Conflito MacFanControl

Olá. Até semana passada eu estava utilizando meu iMac late 12 21,5`` com o Montain Lion. Eu tenho um Lacie 2big conectado na thunderbolt e funcionando normalmente.

Mais uma informação importante. Quando meu HD interno deu problema, a assistência instalou um SSD. Na época, não sei se por causa disso, foi instalado o Mac Fan Control, pois o HD não teria mais o sensor de temperatura. E funcionando normalmente.

Porém, e sempre tem um porém, semana passada instalei o High Sierra em uma partição e funcionando aparentemente bem antes de migrar para a partição principal. Depois de instalar o Mac Fan Control atualizado, o drive Lacie desconectava sozinho e sumia os arquivos.

Perguntas: Alguém teve algo parecido? e outra. Preciso realmente manter o app Mac Fan Control para controlar a ventoinha ou ela funciona sozinha mesmo sem controlar a velocidade?

iMac 21.5″, macOS 10.13

Publicado em 25/06/2020 12:21

Responder

Perguntas semelhantes

6 respostas

26/06/2020 15:06 em resposta a JefGou

Obrigado Jef.

Então, o Mac Fan Control é o mais conhecido mesmo.

Eu entrei no site da Lacie e abri uma discussão lá também e anexei os logs de erro que tive com o software já que não consigo interpretar. Lá no site, notei que tinha uma outra pessoa com um problema não igual, mas relacionado com HD externo também e classificado como Bug.

Como não sabia se ficava ligada direto ou não, procurei outro, o SMC Fan control e o instalei e até agora, já fazem mais de 8 horas e não tive problemas. Roda tranquilo e super leve.

Então, quanto ao disco Lacie. Neste mesmo computador ele sempre funcionou bem no Montain Lion, foi só mudar para o High Sierra e aparentemente depois do Fan Control, que ele desconectava. Não o testei em outro computador por este motivo.

Até agora está tudo bem.

Agradeço sua ajuda.

25/06/2020 12:39 em resposta a EduZanotti

Olá, seja muito bem-vindo(a) as Comunidades Apple Brasil, espero conseguir te ajudar.

Quando um disco é alterado, realmente você vai precisar alguma alternativa pra controlar a rotação da ventoinha, os sensores são extremamente importantes para o bom funcionamento, assim como as ventoinhas.

Quanto a falha no disco, teste ele em outro equipamento para isolar o problema, e de mesmo modo, teste outro disco no seu Mac(algum que não tenha dados importantes).

Você tem a opção de testar via USB também. Caso essa resposta te ajude, não esqueça de marcar como útil. Assim, juntos, vamos ajudar outras pessoas.

26/06/2020 08:58 em resposta a EduZanotti

Olá, sobre o software pra controle de ventoinha, seria esse mesmo. Nunca utilizei, mas já pessoas utilizando o Fan Control. Sem o software, sim, sua ventoinha vai ficar ligada direto. Como se trata de um disco interno sem sensor e disco externo dando problema, creio que os problemas não estejam relacionados.

Sobre seu disco Lacie, ele apresenta a mesma falha quando usado em outro computador? Seria possível fazer esse teste?

25/06/2020 18:41 em resposta a JefGou

Olá Jef, obrigado pela resposta rápida.

Então, este mesmo Lacie tem funcionado a meses no mountain lion com o mesmo mac Fan control. Nunca caiu porém logo que instalei o App, deu pau. Na dúvida, instalei novamente direto do download do desenvolvedor, e assim que acionado, já fica estranho. Não puxa os dados de g temperatura de imediato e o HD começa a travar. Tenho outros dois HD externos ligados em usb w não rola nada com eles.

Depois desinstalei e reiniciei e fiquei 5 horasbtrabalhando sem nenhum problema.

O App gera um log, mas não sei interpretar.

Será que sem o App, pelo menos ventoinha fica ligada direto?

Você conhece algum outro App seguro para eu testar?

Teria algum comando para deixar na velocidade máxima?

Obrigado.

25/06/2020 22:58 em resposta a EduZanotti

O OS da apple consegue identificar hardwares que ele aceita. O que é isto? Se o hardware funcionar em um aparelho, ou dispositivo Apple é porque foi reconhecido.

Mas temos poréns, não tão poucos e nem tão muitos.

Dizemos que um HD externo Samsung é reconhecido por iMac 2009 (later) 27", você acha que esse mesmo HD será reconhecido por um iMac 2020? O ano do HD é 2015, esqueci de mencionar isso. A resposta: não sei. Não tenho um imac 2020 aqui para testar.

Mas posso garantir que hardware e software precisam conversar direitinho e para aqueles que ainda não entenderam que tecnologia é caro, fica a dica: sempre que forem comprar algum hardware comprem o penúltimo que foi lançado.

Em se tratando de Apple, o Catalina só irá ser bem resolvido com SSD. Porque? O início da explicação é que agora, se trata de tudo ser em 64bits. Ou seja, o OS Catalina é o primeiro OS a rodar somente em 64bits. É uma revolução em OS's mas ele exige também da máquina. E a dica fica: quem quiser rodar o Catalina, 8RAM e SSD de 256GB. z

Eu, se tivesse condições, teria 128RAM e 6TB de SSD. Nem mencionei o processador!

Boa sorte pessoal.

26/06/2020 04:23 em resposta a marcellowt

Obrigado Marcelo.

Quando instalei o SSD (Samsung 850 EVO) foi em uma assistência da Apple. Tudo normal.

Estou ciente das questões de incompatibilidade que podem ocorrer, por isso levanto esta questão no forum para entender algo que não foi postado como incompatibilidade oficial ainda. E provavelmente não é da Apple. Acredito que seja mais do app, mas gosto de ouvir a voz do povo que leva a coisa a sério.

Obrigado

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Conflito MacFanControl

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.