MacBook - Migração do Mountain Lion para Sierra

Pessoal bom dia, eu tenho um MAC que tem 1TB até então metade de SDD e outro sata. Mas eu não usava este micro comprei ele numa viajam.

Ele veio com macOS Sierra, quando ia no simbolo maça - > Preferência de sistema não tinha a opção Atualização de software como muitos videos na internet mostravam para no caso tentar atualizar o sistema para Catalina por exemplo (Não sabia se era possível) mas não tinha tal opção. Como a unica coisa que eu tinha instalado era o xCode eu achei que pudesse feito algo.

Como não tinha nada importante, resolve dar um restaure no sistema, ai que problema começou.

Reiniciei, pressionei command + R, limpei a partição, voltei e comecei a reinstalar o macOS. No meio do caminho uma infelicidade coisa que nunca acontece uma queda de energia.

Depois que voltou tentei novamente, a tela já ficou diferente como se não tivesse encontrado mais aquela parte do HD que guarda o sistema para futuros resetes. Ai ele mostrou uma tela pretinha como se fosse tentar baixar alguma versão da internet (isto ao tentar ligar). Ele pediu uma senha wifi, e encontrou um sistema bem anterior Mountain Lion, deu tudo certinho, ele instalou este mac Mountain Lion, mas ele horroso de feio e ultrapassado em relação ao Sierra. Tudo nele e defasado, um Safari completamente antigo,

Novamente fui em Maça - > Preferência de sistema ou Maça -> Atualização de software - Encontrou 7 atualizações todas digamos meio bobas.

Tentei e dava erro, ai fiz uma por uma, até sobrar uma que e iTunes que ela da erro. (ocorreu um erro ao transferir as atualizações.(102) mac)

Eu queria mesmo era tentar usaar o macOS Catalina, mas se não possível queria migrar para Sierra a qual eu estava, sei que o sistema suporta numa boa.

Só que agora bateu o desespero, e bastante dificil achar qualquer ajuda realmente que funcione pro mundo mac.

Outra coisa o sistema não reconhece mais aquele 1TB e som metade disso. Quando eu usei o command + R antes de queda de energia ele já não mostrava o 1 TB. Tenho certeza que não houve problema no HD porque já testei e esta diferença no tamanho já tinha ocorrido antes da queda. Apenas se traduziu de fato quando eu instalei o MAC Mountain Lion

Eu vou hoje tentar mais uma vez que o video deste cara - ***** que me parece criar um boot

[Título alterado pelo Moderador]

[Editado pelo Moderador]

Publicado em 7/03/2021 04:00

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 7/03/2021 06:43

Primeiro nos diga qual é o exato modelo da máquina, assim teremos a exata informação de qual macOS pode ser instalado.

Entre no menu Apple > Sobre este Mac e nos informe tudo que estiver lá descrito como MacBook Pro 13" 15" Mid Late 20XX, CPU, GPU, RAM, veja também a parte armazenamento tudo que ele dá de informação, exceto o número de série.

Identificar o modelo de MacBook Pro - Suporte da Apple

Como informou, se tiver mesmo um SSD nele, caso seja possível partirmos ao Catalina, use o SSD para a instalação, por conta da velocidade.

Abra app Disk Utility, clique em Visualizar e selecione todos os dispositivos, cole aqui um print dessa tela para vermos como está a configuração exatamente.

Para informações bem completas sobre o hardware entre no Sobre este Mac e clique em Relatório do Sistema. No menu esquerdo em Hardware você encontrará muitas informações.

Bem, sobre instalar o macOS, começarei a desconstruir sua idéia de que é difícil encontrar informação hehe. A diferença é que a própria Apple costuma dar toda a informação, diferentemente do mundo PC onde o povo descobre praticamente tudo na correria haha.

Seguindo, o aconselhável é que tenha sempre um pendrive de instalação, que deve ser feito desta maneira Como criar um instalador inicializável no macOS - Suporte da Apple

Antes da instalação, faça:

Reset SMC Como redefinir o SMC do Mac - Suporte da Apple

Reset NVRAM Redefinir a NVRAM ou a PRAM no Mac - Suporte da Apple

Com o pendrive, reiniciar segurando Option e escolher o Instalador para carregar o Recovery Mode

Uma vez carregado o RM, abrir o Disk Utility e apagar completamente o disco Como apagar um Mac com processador Intel - Suporte da Apple (pule os passos iniciais pois você já estará no RM) (mais infos Como reparar um disco do Mac usando o Utilitário de Disco - Suporte da Apple e Manual do Usuário do Utilitário de Disco do Mac - Suporte da Apple)

Finalizada a formatação, feche DU e prossiga com a instalação que você já conhece.

O pendrive de instalação é ideal pois é uma cópia local do instalador, mais rápida e confiável do que pela internet.

