Apple Pay exige senha se não conseguir reconhecimento facial

Bom dia pessoal, tudo bem?

Fui assaltado há um tempo e o bandido armado pediu a senha do celuar, e passei, claro!!! Dois minutos depois já tinha bloqueado o aparelho e recebido email da Apple informando que os cartões haviam sido exlcuídos da carteira, mas não foram. Bom, esse não é o problema, o assunto é outro.

Meu Iphone é bloqueado para troca de senhas e/ou faceID. Para isso é exigida uma senha extra para essa troca, então, eles não conseguiram realizar a troca e utilizaram a senha que forneci.

Acontece que fizeram diversas compras em meu cartão. Já que a biometria não é reconhecida, é solicitada a senha do aparelho para liberação da compra, e eles tinham essa senha.

A pergunta é: existe a possibilidade de retirar essa opçao de liberação de compra pela senha, sendo libeberada somente pelo FaceID?

No final deu tudo certo, como tinha o email da Apple o banco devolveu todo o valor gasto por eles, mas não queria mais passar por este percalço.

Muito obrigado pela ajuda

iPhone 16 Pro Max, iOS 26

Publicado em 22/05/2026 10:58

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 22/05/2026 11:32

Olá, Tchuly!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Primeiro: sinceramente ainda bem que no final o banco conseguiu resolver a situação 🙏

⚠️ Sobre sua dúvida:

até onde a Apple permite hoje, infelizmente não existe uma opção para obrigar o Apple Pay a funcionar exclusivamente com Face ID sem permitir fallback pela senha do iPhone.

✔️ Isso acontece porque a senha do aparelho ainda é considerada pela Apple como um método válido de autenticação segura quando:

• o Face ID falha
  • não reconhece o rosto
  • ou não pode ser utilizado momentaneamente

📌 Então, na prática, quem possui:

• acesso físico ao aparelho

e

• a senha do iPhone

ainda consegue autenticar determinadas ações, incluindo pagamentos.

⚠️ O recurso de:

• Proteção de Dispositivo Roubado

ajudou MUITO a reduzir problemas envolvendo:

• troca de senha
  • alteração de Face ID
  • e mudanças críticas da conta

mas realmente não elimina completamente o risco quando a senha principal do aparelho foi fornecida durante o assalto.

✔️ Sinceramente, hoje uma das proteções mais importantes acaba sendo:

• usar código alfanumérico forte
  • ativar Proteção de Dispositivo Roubado
  • restringir Central de Controle com aparelho bloqueado
  • e bloquear/remover o aparelho rapidamente via Buscar

📌 Artigo oficial da Apple sobre Proteção de Dispositivo Roubado:

📌 E sinceramente acho válida sua observação. Talvez no futuro a Apple permita opções mais rígidas de autenticação exclusiva por biometria em pagamentos sensíveis.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

22/05/2026 11:32 em resposta a Tchuly

Olá, Tchuly!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Primeiro: sinceramente ainda bem que no final o banco conseguiu resolver a situação 🙏

⚠️ Sobre sua dúvida:

até onde a Apple permite hoje, infelizmente não existe uma opção para obrigar o Apple Pay a funcionar exclusivamente com Face ID sem permitir fallback pela senha do iPhone.

✔️ Isso acontece porque a senha do aparelho ainda é considerada pela Apple como um método válido de autenticação segura quando:

• o Face ID falha
  • não reconhece o rosto
  • ou não pode ser utilizado momentaneamente

📌 Então, na prática, quem possui:

• acesso físico ao aparelho

e

• a senha do iPhone

ainda consegue autenticar determinadas ações, incluindo pagamentos.

⚠️ O recurso de:

• Proteção de Dispositivo Roubado

ajudou MUITO a reduzir problemas envolvendo:

• troca de senha
  • alteração de Face ID
  • e mudanças críticas da conta

mas realmente não elimina completamente o risco quando a senha principal do aparelho foi fornecida durante o assalto.

✔️ Sinceramente, hoje uma das proteções mais importantes acaba sendo:

• usar código alfanumérico forte
  • ativar Proteção de Dispositivo Roubado
  • restringir Central de Controle com aparelho bloqueado
  • e bloquear/remover o aparelho rapidamente via Buscar

📌 Artigo oficial da Apple sobre Proteção de Dispositivo Roubado:

📌 E sinceramente acho válida sua observação. Talvez no futuro a Apple permita opções mais rígidas de autenticação exclusiva por biometria em pagamentos sensíveis.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

22/05/2026 12:43 em resposta a SilverMan

Muito obrigado Felipe, esclareceu bastante.

Estou com a proteção de dispositivo roubato ativado tb e, além disso, em Tempo de Uso / Conteúde e Privacidade bloqueei a troca de senha/FaceID, acesso ao Icloud e Desligamento dos Dados Móveis.

Mesmo assim conseguiram realizar as compras pela senha fornecida. Houve um erro da Apple também, que informou a exclusão dos cartões sem ter excluido.

Para o Apple Pay poderia ser uma senha diferente, pelo menos, né? Não a utilizada para desbloqueio do celular.

Bom, muito obrigado pela ajuda.

22/05/2026 13:01 em resposta a Tchuly

Olá novamente Tchuly!

Sinceramente, concordo com você. Acho que faria bastante sentido existir uma camada extra de proteção para o Apple Pay além da própria senha principal do aparelho.

⚠️ E honestamente, nunca tinha parado para pensar profundamente nesse cenário específico até ler seu relato. Espero sinceramente que isso não aconteça com mais ninguém, mas realmente faz a gente ficar mais atento.

✔️ Inclusive, eu mesmo criei uma automação no Atalhos que:

• ao receber uma mensagem específica por SMS bloqueia imediatamente a tela do iPhone

Não sei até que ponto isso ajudaria em uma situação real como a sua, mas talvez em alguns cenários possa ganhar segundos importantes.

📌 No fim, acho que hoje a gente acaba precisando combinar:

• recursos da Apple
  • hábitos de segurança
  • automações
  • e reação rápida

porque infelizmente os golpes/roubos também evoluíram bastante.

✔️ E sinceramente, acho muito importante você ter compartilhado sua experiência aqui. A Apple acompanha as Comunidades de Suporte, e feedbacks reais como o seu podem sim influenciar melhorias futuras nos recursos de segurança.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Apple Pay exige senha se não conseguir reconhecimento facial

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.