Problemas com o telefone

Bom dia, tudo bem?

Comprei meu celular (iPhone 16) na Magazine Luiza e, no momento da compra, fui informada de que ele possui 1 ano de garantia. Também orientaram que, caso surgisse algum problema, eu deveria entrar em contato com vocês.

Ultimamente, tenho percebido alguns problemas no aparelho. O áudio está travando com frequência em diversos aplicativos, não acontece apenas em um específico. Além disso, a tela às vezes fica acendendo e apagando sozinha enquanto estou usando o celular, em diferentes aplicativos e funções.

Conversei com algumas pessoas próximas, inclusive pessoas que possuem o mesmo modelo que o meu, e elas disseram que não enfrentam esse tipo de problema. No início, pensei que pudesse ser algo relacionado a alguma atualização do sistema, porém percebi que os problemas continuam acontecendo.

O problema da tela ocorre de forma ocasional, mas o áudio travando já está acontecendo com bastante frequência. Gostaria de saber como posso proceder para verificar a garantia e resolver essa situação.

Agradeço desde já pela atenção.

iPhone 16, iOS 26

Publicado em 27/05/2026 09:03

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 27/05/2026 09:51

Olá novamente, raiany194!

Entendi. Como você já fez:

• reinicialização
  • 🔄 atualização do iOS
  • 🔄 atualização dos aplicativos
  • redefinição de todos os ajustes
  • e mesmo assim o problema continua

aí realmente começa a fazer sentido avançar para um teste mais forte antes da assistência.

📌 O próximo passo ideal seria fazer backup e restaurar o iPhone pelo computador, configurando temporariamente como novo, sem restaurar o backup logo de início.

Isso ajuda a separar se o problema vem de:

• algum dado/configuração do backup

algum app ou ajuste corrompido

• ou possível falha física do aparelho

✔️ O teste seria:

• fazer backup do iPhone
  • restaurar o aparelho usando Mac ou PC
  • configurar como novo temporariamente
  • não restaurar o backup imediatamente
  • testar a tela e o áudio por algumas horas
  • instalar poucos apps essenciais para teste

📌 Se o problema continuar mesmo com o iPhone configurado como novo, aí a chance de defeito no aparelho aumenta bastante.

⚠️ Mas se o problema desaparecer como iPhone “novo” e voltar apenas depois de restaurar o backup, isso pode indicar algum conflito vindo do backup antigo ou de algum app/configuração.

📌 Como seu iPhone tem apenas 7 meses e as autorizadas ficam longe da sua cidade, se o problema continuar mesmo após esse teste limpo, eu tentaria contato direto com o Suporte Apple para verificar se existe alguma opção de envio do aparelho para análise/reparo.

📌 Telefone do Suporte Apple no Brasil:

• 0800-761-0880

📌 Página oficial de contato da Apple:

📌 Também vale verificar a cobertura do aparelho por aqui:

✔️ Antes do contato, eu deixaria separado:

• nota fiscal da Magazine Luiza
  • número de série do iPhone
  • vídeos mostrando a tela apagando/acendendo sozinha
  • exemplos do áudio travando
  • e um resumo dos testes que você já fez

Isso ajuda bastante para o suporte entender que você já tentou as etapas básicas e que o caso pode precisar de avaliação técnica.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

27/05/2026 09:51 em resposta a raiany194

Olá novamente, raiany194!

Entendi. Como você já fez:

• reinicialização
  • 🔄 atualização do iOS
  • 🔄 atualização dos aplicativos
  • redefinição de todos os ajustes
  • e mesmo assim o problema continua

aí realmente começa a fazer sentido avançar para um teste mais forte antes da assistência.

📌 O próximo passo ideal seria fazer backup e restaurar o iPhone pelo computador, configurando temporariamente como novo, sem restaurar o backup logo de início.

Isso ajuda a separar se o problema vem de:

• algum dado/configuração do backup

algum app ou ajuste corrompido

• ou possível falha física do aparelho

✔️ O teste seria:

• fazer backup do iPhone
  • restaurar o aparelho usando Mac ou PC
  • configurar como novo temporariamente
  • não restaurar o backup imediatamente
  • testar a tela e o áudio por algumas horas
  • instalar poucos apps essenciais para teste

📌 Se o problema continuar mesmo com o iPhone configurado como novo, aí a chance de defeito no aparelho aumenta bastante.

