Respondendo à minha própria pergunta e talvez completando a do SilverMan:
Após alguns dias pesquisando sobre o assunto, encontrei uma solução que atendeu exatamente ao que eu precisava.
Meu objetivo não era apenas criar uma imagem de disco ou fazer uma cópia dos meus arquivos, mas sim manter uma cópia completa do sistema exatamente como ele está após todas as configurações, instalações e ajustes.
Ou seja: após instalar o sistema, configurar o macOS da forma desejada, instalar os aplicativos necessários e deixar tudo pronto para trabalhar, faço uma clonagem do sistema para um disco externo.
Dessa forma, mantenho uma cópia completa do meu ambiente de trabalho. Se, no futuro, precisar apagar o disco interno e reinstalar o sistema, não preciso necessariamente começar todo o processo novamente, instalando o macOS, configurando ajustes, reinstalando aplicativos e organizando tudo do zero. Posso restaurar a cópia clonada para o disco interno e recuperar o ambiente como estava no momento em que a cópia foi criada.
Para o meu objetivo, essa solução foi mais adequada do que criar apenas uma imagem de disco ou manter um backup convencional, pois o que eu procurava era justamente uma cópia do sistema já instalado, configurado e preparado para uso.
Naturalmente, essa cópia precisa ser atualizada periodicamente se você quiser que ela também contenha alterações posteriores, novos arquivos, aplicativos ou configurações feitas depois da clonagem.
Também é importante observar que, nos Macs e versões mais recentes do macOS, especialmente com APFS e Apple Silicon, o processo de criar e restaurar uma cópia completa do sistema possui particularidades e pode não funcionar da mesma forma que as antigas clonagens “bootáveis” do OS X. Por isso, é importante utilizar uma ferramenta compatível com a versão do macOS e com o modelo do Mac. Eu testei nas versões: Ventura, Sonoma e Sequoia.
No meu caso, porém, a clonagem para um disco externo foi exatamente a solução que eu procurava.
Caso alguém tenha interesse, posso escrever um tutorial neste tópico explicando, passo a passo, o procedimento que utilizei, empregando um utilitário de linha de comando nativo do Mac OS X, executado diretamente pelo Terminal.