🎉 Apresentando o novo recurso da Comunidade 🎉 Votos!

Encontrou a solução para o seu problema em uma resposta ou Dica de usuário? Então, dê um voto positivo! Seus votos auxiliam outras pessoas. Saiba mais sobre quando votar positivo: Vote na Comunidade de Suporte da Apple.

Erro 403 ForBidden no App Gov.br para iPhone

Tenho um iPhone 11.

e não consigo acessar ou melhor fazer o login no app do gov.br e nem quando tento abrir usando o safari.

ao fazer o login aparece erro 403 forbidden.

Alguém pode me ajudar?




[Título editado pelo Moderador]

iPhone 11

Publicado em 4/08/2022 11:24

Responder
Pergunta marcada como Melhor resposta

Publicado em 22/09/2022 10:14

ERRO 403 - Resolvido por conta própria


Também enfrentava esse problema de erro 403 nos safari no Mac e no iPhone.


Para resolver, siga os seguintes passos:


Mac OS:

Ajustes > Rede > Wi-fi > desmarque a opção: "limitar rastreamento de endereço IP" > Aplique e recarrega o site que está tentando entrar (comigo funcionou);


No iPhone:

Ajustes > Safari > Ocultar endereço IP > mude para: "Apenas rastreadores" > recarregue o site que está com problema. (aqui funciona novamente).


Lembre-se que essas medidas que foram 'desativadas', pelo menos em tese, são medidas que ajudam você a não ser rastreado nem ser possível que os sites saibam o que você busca e navega na internet para que personalizem os anúncios que aparecem na sua tela, etc. Desativando estas opções, você consegue acesso à grande maioria de sites, mas acaba ficando mais vulnerável.


Por padrão, o safari já fornece uma leve camada de proteção na internet, porém vai do usuário decidir se utiliza estas opções ou não.


NOTA: em meu caso, antes de desativar todas estas opções, enfrentava esse problema de "Erro 403 Forbidden" no safari em todos os meus dispositivos. Porém, um site que era impedido de visitar no safari, eu tinha acesso normal no Chrome ou Mozilla (Mac) ou no Edge (iPhone). Então caso voce não queira desativar estas opções de segurança, pode deixar tudo ativo como está, e caso enfrente problemas com acesso em um site, pode tentar acessar em outro navegador...


Espero ter ajudado.

66 respostas
Pergunta marcada como Melhor resposta

22/09/2022 10:14 em resposta a criszafredzanaga

ERRO 403 - Resolvido por conta própria


Também enfrentava esse problema de erro 403 nos safari no Mac e no iPhone.


Para resolver, siga os seguintes passos:


Mac OS:

Ajustes > Rede > Wi-fi > desmarque a opção: "limitar rastreamento de endereço IP" > Aplique e recarrega o site que está tentando entrar (comigo funcionou);


No iPhone:

Ajustes > Safari > Ocultar endereço IP > mude para: "Apenas rastreadores" > recarregue o site que está com problema. (aqui funciona novamente).


Lembre-se que essas medidas que foram 'desativadas', pelo menos em tese, são medidas que ajudam você a não ser rastreado nem ser possível que os sites saibam o que você busca e navega na internet para que personalizem os anúncios que aparecem na sua tela, etc. Desativando estas opções, você consegue acesso à grande maioria de sites, mas acaba ficando mais vulnerável.


Por padrão, o safari já fornece uma leve camada de proteção na internet, porém vai do usuário decidir se utiliza estas opções ou não.


NOTA: em meu caso, antes de desativar todas estas opções, enfrentava esse problema de "Erro 403 Forbidden" no safari em todos os meus dispositivos. Porém, um site que era impedido de visitar no safari, eu tinha acesso normal no Chrome ou Mozilla (Mac) ou no Edge (iPhone). Então caso voce não queira desativar estas opções de segurança, pode deixar tudo ativo como está, e caso enfrente problemas com acesso em um site, pode tentar acessar em outro navegador...


Espero ter ajudado.

15/11/2022 12:14 em resposta a criszafredzanaga

Tive esse problema com o IOS 16 quando acessava o Gov.BR. Utilizo dois software de VPN Norton 360 e AVG. Quando a VPN está Conectada ocorre o erro 403 forbidden no Gov.BR. Isso não estava ocorrendo antes, acho que por questões de segurança houve alguma configuração no serviço GOB.BR ou alterações de segurança no IOS 16. Não consegui determinar, entretanto para que o serviço governamental voltasse a funcionar tive que desabilitar a VPN.


Em Ajustes->VPN->VPN CONFIGURAÇÃO VPN no item onde aparece o teu software de VPN, click em i com a bolinha e desligue a opção Conectar a Pedido.


Ainda no Ajustes->VPN->VPN CONFIGURAÇÃO VPN passe a opção Estado para não Conectado


Faça a mesma configuração no item VPN PESSOAL trocando o Estado para Não Conectado e reconfigure cada VPN desligando a opção Conectar a Pedido.


Essa configuração desliga a ativação automática da VPN. Assim, em uso normal, deixe ativada a VPN (AJUSTES-> Estado-> Conectado). Antes de você acessar o GOV.BR troque o Estado para Conectado e acesse normalmente. Não esqueça de reativar a VPN após usar o GOV.BR.

No meu caso, com o IOS 16, não foi preciso mexer nas configurações de rastreamento do Safari e nem das configurações de rastreamento do WiFi, mantendo a segurança default do IOS.

30/05/2023 00:28 em resposta a criszafredzanaga

No meu caso para não comprometer a segurança do iPhone não desativei nada simplesmente quando da o erro eu copio o link da página do erro e colo no Google Chrome a página carrega normalmente e quando vc faz login automaticamente ele pede pra abrir o aplicativo do gov e funciona perfeitamente, essa foi a solução mais segura que encontrei.

9/02/2023 22:45 em resposta a criszafredzanaga

Depois de rodar a internet inteira procurando a solução para o problema, mudar tudo quanto é senha dos sites do governo, reinstalar os apps 500x, eu consegui acessar graças as dicas relatadas aqui. Depois que acessei o gov.br eu reativei as permissões do safari e o acesso foi normal. Acho que é o primeiro acesso mesmo que da problema, depois você pode reativar as configurações. Valeu pela ajuda.

23/08/2022 16:25 em resposta a criszafredzanaga

Estou com o mesmo problema no iPhone 11 ... Erro 403 ForBidden no App Gov.br ... o suporte da Apple só conseguiu dar a mesma solução ... ajustes do Safari => desabilita Impedir Rastreamento e desativa Ocultar Endereço de IP. Com esses ajustes alterados, consigo entrar no App Gov.br; porém, fico com a segurança do iPhone totalmente vulnerável, então não é solução. Se alguém conseguir resolver esse problema, eu gostaria de saber como.

22/09/2022 10:17 em resposta a @edelton

NOTA 2: Contatei o suporte Apple via bate-papo e via telefone (setor mais avançado) e nenhum dos dois conseguiram me ajudam. Me pediram para fazer inúmeras coisas e procedimentos, mas com o pouco conhecimento que tenho sobre o assunto e apenas procurando nos menus dos próprios dispositivos e mexendo nessas duas coisas, aplicando e recarregando as páginas, funcionou o que eu precisava.


Procedimentos ficam por conta e risco do usuário*

Erro 403 ForBidden no App Gov.br para iPhone

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.