Há como criar o pendrive de instalação com o Windows utilizando um app chamado transmac, mas o ideal é que faça isto pelo macOS.

9 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

7/03/2021 06:43 em resposta a johnbh3

Primeiro nos diga qual é o exato modelo da máquina, assim teremos a exata informação de qual macOS pode ser instalado.

Entre no menu Apple > Sobre este Mac e nos informe tudo que estiver lá descrito como MacBook Pro 13" 15" Mid Late 20XX, CPU, GPU, RAM, veja também a parte armazenamento tudo que ele dá de informação, exceto o número de série.

Identificar o modelo de MacBook Pro - Suporte da Apple

Como informou, se tiver mesmo um SSD nele, caso seja possível partirmos ao Catalina, use o SSD para a instalação, por conta da velocidade.

Abra app Disk Utility, clique em Visualizar e selecione todos os dispositivos, cole aqui um print dessa tela para vermos como está a configuração exatamente.

Para informações bem completas sobre o hardware entre no Sobre este Mac e clique em Relatório do Sistema. No menu esquerdo em Hardware você encontrará muitas informações.

Bem, sobre instalar o macOS, começarei a desconstruir sua idéia de que é difícil encontrar informação hehe. A diferença é que a própria Apple costuma dar toda a informação, diferentemente do mundo PC onde o povo descobre praticamente tudo na correria haha.

Seguindo, o aconselhável é que tenha sempre um pendrive de instalação, que deve ser feito desta maneira Como criar um instalador inicializável no macOS - Suporte da Apple

Antes da instalação, faça:

Reset SMC Como redefinir o SMC do Mac - Suporte da Apple

Reset NVRAM Redefinir a NVRAM ou a PRAM no Mac - Suporte da Apple

Com o pendrive, reiniciar segurando Option e escolher o Instalador para carregar o Recovery Mode

Uma vez carregado o RM, abrir o Disk Utility e apagar completamente o disco Como apagar um Mac com processador Intel - Suporte da Apple (pule os passos iniciais pois você já estará no RM) (mais infos Como reparar um disco do Mac usando o Utilitário de Disco - Suporte da Apple e Manual do Usuário do Utilitário de Disco do Mac - Suporte da Apple)

Finalizada a formatação, feche DU e prossiga com a instalação que você já conhece.

O pendrive de instalação é ideal pois é uma cópia local do instalador, mais rápida e confiável do que pela internet.

Há como criar o pendrive de instalação com o Windows utilizando um app chamado transmac, mas o ideal é que faça isto pelo macOS.

7/03/2021 16:10 em resposta a johnbh3

Seu Mac é ótimo, de uma safra das melhores máquinas já feitas pela Apple (2012-2015), e ainda foi incrementado com os upgrades da época de processador, memória e armazenamento.

Sim, ele suporta até o Catalina.

Use os procedimentos de instalação por pendrive bootavel que recomendei e terá uma máquina fantástica.

Infelizmente ela não recebeu o Big Sur, mas com o Catalina irá ainda lhe oferecer bons anos de uso.

Se ficou com alguma dúvida no processo de formatação e instalação, avisa aqui que vamos no detalhe pra que você possa extrair o melhor desta máquina irada.

7/03/2021 13:38 em resposta a Rafael_Scheid

Olá,

Amigo eu não consegui colocar as imagens aqui esta dando erro ao fazer o upload: There is an error occurred while loading this image. Please try again later.

Eu poste no blogger (Google confiável ta) você pode olhar os print's? link > https://nfcemg.blogspot.com/2021/03/blog-post.html

Sobre o HD eu me confundi ele e apenas SSD mesmo 512 sem nenhum outro HD

modelo MacBook Pro

Retina, meados de 2012

Quando peguei estava com Sierra 10.12

7/03/2021 18:32 em resposta a johnbh3

Maravilha!

E agora já sabe que tem, sim, informações sobre o Mac por aqui e que a própria Apple documenta todos os seus procedimentos. É claro que um pouco de ajuda de quem está mais habituado, e também adquirir a experiência de fazer a primeira vez vão lhe deixar mais confiante, mas no geral a Apple padroniza e simplifica muito as coisas para que não precisemos ficar quebrando demais a cabeça.

No mais, have fun 💪🏼💪🏼🤘🏼🤘🏼

7/03/2021 13:41 em resposta a johnbh3

Complementando, após você me responder qual sistema compatível (Teoricamente pelo que entendi daria pra migrar para o Catalina)

Peço desculpas, mas MAC e completamente novo pra mim. Embora eu seja na area de desenvolvimento, me vi na real necessidade de precisar de um mac ainda que pra testar os aplicativos.

Após você me der um retorno se não for abusar, eu vou seguir as instruções que você enviou na primeira resposta.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

MacBook - Migração do Mountain Lion para Sierra

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.