Olá, daniaml!
Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários e compartilhando experiências e soluções.
🚩 Pela imagem que você anexou, o cenário fica mais claro: em Ajustes > Bluetooth aparecem dois dispositivos em “Meus Dispositivos”, identificados como “FN-BY3” e “NOT-AMANDA”, e ambos aparecem como “Conectado”. Portanto, não estamos falando apenas de dispositivos Bluetooth próximos sendo encontrados pelo iPhone. Eles estão aparecendo como dispositivos já reconhecidos pelo aparelho e, naquele momento, como conectados.
📌 Isso também explica por que o iPhone pode não pedir um código novamente. O código ou a confirmação normalmente é utilizado durante o processo de pareamento. Depois que um acessório já foi pareado, ele pode se reconectar automaticamente quando estiver próximo e disponível.
📌 O ponto principal agora é descobrir como esses dois dispositivos foram parar em “Meus Dispositivos”. Se você nunca pareou nenhum deles e não reconhece esses nomes, eu trataria isso como algo que merece investigação, mas não concluiria imediatamente que alguém está acessando seu iPhone remotamente.
✔️ Faça estes testes:
- Em Ajustes > Bluetooth, toque no botão ⓘ ao lado de “FN-BY3” e verifique se aparece a opção “Esquecer Este Dispositivo”. Faça o mesmo com “NOT-AMANDA”.
- Se você não reconhecer os dispositivos, toque em “Esquecer Este Dispositivo” para removê-los.
- 🔄 Depois de removê-los, reinicie o iPhone e observe se eles voltam a aparecer.
- Faça o teste em outro local, afastado de outros aparelhos Bluetooth, carros, computadores, caixas de som, televisores e acessórios que possam estar próximos.
- Se algum deles voltar a aparecer e você continuar sem reconhecê-lo, verifique se ele realmente volta para “Meus Dispositivos” e passa a aparecer como “Conectado”.
- Se não for possível removê-los ou eles continuarem se conectando automaticamente, uma alternativa é acessar Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. Isso também removerá redes Wi-Fi e outros ajustes de rede salvos, portanto tenha as senhas necessárias antes de realizar o procedimento.
📌 Há ainda uma informação importante na própria captura: o iPhone informa que pode ser encontrado como “iPhone de Daniella” enquanto os Ajustes de Bluetooth estiverem abertos. Isso é comportamento normal do sistema e não significa que qualquer pessoa possa simplesmente assumir o controle do iPhone. O Bluetooth utiliza processos de pareamento e autenticação próprios.
⚠️ Se você realmente nunca teve contato com esses dois dispositivos, não tente pareá-los novamente apenas para descobrir o que são. Primeiro remova-os e observe se retornam.
⚠️ Também vale verificar se alguém teve acesso físico ao seu iPhone anteriormente. Um acessório que tenha sido pareado anteriormente pode ter autorização para se reconectar sem exigir novamente o código de pareamento.
🔗 Link oficial de Suporte da Apple:
Resumindo: a captura mostra que “FN-BY3” e “NOT-AMANDA” estão em “Meus Dispositivos” e aparecem como conectados, então o caso é diferente de simplesmente aparecerem aparelhos Bluetooth próximos. Se você não reconhece nenhum deles, verifique cada dispositivo pelo botão ⓘ, utilize “Esquecer Este Dispositivo”, reinicie o iPhone e observe se eles retornam. Se continuarem se conectando sem que você reconheça a origem, aí teremos mais informações para investigar o que está acontecendo.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan