Teclas de comando fixas: shift, control, alte e command

Meu iMac com o El capitan está com um comportamento do teclado estranho.

Não estou com a acessibilidade ligada, mas mesmo assim, ao pressionar uma dessas teclas, elas continuam ativas ao soltar. Para desativar, preciso pressionar novamente. Já liguei e desliguei a acessibilidade, coloquei todas as configurações de teclado no padrão, troquei o teclado e nada.

O que devo fazer?

iMac with Retina 5K display, OS X El Capitan (10.11.5)

Publicado em 8/07/2016 10:20

Responder
13 respostas

11/07/2016 07:08 em resposta a marcosdejoinville

Bom dia marcosdejoinville,

Seu teclado é com fio ou sem fio? Se for sem fio, já verificou a bateria?

Teste com outro teclado que você tenha certeza que tudo está funcionando. Se o problema persistir o ideal seria fazer uma instalação limpa do sistema. Verifique como realizar o procedimento no artigo OS X: sobre a Recuperação do OS X - Suporte da Apple.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

12/07/2016 08:10 em resposta a marcosdejoinville

marcosdejoinville,

Realmente, a descrição do seu problema é justamente como se essa função estivesse ativa. Você já fez a redefinição NVRAM para verificar se soluciona o problema? O artigo Como redefinir a NVRAM no Mac - Suporte da Apple ensina como realizar.

Você pode tentar entrar em modo de segurança segurando a tecla SHIFT ao iniciar e verificar se o problema persiste.

Não sei se isso pode resolver, mas reparar as permissões através do Utilitário de Disco. O artigo Reparar as permissões do disco com o Utilitário de Disco - Suporte da Apple informa como realizar.

Enquanto isso vou continuar pesquisando, mas realmente o problema é relacionado à essa funcionalidade que eu postei na última imagem. O teste que você fez com ele ativo foi bom, mas é estranho ele continuar ativo mesmo ativando e desativando.

Qualquer novidade eu posto aqui, mas realmente a tendência de solução seria uma instalação limpa, pois pode ser um erro do sistema.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

14/07/2016 10:01 em resposta a marcosdejoinville

marcosdejoinville,

Procurei, mas não encontrei mais nenhum teste que você poderia realizar antes de restaurar seu sistema. Todas as tentativas de isolar o problema já informei nos posts anteriores. Se o problema ainda persiste, o ideal seria uma tentativa de restauração limpa do sistema, pois o erro pode ser de nível sistêmico mesmo.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

15/07/2016 05:00 em resposta a FelipeLapolli

Felipe, mais uma vez obrigado pela atenção.

Criei outro usuário pra ver se fazia diferença, mas não adiantou.

Tentei reparar as permissões de disco, não resolveu.

Cheguei a conclusão que formatar é a minha última alternativa. E essa deve resolver o problema. Pelo menos eu espero que resolva 😀

Valeu Felipe, obrigado pelas orientações.

Abraços.

16/07/2016 21:21 em resposta a marcosdejoinville

Olá

Vejo nas suas notas que começou depois de atualizar seu sistema e tem a mesma falha com um outro teclado, nesse caso me parece algum app causando o problema. Uma sugestão antes de qualquer outra ação seria iniciar a máquina em "modo seguro" pulsando a tecla Shift e verificar se funciona normalmente. Caso funcione normalmente em modo seguro seria realmente seu sistema operativo e sugiro instalar o sistema limpo.

A maneira correta de se fazer uma instalação limpa do sistema seria conectar a unidade a rede por cabo ou WiFi (se boa, raro no Brasil) e ligá-la segurando as teclas "Command+Option+R" aos mesmo tempo até aparecer o globo e depois seguir os passos na tela. Caso continue em modo seguro pode estar relacionado a hardware e a melhor opção seria levara a uma autorizada para rodarem testes e fazerem o reparo se necessário.

Boa sorte!

21/07/2016 09:12 em resposta a JC55

Bom gente, fiz uma instalação limpa e não resolveu.

Foi aí que me atentei para um detalhe, a tablet wacom.

Uso uma Wacom Intuos Pro. E acredito que a última atualização do driver é o responsável por esse comportamento estranho. Pois fiz um teste e trocando a caneta pelo mouse, o problema não acontece.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e desculpa por ter deixado passar esse detalhe.

Valeu.

21/07/2016 09:11 em resposta a marcosdejoinville

Bom dia marcosdejoinville,

Fico contente que tenha achado a solução.🙂 Realmente um periférico pode alterar o comportamento de outro se o hardware e/ou software (driver) estiverem com problema. Sugiro você marcar sua resposta como RESOLVIDA, assim se alguém tiver um problema semelhante, poderá facilmente encontrar a resposta.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Teclas de comando fixas: shift, control, alte e command

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.