Fotos para Mac identifica "novos itens", porém não gera (todas) suas miniaturas nem os importa (sem mensagem de erro)... O que fazer?

Bom dia colegas,

Tenho um MacBook Pro (Retina, 13", early-2015, 2,7 GHz i5, 8 GB RAM, 256 GB HD) rodando a ultima versão do Big Sur (instalação limpa). Após vários anos acumulando fotos de forma desestruturada, decidi por botar ordem na casa usando o Fotos para Mac.

Dado o volume de fotos, precisei criar nova fototeca (abrindo o app utilizando tecla "option" em HD externo formatado em MacOs Expandido (também ja tentei com outro HD em ExFAT, e o problema persiste). Em seguida, abri o menu arquivo/importar e selecionei a pasta completa (também ja tentei fracionar, e o problema persiste) onde se encontram os arquivos. Após mapeamento e identificação dos arquivos para revisão (identificados por volta de 50 mil), procedi com "importar todos os itens novos".

Após o processo, percebi que a contagem de arquivos existentes na fototeca era consideravelmente inferior (na casa dos 35 mil). Repeti o processo inúmeras vezes, de diversas formas, e sempre aparece um delta de arquivos não importados. O mais estranho é que ao clicar em importar, o app processa os arquivos como se a importação estivesse ocorrendo, sem qualquer mensagem de erro, mas nada muda ao final. Outra estranheza é que na lista de "Itens Novos" (pendentes) a maioria das miniaturas está como na imagem abaixo. Isto acontece tanto para vídeos como fotos. Em vários casos fui direto no original e os arquivos abrem normalmente na pre-visualização.

Preciso de ajuda... alguém já passou por isso ou tem alguma sugestão de como proceder? Já faz alguns meses que tenho tentado resolver sozinho através de pesquisas na web o problema, porém acabaram minhas ideias e confesso que estou desistindo de usar o app.

MacBook Pro 13″, macOS 11.1

Publicado em 5/01/2021 04:45

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 6/01/2021 06:36

Atualização:

Hoje, tive a ideia de verificar "arquivos ocultos" (comand-shift-ponto) e observei que existiam diversas pastas nomeadas ".appledouble" contendo um espelho dos arquivos. Pela as minhas pesquisas isso é criado quando utilizado HD de rede tipo NAS. Apaguei tudo usando o Terminal com os respectivos comandos:

cd your_folder

find ./ -depth -name ".DS_Store" -exec rm {} \;

find ./ -depth -name ".AppleDouble" -exec rm -Rf {} \;

Isso aparentemente resolveu 99% do problema, e ao tentar importar novamente a pasta o total de "novos arquivos" caiu para aproximadamente 50. Usei o mesmo comando para apagar outros arquivos ocultos, como por exemplo arquivos criado no passado pelas câmeras, Picasa ou Windows, sem efeito neste delta. Estou me perguntando se isso é algo relacionado a cache... sugestões?

Perguntas semelhantes

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

6/01/2021 06:36 em resposta a gpcnogueira

Atualização:

Hoje, tive a ideia de verificar "arquivos ocultos" (comand-shift-ponto) e observei que existiam diversas pastas nomeadas ".appledouble" contendo um espelho dos arquivos. Pela as minhas pesquisas isso é criado quando utilizado HD de rede tipo NAS. Apaguei tudo usando o Terminal com os respectivos comandos:

cd your_folder

find ./ -depth -name ".DS_Store" -exec rm {} \;

find ./ -depth -name ".AppleDouble" -exec rm -Rf {} \;

Isso aparentemente resolveu 99% do problema, e ao tentar importar novamente a pasta o total de "novos arquivos" caiu para aproximadamente 50. Usei o mesmo comando para apagar outros arquivos ocultos, como por exemplo arquivos criado no passado pelas câmeras, Picasa ou Windows, sem efeito neste delta. Estou me perguntando se isso é algo relacionado a cache... sugestões?

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Fotos para Mac identifica "novos itens", porém não gera (todas) suas miniaturas nem os importa (sem mensagem de erro)... O que fazer?

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.