Problema com NFC

Meu iPhone por algum motivo não está detectando meu cartão quando eu tento escanear ele para adicionar a carteira, e nem mesmo está dando para eu usar os que eu já tenho registrados na carteira. Não aparece nenhuma mensagem de erro e nem nada, como se ele não estivesse emitindo ou detectando sinal. Já tentei falar com o suporte, fizeram todo um diagnóstico e disseram que não era problema de hardware, o que pode ser isso?? O que eu posso fazer para resolver isso?

iPhone 16e, iOS 26

Publicado em 2/06/2026 19:20

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 2/06/2026 20:41

Olá, Bag!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, o problema parece estar na comunicação por aproximação/NFC usada pela Carteira e pelo Apple Pay.

O detalhe importante é que você relatou duas coisas ao mesmo tempo:

• não consegue escanear/adicionar o cartão pela aproximação
  • não consegue usar cartões que já estavam cadastrados na Carteira

Isso pode ser algo de software, configuração da Carteira, banco/cartão, capa/acessório interferindo, ou até uma falha que o diagnóstico remoto não conseguiu identificar.

✔️ Eu testaria nesta ordem:

1. 🔄 verifique se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
  2. reinicie o iPhone
  3. teste o pagamento sem capa, suporte MagSafe, carteira magnética ou acessório preso atrás do iPhone
  4. abra a Carteira, clique duas vezes no botão lateral, autentique com Face ID e aproxime a parte superior do iPhone da maquininha
  5. teste em mais de uma maquininha compatível com aproximação
  6. teste com outro cartão/banco, se tiver disponível
  7. remova um dos cartões da Carteira e tente adicioná-lo novamente pelo app do banco, se essa opção existir

Depois, eu faria também:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede

⚠️ Isso não apaga seus dados, fotos ou apps, mas apaga redes Wi-Fi salvas, senhas de Wi-Fi e ajustes de rede.

📌 Se mesmo depois disso a Carteira abre normalmente, os cartões aparecem ativos, mas nenhuma maquininha reconhece o iPhone por aproximação, eu não trataria como algo normal.

Nesse caso, como você já falou com o suporte e fez diagnóstico, eu recomendaria insistir em uma avaliação presencial em uma Apple Store ou Centro de Serviço Autorizado Apple. Informe que o diagnóstico remoto não acusou erro, mas que o sintoma continua na prática.

Se possível, leve:

• o iPhone sem capa
  • os cartões cadastrados na Carteira
  • print ou gravação mostrando a tentativa de uso
  • informação de que já testou em mais de uma maquininha

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: faça os testes básicos de software e interferência externa, mas, se o iPhone continua como se não emitisse ou detectasse aproximação nenhuma, vale avaliação presencial mesmo com diagnóstico remoto sem erro.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

2/06/2026 20:41 em resposta a Bag

Olá, Bag!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, o problema parece estar na comunicação por aproximação/NFC usada pela Carteira e pelo Apple Pay.

O detalhe importante é que você relatou duas coisas ao mesmo tempo:

• não consegue escanear/adicionar o cartão pela aproximação
  • não consegue usar cartões que já estavam cadastrados na Carteira

Isso pode ser algo de software, configuração da Carteira, banco/cartão, capa/acessório interferindo, ou até uma falha que o diagnóstico remoto não conseguiu identificar.

✔️ Eu testaria nesta ordem:

1. 🔄 verifique se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
  2. reinicie o iPhone
  3. teste o pagamento sem capa, suporte MagSafe, carteira magnética ou acessório preso atrás do iPhone
  4. abra a Carteira, clique duas vezes no botão lateral, autentique com Face ID e aproxime a parte superior do iPhone da maquininha
  5. teste em mais de uma maquininha compatível com aproximação
  6. teste com outro cartão/banco, se tiver disponível
  7. remova um dos cartões da Carteira e tente adicioná-lo novamente pelo app do banco, se essa opção existir

Depois, eu faria também:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede

⚠️ Isso não apaga seus dados, fotos ou apps, mas apaga redes Wi-Fi salvas, senhas de Wi-Fi e ajustes de rede.

📌 Se mesmo depois disso a Carteira abre normalmente, os cartões aparecem ativos, mas nenhuma maquininha reconhece o iPhone por aproximação, eu não trataria como algo normal.

Nesse caso, como você já falou com o suporte e fez diagnóstico, eu recomendaria insistir em uma avaliação presencial em uma Apple Store ou Centro de Serviço Autorizado Apple. Informe que o diagnóstico remoto não acusou erro, mas que o sintoma continua na prática.

Se possível, leve:

• o iPhone sem capa
  • os cartões cadastrados na Carteira
  • print ou gravação mostrando a tentativa de uso
  • informação de que já testou em mais de uma maquininha

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: faça os testes básicos de software e interferência externa, mas, se o iPhone continua como se não emitisse ou detectasse aproximação nenhuma, vale avaliação presencial mesmo com diagnóstico remoto sem erro.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Problema com NFC

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.