⚠️ Mas se o problema desaparecer como iPhone “novo” e voltar apenas depois de restaurar o backup, isso pode indicar algum conflito vindo do backup antigo ou de algum app/configuração.

📌 Como seu iPhone tem apenas 7 meses e as autorizadas ficam longe da sua cidade, se o problema continuar mesmo após esse teste limpo, eu tentaria contato direto com o Suporte Apple para verificar se existe alguma opção de envio do aparelho para análise/reparo.

📌 Telefone do Suporte Apple no Brasil:

• 0800-761-0880

📌 Página oficial de contato da Apple:

📌 Também vale verificar a cobertura do aparelho por aqui:

✔️ Antes do contato, eu deixaria separado:

• nota fiscal da Magazine Luiza
  • número de série do iPhone
  • vídeos mostrando a tela apagando/acendendo sozinha
  • exemplos do áudio travando
  • e um resumo dos testes que você já fez

Isso ajuda bastante para o suporte entender que você já tentou as etapas básicas e que o caso pode precisar de avaliação técnica.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

27/05/2026 09:08 em resposta a raiany194

Olá, raiany194!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Só um ponto importante:

você não está falando diretamente com a Apple por aqui.

Esta é uma comunidade pública de usuários. Pessoas da Apple podem moderar o espaço, mas normalmente não assumem casos de garantia diretamente pelo tópico.

📌 Sobre o problema em si:

como você relatou falhas em vários aplicativos e funções diferentes, isso não parece ser apenas problema de um app específico.

Você citou:

• áudio travando em vários aplicativos
  • tela acendendo e apagando sozinha
  • comportamento acontecendo em usos diferentes
  • e problema persistindo mesmo após atualizações

⚠️ Em um iPhone 16, isso realmente não parece um comportamento normal, principalmente se outras pessoas com o mesmo modelo não passam por isso.

✔️ Antes de acionar a garantia, eu faria alguns testes básicos:

• reiniciar o iPhone
  • verificar se há bastante espaço livre em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
  • 🔄 verificar se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
  • 🔄 atualizar os aplicativos que apresentam falha
  • testar sem capa/película, caso a tela esteja acendendo/apagando por algum toque involuntário ou sensor coberto

📌 Também vale observar se a tela apaga em momentos específicos, por exemplo:

• durante ligações
  • ao aproximar o rosto
  • ao usar algum app específico
  • enquanto carrega
  • ou quando o aparelho esquenta

Isso pode ajudar a diferenciar se é algo de software, sensor, tela ou hardware.

✔️ Uma tentativa segura antes de assistência seria:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes

⚠️ Isso não apaga fotos, vídeos, apps ou arquivos pessoais, mas redefine ajustes do sistema, permissões, rede, privacidade e configurações gerais que às vezes podem causar comportamento estranho.

📌 Para verificar a cobertura/garantia do aparelho, você pode usar a página oficial:

📌 E para informações de reparo do iPhone:

⚠️ Como o aparelho foi comprado na Magazine Luiza, também vale guardar:

• nota fiscal
  • comprovante de compra
  • número de série
  • e prints/vídeos mostrando as falhas

porque isso ajuda bastante em uma avaliação de garantia.

📌 Se mesmo após os testes o áudio continuar travando e a tela continuar acendendo/apagando sozinha, eu procuraria uma avaliação oficial em Apple Store ou Centro de Serviço Autorizado Apple, já que pode haver algum problema de hardware ou falha que precisa de diagnóstico técnico.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

27/05/2026 09:41 em resposta a SilverMan

Olá, Felipe! Obrigada pela resposta.

Eu já realizei todos esses procedimentos que você citou, incluindo atualização do iOS, atualização dos aplicativos, reinicialização do aparelho e também a redefinição dos ajustes. Mesmo assim, o problema continua acontecendo.

A tela escurece e acende sozinha em qualquer aplicativo, mesmo durante o uso normal do aparelho, sem estar carregando ou em ligação. Além disso, o áudio continua travando em diferentes apps.

Por isso, acredito que realmente possa ser algum defeito no aparelho, principalmente porque o iPhone tem apenas 7 meses de uso, então não considero normal apresentar esse tipo de problema tão cedo.

Eu gostaria sim de acionar a garantia, porém as assistências autorizadas da Apple ficam longe da minha cidade, o que acaba dificultando um pouco o processo.

Obrigada novamente pela atenção!

Problemas com o telefone

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.