Como criar uma imagem de disco APFS de todo o meu sistema como está configurado no momento que seja "bootável"?

Quero ter um arquivo único de backup completo (clone) do meu sistema como está configurado no momento para caso ocorra algum imprevisto eu formato apago) o SSD do imac e instalo pela imagem criada.

Assim retorno com o sistema configurações e aplicativos, arquivos etc como era antes.

Conseguem entender?

Alguém pode ajudar?

iMac 27″, macOS 13.7

Publicado em 30/08/2026 19:20

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 30/08/2026 20:35

Olá, marcellowt!

Pelo que entendi, você quer manter uma cópia completa do iMac exatamente como ele está hoje, incluindo sistema, ajustes, aplicativos, arquivos e demais dados, para que, caso precise apagar o SSD no futuro, consiga voltar ao estado anterior.

📌 Para esse objetivo, o Time Machine é a primeira solução que eu consideraria. Ele foi desenvolvido para manter backups do Mac e permitir a recuperação dos seus dados posteriormente.

✔️ Eu faria assim:

• Conecte um disco externo com espaço suficiente para armazenar o backup.
  • Abra Ajustes do Sistema > Geral > Time Machine.
  • Adicione o disco de backup e configure o Time Machine.
  • Deixe o primeiro backup terminar completamente.
  • Mantenha o disco conectado periodicamente para que o Time Machine continue criando versões atualizadas dos seus dados.
  • Se futuramente precisar apagar o SSD e reinstalar o macOS, utilize o backup do Time Machine durante a configuração para recuperar seus dados.

📌 Mas existe uma diferença importante no que você está procurando. O Time Machine não é exatamente um clone bootável do SSD. Ele é um sistema de backup que permite restaurar seus arquivos, contas, aplicativos e outros dados depois de uma reinstalação do macOS.

📌 Portanto, se a sua intenção é ter um único arquivo ou disco externo que seja uma cópia exata e inicializável do sistema atual, para simplesmente iniciar o Mac por ele e continuar exatamente de onde parou, o Time Machine não atende exatamente a esse requisito.

📌 Para obter esse comportamento, você precisaria considerar uma solução de clonagem de terceiros. Em Macs e versões modernas do macOS, porém, a clonagem não funciona necessariamente como funcionava nos Macs antigos. APFS, o volume do sistema e os mecanismos de segurança do macOS fazem com que seja importante escolher uma ferramenta compatível especificamente com o seu modelo de Mac e com o macOS 13.7.

✔️ Por isso, eu faria uma combinação:

• Time Machine para ter histórico de backups e poder recuperar arquivos ou o sistema depois de uma reinstalação.
  • Uma segunda cópia independente dos arquivos realmente importantes.
  • Se a necessidade de um clone inicializável for indispensável, escolher uma solução de clonagem compatível com o seu iMac e com o macOS 13.7.

⚠️ Eu não apagaria o SSD interno para testar a restauração. Primeiro faça o backup completo e confirme que ele pode ser acessado e restaurado. Também não confiaria em uma única cópia para esse tipo de proteção.

❓ Para saber qual solução realmente atende ao que você pretende:

• Você quer conseguir iniciar o iMac diretamente pelo disco externo caso o SSD interno apresente defeito?
  • Ou o mais importante é conseguir reinstalar o macOS e voltar com seus arquivos, aplicativos e configurações?
  • Você pretende manter o disco externo conectado permanentemente ao iMac?
  • Qual é a capacidade do SSD interno e do disco externo que pretende utilizar?

🔗 Links oficiais de Suporte da Apple:

Resumindo: para manter um backup do Mac e conseguir recuperar seus dados depois de uma reinstalação, o Time Machine é a solução oficial da Apple e provavelmente atende ao objetivo principal. Porém, se você realmente precisa de um clone exato e inicializável do sistema atual, o Time Machine não é exatamente isso. Nesse caso, seria necessário avaliar uma solução de clonagem compatível com o seu iMac e o macOS 13.7.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

5 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

30/08/2026 20:35 em resposta a marcellowt

Olá, marcellowt!

Pelo que entendi, você quer manter uma cópia completa do iMac exatamente como ele está hoje, incluindo sistema, ajustes, aplicativos, arquivos e demais dados, para que, caso precise apagar o SSD no futuro, consiga voltar ao estado anterior.

