Recebendo SMS e iMessage de phishing

Tivemos um iphone roubado e imediatamente eu acessei o Buscar Iphone do meu aparelho, bloqueei o celular roubado no modo "perdido" e ativei a notificação para quando ele fosse localizado. Ressalto que coloquei uma mensagem para aparecer na tela dizendo "Aparelho roubado no dia XX", e não indiquei telefone para contato.

Cerca de 1h30 após o ocorrido, usei o Buscar Iphone e apareceu a localização do aparelho.

Cerca de 2h depois do ocorrido, recebi uma imessage, expedida pelos dados de contato do meu marido (cujo celular havia sido roubado), dizendo "Suporte Apple informa seu telefone foi encontrado para mais informações acesse www.icloudid-support.cf".

1h mais tarde, recebi um SMS com a mesma mensagem, expedida por um número de celular (que tentei ligar e só deu caixa postal) e no dia seguinte, recebi mais uma vez a mesma mensagem expedida por uma conta do imessage (apareceu o email do fulano @icloud.com).

O telefone ainda está vinculado ao icloud que nos pertence, mas não apareceu mais online. Os demais procedimentos (bloqueio de IMEI, chip, etc) foram realizados.

Minhas dúvidas são:

1. Como o próprio celular do meu marido enviou uma mensagem de phishing?

2. Como essas pessoas descobriram meu telefone?

iPhone 6, iOS 9.3.3

Publicado em 17/08/2016 05:25

Responder
2 respostas

17/08/2016 08:11 em resposta a 89dea

89dea,

Lamento muito pelo roubo. Se seu chip continuam alguns contatos, eles poderiam ter feito isso, mas afirmar como fizeram, não temos como, apenas levantar algumas possibilidades. A outra era ter roubado seu telefone com ele desbloqueado e ter acesso total ao seus arquivos. Sugiro entrar em contato com o AppleCare através do 0800 761 0880 para esses questionamentos.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

17/08/2016 10:06 em resposta a FelipeLapolli

Felipe,

Ele roubou o iphone na tela de bloqueio, pois estava no bolso no momento da abordagem. E imediatamente eu bloqueei o aparelho e liguei na operadora e bloqueei o chip e o IMEI. Portanto, os meliantes não tiveram acesso a nenhuma informação tanto pelo aparelho como pelo chip. Eu li em alguns blogs de usuários de iphone pessoas relatando essa prática de phishing após terem o iphone subtraído e, em todos os casos sempre é relatado que a pessoal usou o "Buscar meu iPhone" de outro aparelho, e foi nesse aparelho que começaram a receber as mensagens. Acho muito esquisito. A impressão que tenho é que conseguiram descobrir o telefone utilizado para acessar o Buscar iPhone e dessa forma ficam mandando as mensagens para esse número.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Recebendo SMS e iMessage de phishing

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.