Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

macOS - Liberar espaço no iCloud Drive

Como libertar espaço ocupado pelo iCloud Drive?

Tenho um Mac Pro com um SSD de 250 Gb e uma iCloud de 1 Tb e não consigo funcionar em condições pois chego a ficar só com menos de 1G disponível no disco, sendo 170 Gb ocupados pelo iCloud Drive.

Não consigo resolver este problema com nenhuma ferramenta de optimização de armazenamento do Mac, nem consigo saber o que está a ocupar estes 170 GB

[Título alterado pelo Moderador]

MacBook Pro 13″, macOS 12.0

Publicado em 26/12/2021 17:15

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 27/12/2021 00:05

Ola, Usuario(a)

Siga as orientações do(s) artigos abaixo que podem lhe ajudar

Liberar espaço de armazenamento no Mac - Suporte da Apple (BR)

Otimizar o espaço de armazenamento

Para disponibilizar mais espaço de armazenamento, use os recursos de gerenciamento de armazenamento do macOS Sierra ou posterior.

1. No menu Apple () no canto da tela, selecione "Sobre Este Mac". Clique em Armazenamento para ver a quantidade de espaço de armazenamento disponível para os dados.

2. Clique no botão Gerenciar.
  3. Escolha entre as recomendações exibidas, como "Armazenar no iCloud"*, Otimizar Armazenamento e Reduzir Acúmulo. Saiba sobre como usar esses recursos para otimizar o espaço de armazenamento.

Liberar espaço de armazenamento de outras maneiras

• Apague manualmente arquivos desnecessários movendo-os para o Lixo e esvaziando o Lixo. Apagar músicas, filmes e outras mídias desnecessárias pode liberar muito espaço, assim como apagar arquivos na pasta Downloads.
  • Apague e-mails desnecessários no app Mail. Para apagar lixo eletrônico, abra o Mail e selecione Caixa de Correio > Apagar Lixo Eletrônico. Para apagar o e-mail que você moveu para o Lixo, selecione Caixa de Correio > Remover Itens Apagados.
  • Conecte um dispositivo de armazenamento externo ao Mac e mova arquivos para esse dispositivo.
  • Comprima arquivos para que eles usem menos espaço de armazenamento.
  • O Mac deve estar executando macOS Sierra ou posterior, que inclui recursos de economia de espaço, como detectar downloads duplicados no Safari, enviar lembretes para apagar instaladores de apps usados, remover fontes, idiomas e dicionários antigos e não utilizados e limpar caches, registros e outros dados.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

Dav3 G®️0hl666

7 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

27/12/2021 00:05 em resposta a donato160

Ola, Usuario(a)

Siga as orientações do(s) artigos abaixo que podem lhe ajudar

Liberar espaço de armazenamento no Mac - Suporte da Apple (BR)

Otimizar o espaço de armazenamento

Para disponibilizar mais espaço de armazenamento, use os recursos de gerenciamento de armazenamento do macOS Sierra ou posterior.

1. No menu Apple () no canto da tela, selecione "Sobre Este Mac". Clique em Armazenamento para ver a quantidade de espaço de armazenamento disponível para os dados.

2. Clique no botão Gerenciar.
  3. Escolha entre as recomendações exibidas, como "Armazenar no iCloud"*, Otimizar Armazenamento e Reduzir Acúmulo. Saiba sobre como usar esses recursos para otimizar o espaço de armazenamento.

