Boa noite peterneo1981,
O iOS se tiver com um problema, pode sim drenar a bateria. Por isso os procedimentos de teste e isolamento do problema tem que ser realizado. Quando é feito uma atualização, devido as infinitas combinações de aplicativos instalados e configurações, pode haver algum problema específica com uma configuração ou aplicativo específico em uma rotina não prevista pelos desenvolvedores. Diante disso, são casos raros e não comuns. A maioria dos usuários atualiza e não há nenhum problema. Nesses casos o recomendável é fazer uma restauração com iTunes e configurar como um novo iPhone. Dessa maneira você isola se o problema é do sistema. Com o sistema novo se o problema persistir, você saberá que não é do software, mas sim do hardware. Se o problema for resolvido com a restauração, você chegará a conclusão que havia algum erro do sistema gerando o problema ou o sintoma em questão.
Alguns downgrades são liberados, outros não. Normalmente downgrade de versões de correções não são permitidas, a menos que constate-se uma falha massiva. Em atualizações de mudanças maiores as vezes é liberado o downgrade e em versões beta, sempre são permitidos os downgrades.
Eu realizei um passo a passo sobre a realização de downgrade. Eu não sei lhe precisar se há downgrades permitidos no momento, mas posso lhe garantir se você estiver em um beta do iOS 10, você poderá retornar para a versão 9.3.4.
Segue o passo a passo do procedimento de downgrade:
Você terá que baixar o arquivo ipsw específico para o seu modelo de iPhone. Faça isso através do site https://ipsw.me/ que contém vários softwares de vários modelos de dispositivos iOS. Fique tranquilo que são apenas links para o site da Apple com os softwares originais.
- Realize um backup
- Baixe o arquivo ipsw correspondente
- Desative o Buscar iPhone no seu dispositivo
- Abra o iTunes e conecte seu dispositivo com o cabo USB
- Coloque seu dispositivo em modo de recuperação. Segure entre 7 à 10 segundos o botão HOME + POWER até que apareça o símbolo da maça e aí solte apenas o POWER e continue com o HOME pressionado. Irá aparecer na tela do seu dispositivo o símbolo do iTunes. Na tela do seu computador, no iTunes irá perguntar se você deseja restaurar seu dispositivo.
- Você irá selecionar o software ipsw segurando SHIFT (Windows) ou OPTION (Mac) e clicar no restaurar. Aparecerá um diálogo para selecionar o software. Selecione o correto para seu dispositivo.
Espere o iTunes concluir a instalação. Pronto, você terá realizado o downgrade e agora poderá desfrutar da versão anterior. Vale lembrar que em apenas alguns casos o downgrade é autorizado, geralmente em grandes atualizações quando muda a numeração principal (exemplo: de iOS 8 para 9, de 9 para 10) ou em casos de beta.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli