Programa de Ganho de capital do IRPF 2016

Estou com dificuldade em abrir o programa de Ganhos de capital do IRPF no meu Mac. O computador não reconhece o programa. Alguém conseguiu baixar e usar este programa num Mac?

Mac mini, OS X El Capitan (10.11.4)

Publicado em 14/04/2016 11:28

Responder
10 respostas

13/01/2017 08:52 em resposta a Analu

Estava com o mesmo problema que você, e descobri que: apesar da Receita dizer que o arquivo GCAP2016V1.0.zip (20.282 Kbytes) é para todos os sitemas operacionais, na verdade este arquivo é para windows também. Procurei uma versão que seja realmente para Mac (extensão de arquivo .dmg) mas não achei.

Porém, a dica que o usuário Defazioleo deixou alí acima funciona e fez o programa que é para windows, abrir e funcionar no Mac. Segue a dica:

defazioleo18/08/2016 18:17 em resposta a Analu

Arquivo carregado pelo usuário Nível 1 (4 pontos)

18/08/2016 18:17 Re: Programa de Ganho de capital do IRPF 2016em resposta a Analu

consegui abrir da seguinte maneira:

depois de descompactar o arquivo GCAP2016v1.0.zip é criada a pasta GCAP2016

abrindo esta pasta cliquei no arquivo GCAP.jar com o botão direito "abrir com" Jar Launcher (padrão)

e o programa da receita federal abriu

apenas é necessário ter o java atual

espero que ajude

14/04/2016 19:05 em resposta a Analu

Boa noite Analu,

Provavelmente você está tendo dificuldades em instalar o programa em questão por causa da proteção Gatekeeper nativa do OS X. Ele serve para proteger seu sistema de virus e malwares, ou seja, ele te proteje contra programas mal intencionados. Porém se você baixou ele do site oficial da Receita Federal, você pode instalar ele sem problema, mas terá que desabilitar a opção do Gatekeeper.

Vá até o símbolo da Apple no canto superior esquerdo e depois vá em Preferências do Sistema... > Segurança e Privacidade > Geral.

Emem Permitir aplicativos transferidos de:

Escolha a opção: Qualquer lugar

Para maiores informações sobre esse procedimento verifique o artigo OS X: sobre o Gatekeeper - Suporte da Apple.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

15/04/2016 09:04 em resposta a FelipeLapolli

Olá Felipe,

Eu já fiz minha declaração. Não tive problemas com o programa dela. Estou com problemas no programa de ganhos de capital. Ele é que não funciona e ninguém da receita me responde e na internet não tem nada sobre isso. Eu não consigo abrir este programa. Sem ele não posso finalizar a declaração , pois preciso importar dados que são gerados nesse programa.

15/04/2016 11:30 em resposta a Analu

Analu,

Eentendi. Verifiquei no site da Receita sobre o Programa Ganhos de Capital No endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelament os/pagamento-do-imposto-de-renda-de-pess… ele informa que tem para qualquer sistema:

II - uma versão de uso geral para todos os sistemas operacionais:

Download do Programa de Apuração dos Ganhos de Capital - 2016 - (Versão em arquivo único)

Arquivo carregado pelo usuárioGCAP2016V1.0.zip (20.282 Kbytes)

Obs : Esta versão de uso geral (arquivo .zip) deve ser descompactada no local desejado no computador.

Os dados apurados pelo programa podem ser armazenados e transferidos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2017, ano-calendário de 2016, quando da elaboração da mesma.

Vi que você também precisa de java:

1) A Máquina Virtual Java (JVM) versão 1.7 ou posterior, deve estar instalada para possibilitar a execução do programa. A Máquina Virtual Java poderá ser obtida acessando o sítio http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp

Caso você tenha realizado tudo isso e mesmo assim não funcionar recomendo entrar em contato com o suporte técnico da receita (se é que tem essa opção).

Espero que você consiga. Boa sorte.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

15/04/2016 13:27 em resposta a FelipeLapolli

Oi Felipe,

Muito obrigada pela paciência, antes de mais nada! Obrigada pela ajuda. Mas ainda não deu certo. Aparece esta mensagem quando clico no ícone de executar o programa

You can’t open the application “GCAP2016.exe” because Microsoft Windows applications are not supported on OS X.

Eu baixei a versão que eles fizeram para todos os programas e não a versão do windows.

Não dá certo de jeito nenhum.

Enche de sujeira meu computador cada vez que baixo este programa tenho que fazer uma limpeza com o Mackeeper.

Eu nano sei mais o que fazer... Estou tentando encontrar alguém que tenha um PC para meu ajudar, pois no Mac acho que não rola de jeito nenhum

O Mac é um problema quando se trata de formularios e programas públicos, sites do governo. Em geral o Mac não responde bem...

15/04/2016 13:48 em resposta a Analu

Olá analu,

Você não pode usar o arquivo .exe, pois ele é apenas executável em Windows. Pode ser uma falha da própria Receita Federal. Eu baixei o arquivo destinado para OS X (Mac) e o mesmo parece ser para Windows mesmo. Nesse caso não é um problema da Apple e sim da própria Receita Federal que não disponibilizou ou não fez um tutorial mais amigável para auxiliar na instalação. Sugiro tentar um contato com o suporte técnico da Receita Federal para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

11/12/2016 08:43 em resposta a defazioleo

Quero agradecer a disponibilidade de ajuda aqui demonstrada. Eu tive exatamente as mesmas dificuldades, fui lendo a interação com os da comunidade que traziam as sugestões... até que também tentei do jeito simples apresentado aqui e TAMBÉM funcionou perfeitamente. Tudo resolvido em menos de 3 min. É muito bom contar com essa boa-vontade de partilhar soluções entre usuários Apple. Agradeço a gentileza que me permitiu resolver o meu problema.

Até mais ver!!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Programa de Ganho de capital do IRPF 2016

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.