MacBook - Touch ID e preenchimento de senhas não funcionam

Tinha um macbook air com i7 2014, e recentemente adquiri um macbook air m1 2020, ambos instalados com a última versão do macOS Big Sur. Eu salvei no time machine no mac 2014 os dados de minha conta e sessão. E restaurei esse time machine no mac m1. Eu não consigo mais preencher automaticamente as senhas e usuários de sites salvos no safari pelo Touch ID, mesmo ele estando configurado para funcionar. Além disso, por algum motivo não consigo preencher nome de usuário e senha de sites que haviam sido previamente salvos no safari, simplesmente eu seleciono preencher automaticamente, porém nada é preenchido, isso quando eu desabilito essa função no Touch ID nas preferências do sistema. A mesma coisa ocorre quando eu clico em sugerir senha, nada é preenchido, independente do site que eu entre, mesmo em sites que já tinham senhas salvas antes. Além disso as notificações de alertas não estão mais aparecendo, será que isso tem relação a eu ter utilizado a recuperação de uma conta no big sur de um macbook mais antigo que não tinha o Touch ID, mas que também tinha o big sur instalado nele? No caso essa conta estava usando em um macbook air i7 2014. Agradeceria se alguém pudesse me ajudar, pois já tentei todas as configurações possíveis tanto no Touch ID, quanto no safari, quanto nas notificações nas preferências do sistema, e continuo com o mesmo problema. Para iniciar o macbook o Touch ID funciona, para acessar aqui as comunidades da apple com meu login o touchID também funciona, porém nos casos acima descritos não, e antes de eu ter iniciado esse uso desse meu usuário pelo time machine, funcionava essa funcionalidade do Touch ID para preencher automaticamente senhas e usuários de sites conhecidos e salvos no safari e também a questão das notificações. Não sei mais o que fazer.

[Título alterado pelo Moderador] 

Publicado em 3/07/2021 09:15

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 11/07/2021 02:56

Pessoal, obrigado pelas dicas e ajuda. Resolvido o problema. Eu apaguei o Mac, resetei a configuração de fábrica e reinstalei o Big Sur mas sem migrar a sessão previamente salva no Big Sur sem o Touch ID. Reiniciei o Mac, reconfigurei, abri o time machine e fui selecionando especificamente o que queria resgatar e pronto, tudo funcionando normalmente.

Realmente creio que o Big Sur encontre um problema de compatibilidade entre uma sessão salva num MacBook Air sem Touch ID para um MacBook Air com Touch ID.

Espero que isto ajude alguém se tiver o mesmo problema que eu tive.

Mais uma vez, obrigado a todos.

10 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

11/07/2021 02:56 em resposta a PedroSBC

Pessoal, obrigado pelas dicas e ajuda. Resolvido o problema. Eu apaguei o Mac, resetei a configuração de fábrica e reinstalei o Big Sur mas sem migrar a sessão previamente salva no Big Sur sem o Touch ID. Reiniciei o Mac, reconfigurei, abri o time machine e fui selecionando especificamente o que queria resgatar e pronto, tudo funcionando normalmente.

Realmente creio que o Big Sur encontre um problema de compatibilidade entre uma sessão salva num MacBook Air sem Touch ID para um MacBook Air com Touch ID.

Espero que isto ajude alguém se tiver o mesmo problema que eu tive.

Mais uma vez, obrigado a todos.

10/07/2021 20:16 em resposta a pfroelicher

Sim já olhei o keychain, e tem as senhas lá.

As senhas que não preenchem mais automaticamente são tanto dos sites que constam lá no keychain, quanto qualquer uma nova que eu vier a criar, como qualquer uma quando eu tento criar pela opção de sugestão de senha do safari, e neste caso, quando eu seleciono essa opção, nada é preenchido e o menu de clicar para selecionar uma senha some como se tivesse criado, mas não criou senha nenhuma.

Nas minhas preferências o item chaves já está selecionado desde que comprei este mac. Eu tinha outro computador além deste atual que estava ativo no iCloud, mas eu já deletei ele, agora só tenho este mac ativo. No safari a opção de Autofill está ativado, E por último no Touch ID eu optei sim pelo preenchimento automático de senhas. Como disse, o touch ID funciona normalmente para abrir o mac, ou preencher com minha digital a senha de administrador, ou entrar no iCloud, ou acessar as comunidades da Apple, porém não funcionam para recuperar as senhas salvas no Safari.

