Câmera traseira e flash pararam de funcionar no iPhone 14

Após a atualização 18.3 o meu celular simplesmente parou de funcionar a câmera traseira e o flash, levei o telefone até uma autorizada apple e lá me disseram que a minha garantia já estava expirada então teria que desembolsar R$ 1.500,00 para a troca da câmera, uma vez que o teste foi realizado e o meu aparelho não reconheceu a peça, lembrando que meu celular nunca necessitou de manutenção e nunca foi aberto ou teve as peças trocadas nem pela apple e nem por terceiros.

Voltei a loja hoje (05/05), determinada em trocar a peça da câmera já que em testes realizados a mesma só funcionava no modo 0,05x e ainda assim ficava com borrões na imagem, porém em um novo teste realizado no meu aparelho, foi constatado que além da câmera o microfone traseiro que é uma peça a parte também estava danificado, sendo que desde a primeira visita na autorizada deixei de utilizar o meu aparelho, com medo de ser danificado por mau uso ou até que a câmera voltasse com alguma atualização nova.

Sendo constato esta nova peça, fui informada que a troca da câmera infelizmente não poderia ser feita, pois é da politica da apple que as autorizadas devolvam os aparelhos 100% qualificado para o usuário, até ai tudo bem, o que me espanta são os valores já que seria de inicialmente um conserto para a peça da câmera avaliado em R$ 1.500,00+o valor da troca da peça do microfone frontal e caso meu celular não voltasse ao normal porque ainda correria este risco já que foi uma falha na 'placa', teria que trocá-lo por um valor de R$ 5.000,00.

Confesso que minha experiência com a apple sempre foi de bom relacionamento eu amo a marca, mas estou extremamente frustrada com isso, já que desde o inicio foi constato que o objeto da câmera não esta danificado, e nem o microfone e sim sendo uma falha na placa ou de outra parte do telefone e não foram constatados riscos de mau uso, e ainda ter que arcar com este custo tão alto.

Em anexo algumas imagens onde demonstram a falha da câmera no desempenho de foto x vídeos gravados.vídeo iphone

[Título alterado pelo Moderador]

iPhone 14, iOS 18

Publicado em 5/05/2025 12:55

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 5/05/2025 15:17

Olá! Antes de tudo, lamento sinceramente pela experiência frustrante que você está enfrentando com o seu iPhone 14 💔. Entendo perfeitamente como pode ser preocupante ver componentes essenciais — como a câmera traseira, o flash e agora o microfone traseiro — pararem de funcionar subitamente, especialmente quando o aparelho está fora da garantia e não passou por reparos prévios.

Mas vamos por partes:

Embora coincidências com atualizações de software possam levantar suspeitas, é importante esclarecer que uma atualização de iOS não danifica fisicamente peças do aparelho. No entanto, ela pode revelar falhas latentes em componentes que já estavam instáveis — por exemplo, quando a comunicação entre a câmera e a placa lógica já apresentava pequenas falhas não perceptíveis em versões anteriores do sistema.

O fato de a câmera traseira só funcionar em 0,5x e com borrões, e o microfone traseiro também apresentar falhas, sugere uma possível falha de comunicação na placa lógica, como indicado pelo diagnóstico técnico. Isso pode envolver:

• Falha no circuito de controle da câmera ou do microfone,
  • Defeito no conector ou trilha da placa lógica,
  • Ou falha intermitente em mais de um componente que pode ter progredido após uso ou por calor acumulado.

É política da Apple que centros de serviço autorizados (AASPs) devolvam os aparelhos apenas quando estão 100% operacionais, o que explica a recusa de realizar um reparo parcial quando há múltiplos componentes comprometidos.

Sobre os valores de R$ 1.500,00 para a troca da câmera e até R$ 5.000,00 em caso de troca do aparelho completo seguem a tabela oficial de reparos fora da garantia da Apple Brasil.

