Fotos para Mac identifica "novos itens", porém não gera (todas) suas miniaturas nem os importa (sem mensagem de erro)... O que fazer?
Bom dia colegas,
Tenho um MacBook Pro (Retina, 13", early-2015, 2,7 GHz i5, 8 GB RAM, 256 GB HD) rodando a ultima versão do Big Sur (instalação limpa). Após vários anos acumulando fotos de forma desestruturada, decidi por botar ordem na casa usando o Fotos para Mac.
Dado o volume de fotos, precisei criar nova fototeca (abrindo o app utilizando tecla "option" em HD externo formatado em MacOs Expandido (também ja tentei com outro HD em ExFAT, e o problema persiste). Em seguida, abri o menu arquivo/importar e selecionei a pasta completa (também ja tentei fracionar, e o problema persiste) onde se encontram os arquivos. Após mapeamento e identificação dos arquivos para revisão (identificados por volta de 50 mil), procedi com "importar todos os itens novos".
Após o processo, percebi que a contagem de arquivos existentes na fototeca era consideravelmente inferior (na casa dos 35 mil). Repeti o processo inúmeras vezes, de diversas formas, e sempre aparece um delta de arquivos não importados. O mais estranho é que ao clicar em importar, o app processa os arquivos como se a importação estivesse ocorrendo, sem qualquer mensagem de erro, mas nada muda ao final. Outra estranheza é que na lista de "Itens Novos" (pendentes) a maioria das miniaturas está como na imagem abaixo. Isto acontece tanto para vídeos como fotos. Em vários casos fui direto no original e os arquivos abrem normalmente na pre-visualização.
Preciso de ajuda... alguém já passou por isso ou tem alguma sugestão de como proceder? Já faz alguns meses que tenho tentado resolver sozinho através de pesquisas na web o problema, porém acabaram minhas ideias e confesso que estou desistindo de usar o app.
MacBook Pro 13″, macOS 11.1