Chave de recuperação - Aparentemente, um recurso inútil

Olá a todos,

Recentemente decidi fazer alguns testes de segurança, simulando situações aonde meu iPhone é roubado ou perdido. Considerando que TUDO está no aparelho (bancos, apps de autenticação, etc), logo, se eu precisasse por exemplo acessar o iCloud via computador para devidas providencias, não iria ser possível, porque o código iria para o celular, tanto a notificação direto da Apple quanto por SMS.

Aí então vi sobre as chave de recuperação, ativei, e gerei a chave reserva. Simulei então a entrada na conta Apple/iCloud. Após inserir usuario e senha, vai a notificação no aparelho, Ok, nesse cenário a notificação está indo para o agente do roubo e não pra mim, então tento outras opções, que são apenas: "enviar o código novamente", "Enviar SMS", "Usar chave de recuperação". Logicamente as 2 primeiras sem sentido algum para esse cenário, vou para a terceira porém abre uma página de explicação aon inves de algo concreto para prosseguir com o login a conta. E o pior, é mostrado 3 opções que pelo que vi, é obrigatório de qualquer forma que eu tenha um aparelho MAC ou iPhone em mãos para fazer o reset da conta. Algo TOTALMENTE SEM SENTIDO. Então mesmo com meu notebook Dell rodando Windows 11 PRO eu não poderia resetar minha conta em caso de furto devido essas travas impostas.

Preciso saber qual a verdadeira ação tomada para esse cenário, pois é algo que condiz com a realidade de muitos, o MFA sempre vai apontar para o aparelho, e sem o aparelho fica impossível fazer isso. Pra ter ideia, não tem nem a opção para enviar link de recuperação da conta por email, o que é um absurdo.

Imagine que seu aparelho foi roubado e você não tem outro iPhone ou MacBook disponível. Todas suas etapas de segurança passam pelo celular, códigos SMS, MFA, Autenticadores, etc. E tem apenas um computador com acesso a internet para tomar as devidas ações (e imagine um cenário aonde o computador está limpo, sem nenhum tipo de vínculo com a Apple, ou seja, acesso é pela primeira vez). Qual a solução da Apple para esse caso?

Peço que evitem ficar mandando páginas de tutorias da própria Apple, pois parece a página de suporte da Microsoft com explicações mastigadas que todo mundo já viu e ficou repetitivo. Se vim até a comunidade com estes questionamentos, é porque já vi esses tutoriais e nenhum explicou o que deveria claro o suficiente.

iPhone 14

Publicado em 15/06/2023 06:17

Responder
8 respostas

15/06/2023 06:37 em resposta a PauloRosa

Olá 

Aqui é a comunidade Apple de usuários ajudando outros usuários iguais a você.

Como voce viu tem que ter um outro produto Apple e nao de terceiros

Ah tem o @cesso rapido que voce precisa saber o ID Apple e senha apenas sem depender de codigo em outros aparelhos Apple para ir ate o buscar em caso de perda ou roubo, agora se quiser ter @cesso completo ao icloud e se tiver nesse cenarios tera que ter o numero de telefone cadastrado ou outro aparelho com sessao do ID Apple iniciado e que seja Apple

Senao gostou das informacoes e tal, pode encaminhar a sua reclamação, insatisfação, sugestão ou elogio:Product Feedback - Apple

Atenciosamente

DaveGrohl666

15/06/2023 06:50 em resposta a PauloRosa

Opa, boa tarde, estou aqui para te dar algumas dicas do que fazer nessa sua situação.

Vou ser direto com você então.

Deixe sua senha anotada fisicamente em um caderno para não precisar de uma recuperação.

O site https://www.icloud.com/find/ não pede código de autenticação de dois fatores no iPhone ou SMS.

Se quiser acessar os dados da sua conta, recupere seu número de telefone com a operadora se não tiver nenhum dispositivo Apple logado nessa conta.

Se acha que pode adicionar alguma outra possibilidade de segurança para esses casos, de sugestões para a Apple Fale conosco - Comentários relacionados ao site - Apple (BR)

Se o ladrão receber no iPhone roubado as suas solicitações de redefinição de senha, ele não conseguirá fazer nada, pois o iPhone vai estar bloqueado com código de tela.

Se foi útil minha resposta, ficaria feliz se marcasse como útil 😊

15/06/2023 06:58 em resposta a LucasLLL

o /Find é interessante, pois pelo visto é o unico a não solicitar o código no aparelho, vem apenas uma notificação. Porém, qualquer outra ação resulta na obigatoriedade em autenticar, e então infelizmente cai no loop citado.

O ideal seria que houvesse a opção de enviar um código para o email da conta, visto que o SMS e o código direto no aparelho seriam inviáveis.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Chave de recuperação - Aparentemente, um recurso inútil

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.