Tela do MacBook Pro Retina 13 polegadas não funciona

Possuo um MacBook Pro Retina 13 polegadas (mid 2014) e a tela dele parou de funcionar repentinamente. Nenhuma imagem é exibida na tela, muito embora se perceba que a tela está ligada, com pixels pretos, por conta da iluminação de fundo. Em resumo: o Mac liga, toca o som de início, a tela continua apagada por alguns segundos e, em seguida, acende-se a iluminação de fundo, sem qualquer imagem, entretanto.

Tenho Apple Care e levei a um centro autorizado da Apple. Eles realizaram a troca do display (que na verdade, é toda a tampa) após alguns dias.

Ontem de manhã fui buscar o MacBook e, na hora, ele estava ligado e funcionando, mas já em casa, ontem à noite, enquanto eu o utilizava, a tela apagou. Eu uso normalmente com um monitor HDMI de segunda tela. A segunda tela funciona às vezes, porque algumas vezes o Mac nem inicia.

Vou retornar à assistência, mas alguém tem alguma ideia do que pode ser?

MacBook Pro (Retina, 13-inch, Mid 2014), OS X El Capitan (10.11.5)

Publicado em 24/06/2016 05:39

Responder
9 respostas

24/06/2016 11:26 em resposta a andrerocha

Boa tarde andrerocha,

Tente realizar os procedimentos de redefinição SMC e NVRAM:

Redefina o SMC em notebooks Mac

Primeiro, veja se a bateria é removível. Notebooks Mac com bateria não removível incluem: MacBook Pro (início de 2009) e posterior, todos os modelos de MacBook Air, MacBook (final de 2009) e MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2015). Saiba mais sobre as baterias dos notebooks Mac.

Se a bateria não for removível

1. Desligue o Mac.
  2. Conecte o adaptador de alimentação MagSafe ou USB-C a uma fonte de alimentação e ao Mac.
  3. No teclado integrado, pressione as teclas Shift + Control + Option do lado esquerdo e o botão liga/desliga ao mesmo tempo.
  4. Solte todas as teclas e, em seguida, pressione o botão liga/desliga novamente para ligar o Mac.

Como redefinir a NVRAM

1. Desligue o Mac.
  2. Localize as seguintes teclas no teclado: Command (⌘), Option, P e R.
  3. Ligue o Mac.
  4. Mantenha as teclas Command + Option + P + R pressionadas imediatamente após ouvir o som de inicialização.
  5. Mantenha essas teclas pressionadas até o computador inicializar e você ouvir o som de inicialização pela segunda vez.
  6. Solte as teclas.

Depois de redefinir a NVRAM, talvez seja preciso reconfigurar os ajustes do volume do alto-falante, a resolução da tela, a seleção de disco de inicialização e as informações de fuso horário.

Se o problema persistir, são duas possibilidades, problema na tela ou na placa lógica.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

24/06/2016 22:49 em resposta a FelipeLapolli

Felipe, obrigado pela resposta.

Meu post foi incompleto, pelo jeito. Faltou eu dizer que, antes de postar, entrei em contato com o suporte da Apple e eles me orientaram a fazer os procedimentos de SMC e o NVRAM, mas não adiantou.

Já deixei o notebook na assistência. Espero que não troquem apenas a tela, porque, na minha opinião, o fato de a tela nova não ter funcionado é indicativo de que o problema não é com o display.

Estou aguardando a resposta da assistência.

26/06/2016 16:07 em resposta a andrerocha

Boa noite andrerocha,

Obrigado por complementar com informações. As vezes pode ser apenas um desencaixe do conector da tela na placa lógica. Assim que tiver o diagnóstico, se quiser compartilhar conosco é interessante para que outros usuários se passarem por uma situação parecida, poderão ter algumas dicas.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

26/06/2016 22:05 em resposta a andrerocha

andrerocha,

Pode ser o conector sim, mas eu me referi a apenas um desencaixe e não um problema no conector. Saí um cabo da sua tela que conecta na placa lógica. Um dos procedimentos de verificação é fazer a inspeção por danos e fazer o reposicionamento desse cabo/conector. Durante o procedimento de troca da tela, por algum motivo o conector pode não ter ficado perfeitamente encaixado. Não afirmei que o problema é esse, afinal você perguntou o que nós achávamos que poderia ser. Existem várias possibilidades e aqui estou tentando lhe ajudar respondendo com as possibilidades dentro do conjunto de informação que você nos trouxe. Só que por aqui, não há como dar um diagnóstico preciso, apenas trabalhar com a hipótese de possíveis problemas e soluções. Gostaria muito de lhe ajudar mais, mas somente com uma inspeção física da sua máquina para lhe dar um diagnóstico preciso.

Se foi trocado a tela, foi por algum motivo a outra estava apresentando algum defeito, ou existe um problema em cascata que não foi possível identificar anteriormente, ou até mesmo um problema intermitente. A chance da nova tela estar com defeito existe, mas é mínima. O que você deve fazer é pedir uma orientação sobre o laudo técnico da avaliação da sua máquina se você tiver alguma dúvida. Pode ficar tranquilo que se sua máquina está em garantia, seu problema será resolvido.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3/07/2016 04:55 em resposta a andrerocha

Olá,

Os portáteis da Apple quando tem problemas de luz de fundo, o técnico da autorizada terá que testar o fusível da luz de fundo (F9800), e caso a leitura do teste seja maior de 1.00 terão de trocar o display e placa lógica ao mesmo tempo do contrário, caso troquem uma ou outra por vez como trocaram somente o display não resolverá o problema.

Por favor informar o técnico sobre meu comentário para testarem o fusível.

Boa noite!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Tela do MacBook Pro Retina 13 polegadas não funciona

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.