Utilização dos GPUs no Mac Pro M3 Max
Olá! Estou tentando usar as GPUs do meu Mac M3 max com 40 núcleos. Já criei o ambiente adequado no terminal. Porém no Jupyter Notebook os GPUs não são detectados. Podem me ajudar?
MacBook Pro 16″, macOS 14.6
Olá! Estou tentando usar as GPUs do meu Mac M3 max com 40 núcleos. Já criei o ambiente adequado no terminal. Porém no Jupyter Notebook os GPUs não são detectados. Podem me ajudar?
MacBook Pro 16″, macOS 14.6
Resolvido
1. Suporte do Framework
Para utilizar a GPU Metal no desenvolvimento de modelos de IA em Python, é necessário usar frameworks e bibliotecas compatíveis com o ecossistema da Apple. Algumas opções incluem:
• TensorFlow: A Apple fornece uma versão de TensorFlow otimizada para o Metal, chamada TensorFlow Metal, que permite o uso de GPUs em dispositivos Apple, incluindo MacBooks com chips M1, M2 e M3. Para utilizar, basta instalar o plugin específico (tensorflow-metal) e garantir que você esteja usando a versão correta do TensorFlow compatível com o chip Apple Silicon.
2. Frameworks Específicos da Apple
• Core ML: É o framework de machine learning nativo da Apple que permite integrar modelos de IA diretamente em apps para iOS, macOS, watchOS e tvOS. Embora seja mais voltado para o desenvolvimento de aplicativos, ele pode ser usado para experimentação e desenvolvimento de modelos em Python através do coremltools.
3. Compatibilidade de Hardware
Os novos chips M3, assim como os M1 e M2, têm uma arquitetura unificada de memória que permite que a CPU e a GPU compartilhem a mesma memória. Isso significa que os modelos de IA podem aproveitar essa característica para acelerar o treinamento e a inferência, especialmente quando implementados corretamente com suporte a Metal.
Utilização dos GPUs no Mac Pro M3 Max