Liberar espaço de armazenamento de outras maneiras

• Apague manualmente arquivos desnecessários movendo-os para o Lixo e esvaziando o Lixo. Apagar músicas, filmes e outras mídias desnecessárias pode liberar muito espaço, assim como apagar arquivos na pasta Downloads.
  • Apague e-mails desnecessários no app Mail. Para apagar lixo eletrônico, abra o Mail e selecione Caixa de Correio > Apagar Lixo Eletrônico. Para apagar o e-mail que você moveu para o Lixo, selecione Caixa de Correio > Remover Itens Apagados.
  • Conecte um dispositivo de armazenamento externo ao Mac e mova arquivos para esse dispositivo.
  • Comprima arquivos para que eles usem menos espaço de armazenamento.
  • O Mac deve estar executando macOS Sierra ou posterior, que inclui recursos de economia de espaço, como detectar downloads duplicados no Safari, enviar lembretes para apagar instaladores de apps usados, remover fontes, idiomas e dicionários antigos e não utilizados e limpar caches, registros e outros dados.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

Dav3 G®️0hl666

27/12/2021 19:54 em resposta a DaveGrohl666

Caro DaveGrohl666

Obrigado pela sua resposta.

No entanto não me resolve o problema pois são as instruções do manual que eu já usei sem resolver o problema.

A situação do computador é:

• SSD de 250 GB, e iCloud de 2TB
  • 182 GB do disco SSD ocupados pelo i Cloud Drive e só tenho 2,3GB disponiveis;
  • não posso apagar ou limpar mais ficheiros do disco;
  • preciso é de reduzir o espaço que o iCloud Drive ocupa no disco SSD (182 GB) mas a forma de fazer isso não é explicada no manual nem nas suas instruções.
  • É possível ? ou é inútil ter 2 TB de iCloud quando os seus ficheiros me vão ocupar, na mesma, o disco SSD;
  • Será que tenho de deixar a iCloud e passar a usar a OneDrive ou outra ?

Agradeço muito qualquer ajuda a isto para além do que está no manual, que não resolve.

Cumprimentos

28/12/2021 19:59 em resposta a donato160

donato160

Na sistema MacOS/iOS voce nao consegue jogar TUDO para o iCloud pois tudo que que voce ve no aparelho e um espelho que fica locado no HD/SSD ou na memoria do iPhone, no seu caso o que voce teria que fazer e usar um HD externo para locar os dados do iCloud Drive pois jogar tudo no iCloud infelizmente nao ira conseguir fazer

3/01/2022 22:42 em resposta a donato160

Bom..

Justamente você deve ajustar seus preferencias de iCloud.

Por exemplo.. FOTOS.. escolhe "usar icloud armazenamento" e "optimizar espaço".. assim todas as fotos estarão na sua nuvem iCloud.. e somente pequenos arquivos ficam locais.. até vocês acessar.

A mesma coisa com iCloud Drive.. escolher "optimizar armazenamento do mac" você mantem tudo gravado na nuvem.. mas pode trabalhar. Assim que você accessa documentoXY, na pasta iCloud Drive/xy.. ele vai ser carregado.

agora.. outra confusão.. "não consigo saber o que está ocupando estes 170Gb.. Sabe sim.. são as pastas que você vê quando abre o iCloud Drive..

5/01/2022 11:20 em resposta a donato160

Bom dia

Obrigado por todos os contributos mas que não me estavam a resolver a libertação de espaço do disco local, precisamente quando eu mais precisava dele, que era de transferência de ficheiros pesados, pois os anteriormente transferidos ficavam a ocupar espaço inutilmente.

Mas descobri a solução, que eu não vi nem nos manuais nem nos contributos:

Retirar a "optimização do armazenamento do Mac" na gestão da iCloud e controlar manualmente as pastas da iCloud que quero ter no disco local.

Consigo controlar manualmente as pastas que quero ter no disco local através das opções "descarregar agora" ou "remover descarga" disponíveis no menu quando, no Finder, se carrega no botão do lado direito do rato, em cima da respetiva pasta.

Com estas opções sou eu que faço a gestão das pastas da iCloud que ficam disponíveis no Mac e portanto do espaço que me está disponível no disco do Mac. Em qualquer altura posso na mesma aceder aos ficheiros que estão em cloud - apenas o tempo de acesso poderá ser mais lendo - e em qualquer altura posso repor a "optimização do armazenamento do Mac".

Penso que isto poderá ajudar muitos utilizadores Mac e da iCloud..

Cumprimentos

macOS - Liberar espaço no iCloud Drive

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.