Não consigo ouvir áudio WhatsApp pelo ouvido

Boa noite, não estou conseguindo ouvir áudio do WhatsApp via pelo ouvido a tela fica preta normal mais o som sai no alto falante kkkk todo mundo escuta mais em ligação normal ou via WhatsApp ligação funciona normal parece um bug iOS não tá entendendo que eu quero ouvir o áudio em paz kkk sem ninguém ouvir por perto aí não sei oque fazer já atualizei tudo correto WhatsApp e iOS atualizado e nada reiniciei e nada

iPhone 14, iOS 26

Publicado em 8/06/2026 20:07

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 8/06/2026 21:53

Olá novamente, CaioH!

Esse seu teste confirmou bem o caminho.

📌 Se o áudio enviado pelo app Mensagens/SMS da Apple funciona normalmente ao colocar o iPhone no ouvido, e ligações também funcionam, fica bem mais claro que o sensor de proximidade e o alto-falante superior/auricular do iPhone estão funcionando.

Como o problema também acontece com outro iPhone e fica concentrado nos áudios do WhatsApp, tudo indica mesmo falha do próprio WhatsApp ao alternar a saída de áudio para o modo privado.

Nesse caso, o melhor é aguardar correção do WhatsApp e também reportar pelo app:

• WhatsApp > Configurações > Ajuda > Fale conosco

Ao relatar, informe exatamente isso:

• a tela apaga normalmente ao colocar no ouvido
  • ligações normais funcionam
  • áudio no app Mensagens funciona
  • o problema acontece apenas nos áudios do WhatsApp
  • outro iPhone também apresentou o mesmo comportamento

Obrigado por voltar e informar o teste. Isso ajuda bastante outros usuários que estejam com o mesmo problema.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

8/06/2026 21:53 em resposta a CaioH

Olá novamente, CaioH!

Esse seu teste confirmou bem o caminho.

📌 Se o áudio enviado pelo app Mensagens/SMS da Apple funciona normalmente ao colocar o iPhone no ouvido, e ligações também funcionam, fica bem mais claro que o sensor de proximidade e o alto-falante superior/auricular do iPhone estão funcionando.

Como o problema também acontece com outro iPhone e fica concentrado nos áudios do WhatsApp, tudo indica mesmo falha do próprio WhatsApp ao alternar a saída de áudio para o modo privado.

Nesse caso, o melhor é aguardar correção do WhatsApp e também reportar pelo app:

• WhatsApp > Configurações > Ajuda > Fale conosco

Ao relatar, informe exatamente isso:

• a tela apaga normalmente ao colocar no ouvido
  • áudio no app Mensagens funciona
  • o problema acontece apenas nos áudios do WhatsApp
  • outro iPhone também apresentou o mesmo comportamento

Obrigado por voltar e informar o teste. Isso ajuda bastante outros usuários que estejam com o mesmo problema.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

8/06/2026 21:07 em resposta a CaioH

Olá, CaioH!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, isso parece muito mais uma falha do WhatsApp ao alternar o áudio para o alto-falante superior/auricular do que um defeito no iPhone.

O ponto principal é:

• a tela apaga ao colocar no ouvido, então o sensor de proximidade parece funcionar
  • ligações pelo WhatsApp funcionam
  • o problema acontece especificamente ao ouvir mensagens de áudio do WhatsApp

Esse comportamento tem aparecido em vários relatos de usuários. Eu mesmo já passei por algo parecido no WhatsApp: o iPhone reconhecia que estava no ouvido, mas o áudio não mudava corretamente para o modo privado.

Como você já atualizou o WhatsApp, atualizou o iOS e reiniciou o iPhone, eu não ficaria repetindo esses mesmos passos como se fossem novidade.

✔️ Eu testaria agora assim:

• abra um áudio do WhatsApp e deixe tocando
  • aproxime o iPhone do ouvido ou cubra levemente a parte superior da tela com a mão
  • enquanto o áudio toca, aumente e diminua o volume pelos botões laterais
  • repita algumas vezes com áudios diferentes
  • veja se o som passa para o alto-falante superior/auricular

📌 Também confira estes pontos:

• desligue temporariamente o Bluetooth em Ajustes > Bluetooth
  • confirme se o iPhone não está conectado a fone, carro, caixa de som ou outro dispositivo de áudio
  • teste com o modo silencioso ativado e desativado
  • confira se há algum Foco ativo em Ajustes > Foco
  • feche completamente o WhatsApp e abra de novo

⚠️ Eu evitaria apagar o WhatsApp logo de início. Se for reinstalar, confirme antes se o backup das conversas está atualizado:

• WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas

Se ligações normais e ligações do WhatsApp funcionam pelo ouvido, isso reforça que o alto-falante superior/auricular está funcionando. Então o problema fica bem concentrado no comportamento do WhatsApp com mensagens de áudio.

Se continuar, reporte diretamente ao WhatsApp:

Resumindo: pelo seu relato, parece bug do WhatsApp no modo de áudio privado. O iPhone percebe que está no ouvido, mas o app não está trocando corretamente a saída do som.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Não consigo ouvir áudio WhatsApp pelo ouvido

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.