,99-cada) e, tive um certo sucesso razoável em um deles que é o FileBrowser, aplicativo muito bom e aparentemente totalmente voltado para produtos da Apple, enfim, com o Google Chromecast plugado na sua TV você consegue acessar pelo Iphone/Ipad sua TC e assim enviar o vídeo/imagem/áudio direto para a tv, arquivos avi-mkv rodaram de boa, a questão é que esse aplicativo não tem aparentemente (até agora) nenhuma função de legenda (subtitle), procurei mas não achei nada. De resto consegui mandar tudo pra tv.
Outro aplicativo seria o FileExplorer, muito bom tb, acessa do Iphone-Ipad a TC, só não consegue mandar nada pra tv. Então pra mim não adiantou muito!
E outro aplicativo bem legal é o Plex, ele faz um diretório com seus filmes tipo um Netflix e baixa automaticamente capas-artistas-sinopse, a questão é que ele é pago igual o Netflix por mês, consegui baixar uma versão não tão completa por U$4,99 que já deu pra ter uma idéia boa de como funciona o aplicativo. Você consegue acessar a TC pelo Iphone-Ipad desde que seu computador esteja ligado, isso porque é seu computador (Mac ou Windows) que faz a ponte entre seu Iphone-Ipad e a TC. Muito legal e interessante o sistema de organização desse aplicativo, gostei muito.
Resumindo, acho que o primeiro aplicativo comentado é o que mais me atendeu até agora, pelo motivo que não preciso ligar notebook nenhum pra acessar meu filmes, fotos, etc, o que peca mesmo é a legenda que no meu caso é essencial, mas, vamos ver se com as atualizações isso é incorporado.
Uma outra coisa que descobri é que a Apple TV não tem diferença alguma em relação ao Google Chromecast, digo pelo fato de fazer o streaming dos filmes e arquivos direto para a tv, lí a respeito e fiquei sabendo que pra mandar um vídeo da Apple TV e assim a TC para a sua tv, você precisa primeiro entrar do seu computador no ITunes e transformar todos seus vídeos no formato suportado pela Apple que é se não me engano a extensão MP4, daí assim vai conseguir assistir os filmes na tv. O que pra mim fica inviável e nada prático, pois todos meus filmes estão em AVI e MKV.
Espero ter ajudado vocês, até agora foi tudo que descobri a respeito. Abraço.