Mancha na foto da câmera principal IPhone 12

Tenho 1 mês com meu iPhone 12, nunca caiu, nem teve contato com água, porém puder notar em fotos a noite que ele apresenta uma mancha esbranquiçada a depender do ângulo em que recebe luz. Trata-se de um problema somente da câmera principal, as demais câmeras estão normais. Gostaria de saber do que se trata porque na minha cidade não tem assistência autorizada 😔

iPhone 12, 15

Publicado em 21/02/2022 17:04

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 22/02/2022 07:09

Olá Demolicelo, tudo bem? Espero que sim! \(◕ ◡ ◕\)

Obrigado pelo seu retorno. Te ajudo com isso.

• Com base nas informações recebidas, detectei o possível problema. Esse reflexo que você vê em suas fotos provavelmente se trata de "Lens flare". Isso é uma anormalidade óptica causada pela dispersão da luz que entra na lente através das suas extremidades. Esse defeito causa certas manchas de luz, e é comum em qualquer tipo de dispositivo. O problema pode ocorrer principalmente em ambientes com iluminação artificial (principalmente lâmpadas), e pode diminuir a intensidade de acordo com o ângulo da câmera.

De qualquer forma, eu não consigo confirmar com 100% de certeza de que este seja o problema, por isso, como recomendação final, entre em contato com a Apple através do Formulário de Suporte para iPhone e informe o seu problema. Alguns testes deverão ser feitos para confirmar de que este seja o problema. Caso seja algo na lente, a garantia deverá cobrir o valor do reparo.

Atenciosamente,

Adson

iPhone Community

Comunidade Apple

5 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

22/02/2022 07:09 em resposta a Demolicelo

• Com base nas informações recebidas, detectei o possível problema. Esse reflexo que você vê em suas fotos provavelmente se trata de "Lens flare". Isso é uma anormalidade óptica causada pela dispersão da luz que entra na lente através das suas extremidades. Esse defeito causa certas manchas de luz, e é comum em qualquer tipo de dispositivo. O problema pode ocorrer principalmente em ambientes com iluminação artificial (principalmente lâmpadas), e pode diminuir a intensidade de acordo com o ângulo da câmera.

De qualquer forma, eu não consigo confirmar com 100% de certeza de que este seja o problema, por isso, como recomendação final, entre em contato com a Apple através do Formulário de Suporte para iPhone e informe o seu problema. Alguns testes deverão ser feitos para confirmar de que este seja o problema. Caso seja algo na lente, a garantia deverá cobrir o valor do reparo.

Atenciosamente,

Adson

iPhone Community

Comunidade Apple

22/02/2022 06:27 em resposta a Demolicelo

• Para que eu consiga lhe ajudar ainda mais, eu gostaria que você tirasse um tempo para responder as perguntas que eu estarei listando abaixo, ok? Isso me ajudará a entender ainda mais o seu problema e achar uma solução viável.

1. O problema ocorre com a câmera frontal?;
  2. O problema ocorre quando o "Zoom 2x" é aplicado?;
  3. O problema ocorre quando o "Zoom 0.5x" é aplicado?;
  4. O problema ocorre quando o "Zoom 1x" é aplicado?;
  5. O problema ocorre quando o modo noturno é aplicado?;
  6. O problema ocorre em ambientes abertos, sem iluminação artificial?;
  7. O problema ocorre em ambientes fechados, com iluminação artificial?;
  8. Ao observar o módulo de câmeras, há resquícios de algo (como poeira) sob a lente das câmeras?;

Dica: Você conseguirá ajustar o Zoom em seu iPhone para 0.5x, 1x e 2x através dos botões de Ajuste Rápido localizados no App "Câmera".

Aguardo suas respostas! :)

Atenciosamente,

Adson

iPhone Community

Comunidade Apple

22/02/2022 04:15 em resposta a Demolicelo

Obrigado por escrever para a Comunidade de Ajuda Apple.

• Vou tentar resolver o seu problema da melhor forma possível! Siga os passos que eu estarei deixando abaixo:

1. Desconecte todos os cabos e desligue o iPhone;
  2. Pegue um pano umedecido macio e sem fiapos (como um pano para lentes);
  3. Passe levemente o pano umedecido sobre o módulo de câmeras, aplicando movimentos circulares;
  4. Aguarde secar e, ao final, ligue o seu iPhone normalmente, acesse a câmera e veja se o problema continua.

Atenciosamente,

Adson

iPhone Community

Comunidade Apple

22/02/2022 06:08 em resposta a Adson_G

Olá Adson! Fiz isso que você pediu, e mesmo assim o problema persiste. Em luz ambiente, durante o dia, o problema é

imperceptível. O problema se dá em ambientes iluminados com luz artificial, e a depender de um ângulo da câmera, essa mancha esbranquiçada das fotos aparece, como na foto do quarto azul em que há um “traço esbranquiçado”.

22/02/2022 06:55 em resposta a Adson_G

Olá Adson, a respeito de suas indagações:

1. O problema ocorre com a câmera frontal? Não, somente na câmera principal.
  2. O problema ocorre quando o "Zoom 2x" é aplicado? Sim
  3. O problema ocorre quando o "Zoom 0.5x" é aplicado? Não
  4. O problema ocorre quando o "Zoom 1x" é aplicado? Sim
  5. O problema ocorre quando o modo noturno é aplicado? Sim
  6. O problema ocorre em ambientes abertos, sem iluminação artificial? Aparentemente não.
  7. O problema ocorre em ambientes fechados, com iluminação artificial? Sim, é onde observei o problema.
  8. Ao observar o módulo de câmeras, há resquícios de algo (como poeira) sob a lente das câmeras? Não, a olho nu não identifiquei nenhum resquício de algo que atrapalhe a leitura da câmera.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Mancha na foto da câmera principal IPhone 12

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.