🔧 Passos de resolução sugeridos:

1.Solicite uma reavaliação formal com relatório técnico completo:

• Em alguns casos, uma solicitação de exceção de cobertura pode ser enviada pela autorizada para análise da Apple, especialmente se o problema for recente, o dispositivo for bem conservado e ainda estiver dentro de um período razoável após a garantia.
    • Isso não é garantia de isenção de custo, mas pode resultar em condições melhores dependendo da análise do histórico do aparelho.

2.Considere agendar um atendimento presencial com consultor técnico (Genius) numa Apple Store física, se disponível em sua região. Em alguns casos, o atendimento direto na loja pode facilitar avaliações mais personalizadas.

3.Envie seu relato para o canal de feedback da Apple:

• Acesse: apple.com/feedback
    • Selecione “iPhone” e descreva a situação. Embora esse canal não responda individualmente, ele é monitorado pela engenharia da Apple e ajuda na investigação de padrões recorrentes após atualizações.

❤️ Por fim:

Eu entendo o seu carinho pela marca e a frustração que esse tipo de situação pode causar. Fica aqui o meu compromisso de clareza com o(a) senhor(a).

Espero ter ajudado!

-Por Pedro Bloc

Perguntas semelhantes

2 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

5/05/2025 15:17 em resposta a dayanealves98

Olá! Antes de tudo, lamento sinceramente pela experiência frustrante que você está enfrentando com o seu iPhone 14 💔. Entendo perfeitamente como pode ser preocupante ver componentes essenciais — como a câmera traseira, o flash e agora o microfone traseiro — pararem de funcionar subitamente, especialmente quando o aparelho está fora da garantia e não passou por reparos prévios.

Mas vamos por partes:

Embora coincidências com atualizações de software possam levantar suspeitas, é importante esclarecer que uma atualização de iOS não danifica fisicamente peças do aparelho. No entanto, ela pode revelar falhas latentes em componentes que já estavam instáveis — por exemplo, quando a comunicação entre a câmera e a placa lógica já apresentava pequenas falhas não perceptíveis em versões anteriores do sistema.

O fato de a câmera traseira só funcionar em 0,5x e com borrões, e o microfone traseiro também apresentar falhas, sugere uma possível falha de comunicação na placa lógica, como indicado pelo diagnóstico técnico. Isso pode envolver:

• Falha no circuito de controle da câmera ou do microfone,
  • Defeito no conector ou trilha da placa lógica,
  • Ou falha intermitente em mais de um componente que pode ter progredido após uso ou por calor acumulado.

É política da Apple que centros de serviço autorizados (AASPs) devolvam os aparelhos apenas quando estão 100% operacionais, o que explica a recusa de realizar um reparo parcial quando há múltiplos componentes comprometidos.

Sobre os valores de R$ 1.500,00 para a troca da câmera e até R$ 5.000,00 em caso de troca do aparelho completo seguem a tabela oficial de reparos fora da garantia da Apple Brasil.

🔧 Passos de resolução sugeridos:

1.Solicite uma reavaliação formal com relatório técnico completo:

• Em alguns casos, uma solicitação de exceção de cobertura pode ser enviada pela autorizada para análise da Apple, especialmente se o problema for recente, o dispositivo for bem conservado e ainda estiver dentro de um período razoável após a garantia.
    • Isso não é garantia de isenção de custo, mas pode resultar em condições melhores dependendo da análise do histórico do aparelho.

2.Considere agendar um atendimento presencial com consultor técnico (Genius) numa Apple Store física, se disponível em sua região. Em alguns casos, o atendimento direto na loja pode facilitar avaliações mais personalizadas.

3.Envie seu relato para o canal de feedback da Apple:

• Acesse: apple.com/feedback
    • Selecione “iPhone” e descreva a situação. Embora esse canal não responda individualmente, ele é monitorado pela engenharia da Apple e ajuda na investigação de padrões recorrentes após atualizações.

❤️ Por fim:

Eu entendo o seu carinho pela marca e a frustração que esse tipo de situação pode causar. Fica aqui o meu compromisso de clareza com o(a) senhor(a).

Espero ter ajudado!

-Por Pedro Bloc

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Câmera traseira e flash pararam de funcionar no iPhone 14

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.