Opa, boa tarde, estou aqui para te dar algumas dicas do que fazer nessa sua situação.
O percentual da saúde de bateria desce de acordo com o uso do dispositivo geral, dentro de 1 ano é normal o percentual estar dentro de 80%, abaixo disso é anormal dentro de 1 ano, então fazendo as contas, por mês é normal você perder 1,66% da saúde da bateria, então não valide que sua bateria está ruim de acordo com a saúde da bateria e sim de acordo com os ajustes > bateria, se o iPhone identificar que a bateria está danificada ou ruim, ele irá te dar uma mensagem necessitando de serviço Por que minha saúde máxima está cain… - Comunidade da Apple
Esse percentual de bateria é uma estimativa então é extremamente normal que após uma atualização, após reiniciar o iPhone, após redefinir os ajustes, entre outros procedimentos no dispositivo, seja feito um recálculo e o sistema perceba que a estimativa da bateria não estava sendo lida corretamente quando te mostrava 100% e percebeu que está atualmente em 95%, estava em 95% o iPhone atualizou e foi pra 89% “nossa, a Apple estraga os iPhones com essas atualizações” aí você vê com a pessoa, quanto tempo você usa o seu iPhone? “Ah, eu uso a 2 anos, mas só caiu por conta da atualização”
O percentual de saúde máxima irá diminuir de acordo com o uso do seu iPhone, se você usa a 2 anos a sua bateria já estava com vida útil de 89% o sistema só não tinha feito o recálculo ainda pra que te mostrasse essa informação, então ficava o percentual antigo, então não atribua de que ”meu iPhone antes de atualizar tinha X, atualizei virou Y” e comece a pensar ”tenho meu iPhone fazem X anos/meses, então após o recálculo, esses meus X anos/meses de uso fez com que minha bateria chegasse nesse estado” Saúde máxima da bateria do iPhone - Comunidade da Apple
Se seu iPhone foi comprado como usado, recondicionado, comprado como “de vitrine”, comprado no AliExpress, Bangood e outras plataformas com a mesma proposta as informações acima não se aplicam a você pois não tem como saber se o antigo usuário fez algum procedimento na bateria ou com qual qualidade de peças o antigo usuário fez o reparo.
Uma dica, não fique comparando a bateria do seu iPhone com de outras pessoas, isso sempre será uma comparação injusta, você pode fazer algo que ela não faz, pode usar algo que ela não usa e vice-versa.
Com ela ainda vai acontecer o recálculo da bateria, que vai ser um período onde após uma atualização, desligamento, reinício, o aparelho dela irá recalcular a bateria e verá que na verdade todo esse tempo estava mostrando o percentual errado e vai mostrar tudo de uma vez, aí ela vai achar estranho e fará a mesma pergunta que você fez aqui na comunidade, sendo que vai estar okay.
Se foi útil minha resposta, ficaria feliz se marcasse como útil 😊