Segundo SSD (só para armazenamento) não formata via SATA

Olá, eu tenho um macbook pro 2011 e utilizo um SSD interno para o sistema e o HD original deixei para armazenamento num caddy pelo leitor de dvd. Tudo funcionava perfeitamente. Recente comprei mais um SSD de 1tb. copiei o SSD antigo para o novo SSD de 1tb e funcionou normalmente. O Problema é que eu quis aproveitar o SSD antigo no lugar do HD. mas ele não monta internamente, não consigo formatar. Curioso é que via USB eu consigo formatar e utilizar normalmente, mas quando coloco ele no caddy como unidade interna ele não monta, não formata de jeito nenhum, quando eu coloco o HD original de volta no caddy ele reconhece normal.

Já tentei formatar no modo recovery, via terminal e nada. alguma dica?

MacBook Pro 13″, macOS 10.12

Publicado em 3/01/2021 10:38

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 3/01/2021 20:44

Crie um pendrive de instalação do High Sierra (último compatível com o seu Mac), de boot por ele e tente realizar a formatação do disco.

Como criar um instalador inicializável no macOS - Suporte da Apple

Pode ser que seja necessário substituir o flat cable. Já vi pessoas que tinham este tipo de problema e ao substituir o flat cable conseguiram operar os discos novamente.

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

3/01/2021 20:44 em resposta a djtide

Crie um pendrive de instalação do High Sierra (último compatível com o seu Mac), de boot por ele e tente realizar a formatação do disco.

Como criar um instalador inicializável no macOS - Suporte da Apple

Pode ser que seja necessário substituir o flat cable. Já vi pessoas que tinham este tipo de problema e ao substituir o flat cable conseguiram operar os discos novamente.

4/01/2021 12:04 em resposta a djtide

Curiosamente, sim, mesmo flat cables funcionando com o HD original, quando trocados faziam todos os drives funcionar. Nada engenharia, eu sei 😂 😂, mas já vi acontecer, e os modelos 2011 e 2012 são quase sempre as máquinas impactadas por esta situação.

Acredito que mesmo com um sistema instalado ele não montará, mas teste diferente, coloque ele na USB e instale nele o High Sierra, depois coloca ele pra dentro do Mac e verifique se funciona.

E de todo modo atualize para o High Sierra, o último suportado pelo seu Mac, bem mais novo que o Mavericks, e um dos melhores macOS.

4/01/2021 08:45 em resposta a Rafael_Scheid

Boa Rafael, nesse momento eu estou clonando o Maveriks nesse ssd pra ver se com um sistema operacional instalado ele monta. Mas se não funcionar vou tentar essa solução do pendrive .... sobre o flatcable estou usando ele no cadyy no leitor de dvd, com o HD original ele funciona perfeito, seria trocar aquele flatcable que vai no caddy né? Mesmo ele funcionando com o outro HD pode dar problema com o SSD? Obrigado pela resposta!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Segundo SSD (só para armazenamento) não formata via SATA

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.