Porque a maioria dos iphones com pouco mais de 1 ano de uso que são enviados para reparo tem que ser substituídos e nunca reparados?

Porque a maioria dos iphones com pouco mais de 1 ano de uso que são enviados para reparo tem que ser substituídos e nunca reparados? Meu iphone 6 começou a apresentar problemas na carga e ao enviar a uma assistência técnica autorizada Apple, veio o que esperava: tem que ser trocado. Resumindo, paguei em fevereiro de 2015 R$3.275,00 e um iphone 6 numa loja da Claro e exatamente 1 ano depois, ao vencer a garantia, começaram os problema de bateria. Agora terei que pagar cerca de R$1.500,00 pelo novo e somados vou pagar quase R$5.000,00 num aparelho com 1 ano e meio de uso. Não seria o caso de trocar a bateria? Porque trocar o aparelho? Dois amigos meus passaram pelo mesmo e tiveram que substituir o aparelho. Não entendo essa "descartabilidade" dos aparelhos da Apple. Tenho observado a grande quantidade de iphones usados (recertificados) que são vendidos em lojas Brasil afora por cerca de R$1.999,00 em lojas na internet. Não seriam "os nossos" aparelhos que foram dados como troca por um novo nas autorizadas? Acho isso um absurdo, pois pagamos caro num aparelho que não dura 1 ano, enquanto tenho um Galaxy que está comigo há 4 anos sem nenhum problema.

iPhone 6, Bateria Não Carregava Mais

Publicado em 4/08/2016 05:03

Responder
2 respostas

4/08/2016 10:47 em resposta a aloiziobarros

Boa noite aloiziobarros,

O fato de um aparelho ser trocado por completo, vai depender de que tipo de problema ele tem. Algumas peças são trocadas, já outras não tem como serem trocadas. Isso vai depender da arquitetura de cada aparelho. Vou lhe dar um exemplo. Se o problema é em um iPhone 5c no botão Início (HOME), existe há possibilidade do problema ser corrigido com a troca apenas do botão, já o mesmo problema no 5s ou em todos os dispositivos com Touch ID, não será possível a reposição apenas do botão, justamente pelo fato da arquitetura do recurso de Touch ID exigir a troca da tela, pois existe um pareamento entre placa lógica e componente do Touch ID que vai fazer o pareamento. Se você troca apenas o botão, o recurso do Touch ID não vai funcionar. A tela é trocada apenas pela Apple, ou seja, em uma Apple Store ou através do Suporte Apple no 0800 761 0880. Nas autorizadas quando existe algum problema relacionado a tela, não existe a opção de troca de tela, e sim apenas o reparo completo da unidade.

Nem sempre um sintoma de problema de bateria se resolve com a troca de bateria. As vezes o problema é da placa lógica do aparelho e trocando a bateria não e resolve o problema.

Cada caso tem que ser analisado e diagnosticado de forma independente, mas todos seguem o mesmo procedimento e fluxo de verificações.

Os questionamentos e dúvidas sobre o seu caso, o interessante é retornar no Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) que você foi e pedir uma explicação sobre o problema de seu equipamento e o porque da substituição completa, que provavelmente foi oferecido por se tratar de um problema que não é corrigido por troca de peças.

Quanto aos aparelhos recertificados, eu desconfio dessa informação. Desconheço qualquer certificação da Apple que faça um aparelho ser recertificado. A Apple não trabalha dessa maneira, ou ela vende o produto original ou faz a troca através das lojas próprias ou dos AASP. Ela não faz revenda de aparelhos usados. Isso deve ser uma estratégia de alguma empesa. Se você tiver dúvida sobre os métodos de trocas entre em contato com o Suporte Apple 0800 761 0880.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

4/08/2016 06:27 em resposta a FelipeLapolli

Prezado,

Agradeço muito sua resposta, mas comumente vemos este tipo de assunto relacionado ao iphone e a nenhum outro modelo. Inclusive já existe o mito entre os usuários de iphone, que a Apple troca o aparelho se você enviar para lá e for constatado que necessite ser feita a troca por outro novo. Ou seja, uma política perfeita da empresa, não estou criticando isso. A Apple é 10 no assunto atendimento. O fato é que a maioria dos novos aparelhos são substituídos por um novo. Pelo menos de todos os casos que conheço, esta é a realidade. No fim, o consumidor paga um absurdo por um aparelho. O aparelho me custou R$3.275,00 em 2015, paguei R$75,00 para enviar por Sedex para a assistência, vou pagar mais R$75,00 de volta (com declaração de valor), mais a diferença que a assistência vai me cobrar por um novo, resumindo, no fim terei pago R$5.000,00 por um iphone 6 em pouco mais de 1 ano. Uma realidade que não se aplica ao Brasil. Com relação ao aparelho recertificado, existe sim no mercado na internet: http://www.balaodainformatica.com.br/Produto/92786/iPhone-6-Plus-16Gb---Recertif icado-Cinza-Tela-HD-55-Polegadas-4Grefur…

Não se trata da Apple ou de assistências, mas de lojas de nome nacional como essa em questão. No mais, fica a minha indignação pois a Apple poderia ampliar sua garantia de produtos no Brasil, pois aqui a realidade é outra bem diferente da americana ou de outros países, mas um grande mercado. Possuo o ipad Air e tenho acompanhado a linha iphone desde a versão 3 passando por todas e sem dúvidas terei que mudar para produtos mais dentro da nossa realidade. Todos, em menos de 2 anos perderam sua utilidade, com exceção do ipad. A Apple perde com isso, com produtos caros demais e extremamente de vida curta, para o bolso brasileiro.

No mais, muito obrigado pela sua resposta.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Porque a maioria dos iphones com pouco mais de 1 ano de uso que são enviados para reparo tem que ser substituídos e nunca reparados?

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.