📌 Para esse objetivo, o Time Machine é a primeira solução que eu consideraria. Ele foi desenvolvido para manter backups do Mac e permitir a recuperação dos seus dados posteriormente.

✔️ Eu faria assim:

• Conecte um disco externo com espaço suficiente para armazenar o backup.
  • Abra Ajustes do Sistema > Geral > Time Machine.
  • Adicione o disco de backup e configure o Time Machine.
  • Deixe o primeiro backup terminar completamente.
  • Mantenha o disco conectado periodicamente para que o Time Machine continue criando versões atualizadas dos seus dados.
  • Se futuramente precisar apagar o SSD e reinstalar o macOS, utilize o backup do Time Machine durante a configuração para recuperar seus dados.

📌 Mas existe uma diferença importante no que você está procurando. O Time Machine não é exatamente um clone bootável do SSD. Ele é um sistema de backup que permite restaurar seus arquivos, contas, aplicativos e outros dados depois de uma reinstalação do macOS.

📌 Portanto, se a sua intenção é ter um único arquivo ou disco externo que seja uma cópia exata e inicializável do sistema atual, para simplesmente iniciar o Mac por ele e continuar exatamente de onde parou, o Time Machine não atende exatamente a esse requisito.

📌 Para obter esse comportamento, você precisaria considerar uma solução de clonagem de terceiros. Em Macs e versões modernas do macOS, porém, a clonagem não funciona necessariamente como funcionava nos Macs antigos. APFS, o volume do sistema e os mecanismos de segurança do macOS fazem com que seja importante escolher uma ferramenta compatível especificamente com o seu modelo de Mac e com o macOS 13.7.

✔️ Por isso, eu faria uma combinação:

• Time Machine para ter histórico de backups e poder recuperar arquivos ou o sistema depois de uma reinstalação.
  • Uma segunda cópia independente dos arquivos realmente importantes.
  • Se a necessidade de um clone inicializável for indispensável, escolher uma solução de clonagem compatível com o seu iMac e com o macOS 13.7.

⚠️ Eu não apagaria o SSD interno para testar a restauração. Primeiro faça o backup completo e confirme que ele pode ser acessado e restaurado. Também não confiaria em uma única cópia para esse tipo de proteção.

❓ Para saber qual solução realmente atende ao que você pretende:

• Você quer conseguir iniciar o iMac diretamente pelo disco externo caso o SSD interno apresente defeito?
  • Ou o mais importante é conseguir reinstalar o macOS e voltar com seus arquivos, aplicativos e configurações?
  • Você pretende manter o disco externo conectado permanentemente ao iMac?
  • Qual é a capacidade do SSD interno e do disco externo que pretende utilizar?

Resumindo: para manter um backup do Mac e conseguir recuperar seus dados depois de uma reinstalação, o Time Machine é a solução oficial da Apple e provavelmente atende ao objetivo principal. Porém, se você realmente precisa de um clone exato e inicializável do sistema atual, o Time Machine não é exatamente isso. Nesse caso, seria necessário avaliar uma solução de clonagem compatível com o seu iMac e o macOS 13.7.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

1/09/2026 14:27 em resposta a marcellowt

Olá, marcellowt!

Obrigado pelo retorno e pelos exemplos. Agora entendi melhor o que você está procurando: não é simplesmente manter uma cópia dos seus arquivos, mas criar uma cópia do estado atual do iMac que possa ser utilizada como uma espécie de “fotografia” do sistema.

Se a intenção é apenas ter uma cópia de segurança para, no caso de algum problema, apagar o SSD, reinstalar o macOS e recuperar seus arquivos, aplicativos e dados, eu continuaria recomendando o Time Machine. Ele já foi desenvolvido para esse cenário e mantém histórico das alterações, sem você precisar ficar recriando manualmente uma imagem do sistema.

📌 Ficar mantendo um clone atualizado pode ser muito mais trabalhoso do que manter um backup pelo Time Machine. Além disso, em versões modernas do macOS, “clonar” o sistema não é necessariamente equivalente ao que era possível fazer nos Macs antigos, por causa da estrutura do APFS e dos volumes do sistema.

