Erro no uso da caneta (traço persistente e traço variável)
Acabei de comprar um iPad e estou usando dois programas para PDF e notas em geral: PDF Express e Notability. Ambos oferecem a opção da caneta que, no PDF Express, denomina-se "persistente" ou "variável".
O traço variável é aquele cujo calibre da linha muda conforme se aumenta a pressão da caneta na tela. Já o traço persistente é aquele que mantém-se sempre igual, independentemente da pressão exercida na tela.
Por padrão, sempre utilizo o traço variável. Ocorre que, pouco tempo depois, o traço se torna "persistente", sem que eu tenha mudado a opção.
Curioso é que, clicando nas opções da caneta, lá continua selecionada a opção "variável""
Tenho, então, que clicar novamente na opção já marcada, para então voltar a escrever no modo "variável".
Se preciso usar a borracha, já volta pro modo persistente.
Ainda que não faça nada, as vezes durante a escrita de uma frase, se mudo a palavra já volta para o modo persistente...
De repente, do nada, corrige-se sozinho e retorna pro modo variável (de onde nunca deveria ter saído)
Isso ocorre tanto no PDF Express quanto no Notability. Um erro irritante e recorrente, que quebra o fluxo de trabalho, além de deixar o a escrita, esteticamente, bastante desorganizada.
Alguém tem passado pelo mesmo problema e saberia como resolver?
iPad, iPadOS 13