Acho que terei mesmo que resetar o computador e reinstalar a sessão do time machine, sob a possibilidade de carregar o mesmo problema pela sessão do time machine.

10/07/2021 20:51 em resposta a PedroSBC

Uma coisa que pude perceber na keychain é que não tinha todas as senhas de todos os sites que eu havia salvo, e que várias senhas estavam com nomes de caminhos do sistema do macOS. Eu apaguei tudo. E vou reiniciar o mac e depois reiniciar o time machine de uma sessão salva nesse mac m1, que já apresentava o problema de preenchimento automático do safari. Vamos ver no que dá.

10/07/2021 09:31 em resposta a pfroelicher

Obrigado por responder.

Respondendo ao pfroelicher:

O touch ID e os outros settings estão atrelados na minha conta da ID Apple. Eu fiz login com a mesma conta. Nas preferências do sistema a aba ID Apple está tudo ok. Não existe uma opção de sincronizar keychain no meu mac nestas preferências do sistema do ID Apple.

As únicas coisas que não estão sendo sincronizados com minha conta do iCloud é fotos e mail, de resto está tudo selecionado.

Mas como eu disse, não é só o touch ID que não está mais preenchendo automaticamente as minhas senhas no safari. O próprio safari, quando eu desabilito o touch ID não preenche automaticamente a senha de nenhum site, mesmo de sites que anteriormente já tinha senhas salvas. Quando eu seleciono para preencher com uma sugestão de senha, nada é preenchido. Quando eu entro em sites que já tinham salvas as senhas e mando preencher automaticamente a senha já conhecida, não preenche.

Eu estou desconfiando que é um bug do big sur, quando se carrega uma sessão do time machine salvo num big sur sem o touch ID num big sur em um mac com o touch ID, porque vários outros aplicativos apareceram duplicados, tendo um ícone de cada com o nome normal do ícone, e um segundo ícone do mesmo aplicativo seguido de (anteriormente). E nestes casos bastou eu desinstalar os dois apps e reinstalar o aplicativo em questão, que aquele aplicativo voltou a funcionar normalmente. Estou achando que o safari por algum motivo "duplicou" mas só aparece um ícone dele, talvez por ser um app do sistema, e não tem a opção de desinstalar ele e reinstalar, para testar se é isso.

Outra questão que percebi, apesar de estar constando no ID Apple que as minhas senhas e safari estão sincronizados com a minha conta do iCloud, as minhas senhas antigas não foram resgatadas.

Já tentei reiniciar no acesso seguro o mac, não consegui. Estou pensando em resetar a máquina e reinstalar um time machine que salvei com esse sistema já com o touch ID, vamos ver se resolve.

5/07/2021 07:41 em resposta a DaveGrohl666

Obrigado pela resposta, porém não ajudou. Continuo com o mesmo problema, até porquê, todas as configurações do Touch ID e do preenchimento automático de senhas no safari já estavam todas preenchidas. E como disse, meu problema não é só com o Touch ID e com o preenchimento automático de senhas, mas também com os alertas de todos os aplicativos, que deixaram de aparecer na tela depois de eu ter carregado a sessão do Time Machine salvo do meu macOS Big Sur que estava ativa no meu antigo macbook air 2014 i7.

Pelo que estou percebendo este é um erro do macOS Big Sur ao carregar sessão do Time Machine de um Big Sur de um macbook que não possuía Touch ID num macbook que possui Touch ID. Este não é um erro meu, e sim da apple.

10/07/2021 16:03 em resposta a PedroSBC

Bom..

eu sempre acho uma reinstalaçnão a última opção.

Você já olhou em seu keychain, “acceso aos chaves”, é um programa em /Applications/Utilities..

Abre ele.. tem as senha lá?.. desses sites que não preenchem as senhas mais automaticamente.

E… em seus preferencias tem SIM um ítem, chamado “chaves”.. Este está ativo?

Você tem um outro aparelho “apple” . Lá funciona o preenchimento das senhas? Se for SIM.. suas senhas estão no iCloud, mas seu computador não usa a informação.

Em Safari.. Você optou por “Autofill” ativado? Checa isso antes de reinstalar a máquina toda e ainda ter a possibilidade que o erro se propage.

Ah.. e em Settings.. Touch ID.. você optou por “Preenchimento automatico de senhas”?

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

MacBook - Touch ID e preenchimento de senhas não funcionam

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.