📌 Agora, se existe uma necessidade específica para que o clone seja inicializável, aí a situação muda. Por exemplo:

• O SSD interno está apresentando problemas e você precisa preservar o sistema exatamente como está.
  • O sistema atual não inicializa corretamente e você precisa preservar o ambiente antes de tentar reparos.
  • Você quer fazer experimentos no sistema sem colocar em risco a instalação principal.
  • Você precisa conseguir iniciar o Mac a partir de uma cópia externa exatamente para manter aquele ambiente de trabalho.

✔️ Nesses casos, a clonagem pode fazer sentido e o ASR (Apple Software Restore) é justamente uma ferramenta que vale investigar. A solução que você encontrou na Comunidade pode ser um caminho, mas eu teria bastante cuidado para adaptar o procedimento ao seu iMac e ao macOS 13.7 antes de apagar qualquer coisa.

📌 Se a finalidade for somente backup, minha recomendação continua sendo Time Machine. Se a finalidade for realmente possuir uma cópia inicializável para uma situação específica, aí vale aprofundar o procedimento do ASR e verificar exatamente o que você pretende restaurar e de onde pretende inicializar.

⚠️ Eu não testaria esse processo apagando o SSD interno. Primeiro crie a cópia, verifique sua integridade e confirme que ela realmente atende ao objetivo. Uma clonagem não deve ser considerada válida simplesmente porque o processo terminou sem apresentar erro.

❓ Para entender melhor a necessidade do clone: qual é o motivo de ele precisar ser necessariamente bootável? Se a finalidade for apenas ter uma cópia de segurança para recuperar arquivos, aplicativos e configurações depois de algum problema, o Time Machine provavelmente é a solução mais prática. Se houver uma necessidade específica de inicializar o iMac diretamente por essa cópia, aí a clonagem passa a ter uma justificativa diferente.

Resumindo: se o objetivo é apenas ter um backup completo para recuperar o Mac depois de um problema, eu não complicaria com um clone bootável e usaria o Time Machine. Se existe uma necessidade concreta de iniciar o iMac diretamente por uma cópia externa ou preservar um ambiente específico para testes ou recuperação, aí sim vale aprofundar a solução de clonagem com ASR que você encontrou.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

6/09/2026 08:57 em resposta a marcellowt

Respondendo à minha própria pergunta e talvez completando a do SilverMan:

Após alguns dias pesquisando sobre o assunto, encontrei uma solução que atendeu exatamente ao que eu precisava.

Meu objetivo não era apenas criar uma imagem de disco ou fazer uma cópia dos meus arquivos, mas sim manter uma cópia completa do sistema exatamente como ele está após todas as configurações, instalações e ajustes.

Ou seja: após instalar o sistema, configurar o macOS da forma desejada, instalar os aplicativos necessários e deixar tudo pronto para trabalhar, faço uma clonagem do sistema para um disco externo.

Dessa forma, mantenho uma cópia completa do meu ambiente de trabalho. Se, no futuro, precisar apagar o disco interno e reinstalar o sistema, não preciso necessariamente começar todo o processo novamente, instalando o macOS, configurando ajustes, reinstalando aplicativos e organizando tudo do zero. Posso restaurar a cópia clonada para o disco interno e recuperar o ambiente como estava no momento em que a cópia foi criada.

Para o meu objetivo, essa solução foi mais adequada do que criar apenas uma imagem de disco ou manter um backup convencional, pois o que eu procurava era justamente uma cópia do sistema já instalado, configurado e preparado para uso.

Naturalmente, essa cópia precisa ser atualizada periodicamente se você quiser que ela também contenha alterações posteriores, novos arquivos, aplicativos ou configurações feitas depois da clonagem.

Também é importante observar que, nos Macs e versões mais recentes do macOS, especialmente com APFS e Apple Silicon, o processo de criar e restaurar uma cópia completa do sistema possui particularidades e pode não funcionar da mesma forma que as antigas clonagens “bootáveis” do OS X. Por isso, é importante utilizar uma ferramenta compatível com a versão do macOS e com o modelo do Mac. Eu testei nas versões: Ventura, Sonoma e Sequoia.

No meu caso, porém, a clonagem para um disco externo foi exatamente a solução que eu procurava.

Caso alguém tenha interesse, posso escrever um tutorial neste tópico explicando, passo a passo, o procedimento que utilizei, empregando um utilitário de linha de comando nativo do Mac OS X, executado diretamente pelo Terminal.

Como criar uma imagem de disco APFS de todo o meu sistema como está configurado no momento que seja "bootável"?

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.