Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Programa de Ganho de capital do IRPF 2016

Estou com dificuldade em abrir o programa de Ganhos de capital do IRPF no meu Mac. O computador não reconhece o programa. Alguém conseguiu baixar e usar este programa num Mac?

Mac mini, OS X El Capitan (10.11.4)

Publicado em 14/04/2016 15:28

Responder
Pergunta marcada como Melhor resposta

Publicado em 13/01/2017 14:52

Estava com o mesmo problema que você, e descobri que: apesar da Receita dizer que o arquivo GCAP2016V1.0.zip (20.282 Kbytes) é para todos os sitemas operacionais, na verdade este arquivo é para windows também. Procurei uma versão que seja realmente para Mac (extensão de arquivo .dmg) mas não achei.

Porém, a dica que o usuário Defazioleo deixou alí acima funciona e fez o programa que é para windows, abrir e funcionar no Mac. Segue a dica:


defazioleo18/08/2016 18:17 em resposta a Analu

Arquivo carregado pelo usuário Nível 1 (4 pontos)


18/08/2016 18:17 Re: Programa de Ganho de capital do IRPF 2016em resposta a Analu

consegui abrir da seguinte maneira:

depois de descompactar o arquivo GCAP2016v1.0.zip é criada a pasta GCAP2016

abrindo esta pasta cliquei no arquivo GCAP.jar com o botão direito "abrir com" Jar Launcher (padrão)

e o programa da receita federal abriu

apenas é necessário ter o java atual

espero que ajude

10 respostas
Pergunta marcada como Melhor resposta

13/01/2017 14:52 em resposta a Analu

Estava com o mesmo problema que você, e descobri que: apesar da Receita dizer que o arquivo GCAP2016V1.0.zip (20.282 Kbytes) é para todos os sitemas operacionais, na verdade este arquivo é para windows também. Procurei uma versão que seja realmente para Mac (extensão de arquivo .dmg) mas não achei.

Porém, a dica que o usuário Defazioleo deixou alí acima funciona e fez o programa que é para windows, abrir e funcionar no Mac. Segue a dica:


defazioleo18/08/2016 18:17 em resposta a Analu

Arquivo carregado pelo usuário Nível 1 (4 pontos)


18/08/2016 18:17 Re: Programa de Ganho de capital do IRPF 2016em resposta a Analu

consegui abrir da seguinte maneira:

depois de descompactar o arquivo GCAP2016v1.0.zip é criada a pasta GCAP2016

abrindo esta pasta cliquei no arquivo GCAP.jar com o botão direito "abrir com" Jar Launcher (padrão)

e o programa da receita federal abriu

apenas é necessário ter o java atual

espero que ajude

14/04/2016 23:05 em resposta a Analu

Boa noite Analu,


Provavelmente você está tendo dificuldades em instalar o programa em questão por causa da proteção Gatekeeper nativa do OS X. Ele serve para proteger seu sistema de virus e malwares, ou seja, ele te proteje contra programas mal intencionados. Porém se você baixou ele do site oficial da Receita Federal, você pode instalar ele sem problema, mas terá que desabilitar a opção do Gatekeeper.


Vá até o símbolo da Apple no canto superior esquerdo e depois vá em Preferências do Sistema... > Segurança e Privacidade > Geral.

Emem Permitir aplicativos transferidos de:

Escolha a opção: Qualquer lugar


Para maiores informações sobre esse procedimento verifique o artigo OS X: sobre o Gatekeeper - Suporte da Apple.


Espero ter ajudado.


Atenciosamente,


Felipe Lapolli

15/04/2016 13:04 em resposta a FelipeLapolli

Olá Felipe,


Eu já fiz minha declaração. Não tive problemas com o programa dela. Estou com problemas no programa de ganhos de capital. Ele é que não funciona e ninguém da receita me responde e na internet não tem nada sobre isso. Eu não consigo abrir este programa. Sem ele não posso finalizar a declaração , pois preciso importar dados que são gerados nesse programa.

15/04/2016 15:30 em resposta a Analu

Analu,


Eentendi. Verifiquei no site da Receita sobre o Programa Ganhos de Capital No endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelament os/pagamento-do-imposto-de-renda-de-pess… ele informa que tem para qualquer sistema:


II - uma versão de uso geral para todos os sistemas operacionais:

Download do Programa de Apuração dos Ganhos de Capital - 2016 - (Versão em arquivo único)

Arquivo carregado pelo usuárioGCAP2016V1.0.zip (20.282 Kbytes)

Obs : Esta versão de uso geral (arquivo .zip) deve ser descompactada no local desejado no computador.

Os dados apurados pelo programa podem ser armazenados e transferidos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2017, ano-calendário de 2016, quando da elaboração da mesma.


Vi que você também precisa de java:

1) A Máquina Virtual Java (JVM) versão 1.7 ou posterior, deve estar instalada para possibilitar a execução do programa. A Máquina Virtual Java poderá ser obtida acessando o sítio http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp

Caso você tenha realizado tudo isso e mesmo assim não funcionar recomendo entrar em contato com o suporte técnico da receita (se é que tem essa opção).

Espero que você consiga. Boa sorte.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

15/04/2016 17:27 em resposta a FelipeLapolli

Oi Felipe,


Muito obrigada pela paciência, antes de mais nada! Obrigada pela ajuda. Mas ainda não deu certo. Aparece esta mensagem quando clico no ícone de executar o programa

You can’t open the application “GCAP2016.exe” because Microsoft Windows applications are not supported on OS X.

Eu baixei a versão que eles fizeram para todos os programas e não a versão do windows.

Não dá certo de jeito nenhum.

Enche de sujeira meu computador cada vez que baixo este programa tenho que fazer uma limpeza com o Mackeeper.

Eu nano sei mais o que fazer... Estou tentando encontrar alguém que tenha um PC para meu ajudar, pois no Mac acho que não rola de jeito nenhum

O Mac é um problema quando se trata de formularios e programas públicos, sites do governo. Em geral o Mac não responde bem...

15/04/2016 17:48 em resposta a Analu

Olá analu,


Você não pode usar o arquivo .exe, pois ele é apenas executável em Windows. Pode ser uma falha da própria Receita Federal. Eu baixei o arquivo destinado para OS X (Mac) e o mesmo parece ser para Windows mesmo. Nesse caso não é um problema da Apple e sim da própria Receita Federal que não disponibilizou ou não fez um tutorial mais amigável para auxiliar na instalação. Sugiro tentar um contato com o suporte técnico da Receita Federal para maiores esclarecimentos.


Atenciosamente,


Felipe Lapolli

11/12/2016 14:43 em resposta a defazioleo

Quero agradecer a disponibilidade de ajuda aqui demonstrada. Eu tive exatamente as mesmas dificuldades, fui lendo a interação com os da comunidade que traziam as sugestões... até que também tentei do jeito simples apresentado aqui e TAMBÉM funcionou perfeitamente. Tudo resolvido em menos de 3 min. É muito bom contar com essa boa-vontade de partilhar soluções entre usuários Apple. Agradeço a gentileza que me permitiu resolver o meu problema.

Até mais ver!!

Programa de Ganho de capital do IRPF 2016

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.