Spotlight não funciona mais no macOS

Uma das fortalezas do Mac OS é (era) o indexador/buscador de arquivos.... mas parece que isso não está mais funcionando corretamente.

Vejam na imagem anexo uma tentativa de busca pelo app Filemail. Antesbastava as 3 primeiras letras e o app já aparecia. Na imagem é possível ver que tem uma barra de carregamento que demorou minutos (era quase instantâneo) para chegar nequele ponto e não mostrou a opção do programa.

E concordo com o um outro usuário que já levantou essa bola por aqui, que isso é praticamente inaceitável!

Esse recurso traz agilidade, produtividade e performance principalmente para quem trabalha com o OS.

Eu ví que alguém respondeu para ir nas preferências de Sistema > Spotlight / privacidade e fazer um procedimento... fiz, mas mesmo assim não funcionou..

Eu até achei estranho pois o procedimento menciona que insira as pastas numa sessão da aba de privacidade, contudo essa sessão "previne, ou seja, EVITA que o spotlight busque nas pastas indicadas... no meu entendimento essa ação restringe a busca excluindo os locais ali indicados.

Esse BUG do spotlight precisa sser resolvido urgente! não dá para ficar assim. De fato ter um mac, ainda mais no Brasil, não é algo barato para que os dispositivos retrocedam em funcionalidades que antes funcionavam perfeitamente.

Espero um retorno e a correção disso o quanto antes!

[Editado pelo Moderador]

MacBook Pro (2017 – 2020)

Publicado em 20/02/2025 08:30

Responder
4 respostas
Ordenar Por: 

20/02/2025 08:52 em resposta a FToledo

Se você obtiver resultados não esperados ao fazer buscas no Mac, reconstruir o índice do Spotlight poderá ajudar.

Antes de reconstruir o índice do Spotlight

Reconstruir o índice do Spotlight

Para reconstruir o índice do Spotlight para um disco ou pasta, desative a indexação do Spotlight e ative novamente para esse item. Siga as etapas apropriadas, com base na versão do macOS em uso.

macOS Ventura ou posterior

1. Selecione menu Apple () > Ajustes do Sistema.
  2. Abra os ajustes do Spotlight:
    • macOS Sequoia ou versões posteriores: clique em Spotlight na barra lateral, role para baixo e clique no botão Privacidade na Busca à direita.
    • macOS Sonoma ou macOS Ventura: clique em Siri e Spotlight na barra lateral, role para baixo e clique no botão Spotlight Privacidade à direita.
  1. Arraste o disco ou a pasta que deseja indexar novamente à lista dos locais que o Spotlight está impedido de fazer buscas. Você também pode clicar no botão Adicionar (+) e selecionar o disco ou a pasta que deseja adicionar.*

2. Na mesma lista de locais, selecione o disco ou a pasta que acabou de adicionar. Em seguida, clique no botão remover (–) para removê-lo da lista para que possa ser reindexado.
  3. Clique em Concluído e encerre os Ajustes do Sistema. O Spotlight indexará novamente o conteúdo do disco ou da pasta. Esse processo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de informações que estão sendo indexadas.

Versões anteriores do macOS

1. Selecione o menu Apple () > Preferências do Sistema e clique em Spotlight.
  2. Clique na aba Privacidade.
  3. Arraste o disco ou a pasta que deseja indexar novamente à lista dos locais que o Spotlight está impedido de fazer buscas. Você também pode clicar no botão Adicionar (+) e selecionar o disco ou a pasta que deseja adicionar.*

4. Na mesma lista de locais, selecione o disco ou a pasta que acabou de adicionar. Em seguida, clique no botão remover (–) para removê-lo da lista para que possa ser reindexado.
  5. Encerre as "Preferências do Sistema". O Spotlight indexará novamente o conteúdo do disco ou da pasta. Esse processo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de informações que estão sendo indexadas.

Responder

20/02/2025 16:37 em resposta a RafaVicari

RafaVicari, te agradeço a tentativa de ajudar.

Infelizmente essa resposta foi a mesma (parecida) que eu já havia encontrado em outro fórum e fiz exatamente como orientado, mas mesmo assim não voltou a funcionar igual... na maioria das vezes eu sei que o arquivo existe, sei o nome, (às vezes é uma pasta, ou app, ou arquivo) mas não aparece! Se toda hora eu tiver que ficar fazendo esse procedimento de ir lá nas preferências de sistema...>>> , adicionar, remover da privacidade, já perdi a agilidade e produtividade que essa funcionalidade me oferecia.

Se fosse algo que eu tivesse que fazer uma única vez (reconstruir o índice do Spotlight) para corrigir um erro e tudo voltasse ao normal no mesmo instante e eu não tivesse que voltar a fazer, até vai (embora eu ache que isto deveria vir na atualização do OS)! Contudo não é isso que está acontecendo. já fiz isso umas 4 ou 5 vezes e a cada vez só me deixa mais irritado.

É um bug que a Apple PRECISA resolver, pois é (era) uma das coisas mais importantes no quesito produtividade e experiência do usuário.

Valeu valeu pela troca! abs

Responder

20/02/2025 15:52 em resposta a FToledo

Sou produtor, e o Spotlight sempre foi minha ferramenta de busca no MAC para as centenas de pastas que criei com fotos, seja de cidades, estradas, teatros, enfim, todo o tipo de local que já pesquisei. Porém ele parou de funcionar... Por exemplo, não mostra pastas com o nome "Santos" digitado, no qual já fiz dezenas de pesquisas ao longo de muitos anos para trabalhos distintos. Com a Apple na linha, não conseguiram resolver esse problema!! Para minha agilidade de acesso ao meu acervo fotográfico, o Spotlight é fundamental!!! Confesso que não sei o que fazer. Meu MacBook Pro 13' é de 2020 c/ 02 TB de HD e 16 GB de memória. É uma máquina relativamente nova!! Caso alguém tenha conseguido resolver essa questão, ficarei muito feliz em poder voltar a trabalhar de forma dinâmica no meu MacBookPro!! No aguardo e Obrigado!!

Responder

21/02/2025 11:11 em resposta a FToledo

FToledo, consegui resolver sozinho!! Eu percebia que o Spotlight só buscava pastas que foram alteradas recentemente, e ignorava todas as outras com o mesmo nome. Daí resolvi renomear algumas pastas como teste, com o mesmo nome. O simples fato de alterar o nome da pasta fez o SPOTLIGHT reconhecer tudo novamente. SUCESSO!!!

Responder

Spotlight não funciona mais no macOS

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.