Problema com adaptador Ethernet USB
Tenho um adaptador Ethernet USB (O Tp-Link Ue300) que há algum tempo parou de ser reconhecido no meu MacBook Retina. O adaptador (que antes funcionava como plug and play) não está quebrado, como pensei inicialmente, pois funciona em outros computadores.
Até agora, nada do que tentei funcionou:
- Usar o modo de segurança
- Redefinir NVRAM/PRAM
- Redefinir o SMC
- Baixar o driver atual da TP-LINK e também o driver do chip AX88179.
Recentemente meu computador passou em uma assistência autorizada para troca de bateria e nos testes não foi detectado nenhum tipo de problema.
Na área de Rede das Preferências do Sistema ainda é possível ver um "USB 10/100/1000 LAN" antigo, mas seu status aparece sempre como desconectado, mesmo que a luz do adaptador esteja piscando, como se estivesse funcionando normalmente. Ao clicar no botão "+" não há a opção de "USB 10/100/1000 LAN" adicionais, mesmo que o atual seja apagado.
Tenho lido relatos parecidos de outros usuários e sobre uma atualização antiga em que a Apple acidentalmente estragou a compatibilidade com portas Ethernet, mas me pareceu que este era um problema que foi resolvido e superado nas atualizações posteriores.
Estou atualmente usando o Mojave, mas esse problema já acontece desde o Sierra. Neste meio tempo, o adaptador chegou a funcionar em algumas ocasiões. Consegui uma vez usando a função de renovar o DHCP e em outra ocasião em rede com outro computador, usando uma configuração manual.
Gostaria que isso voltasse a ser plug and play, sem complicação, como sempre deveria ter sido!
Alguma outra ideia sobre como eu poderia tentar consertar esse problema sem que seja necessário reinstalar o sistema?
MacBook Pro 15", macOS 10.14